Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Começa sábado a 7ª Semana Ticket Cultura e Esporte
Outubro 31, 2013

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, e com a proposta de levar arte, cultura e esporte ao maior número possível de pessoas, durante duas semanas, de 2 a 17 de novembro, a população de São Paulo vai ganhar uma programação gratuita, com shows, espetáculos teatrais e circenses, sessões de cinema, artes visuais, contação de histórias, esportes e muito mais.
O projeto, que é uma iniciativa da Ticket, acontece desde 2007 e já beneficiou mais de 700 mil pessoas, tem como objetivo principal democratizar o acesso à cultura e ao esporte. No ano passado a expectativa de público era de 197 mil, mas a meta foi superada, atingindo mais de 250 mil pessoas e, este ano, pretende-se impactar mais de 260 mil.

Para garantir a sua abrangência, as atrações acontecem em 42 pontos de São Paulo (em locais de grande circulação, especialmente na periferia, distribuídos em todas as 13 sub-regiões da cidade). As atividades estarão espalhadas por 5 locais centrais – MASP, Memorial da América Latina, Auditório Ibirapuera, Praça Victor Civita e Conjunto Nacional -, além de 32 CEUS, do Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis, 4 Fábricas de Cultura e terminais rodoviários Tietê, Barra Funda e de Guarulhos.

São mais de 300 atividades, envolvendo 160 exibições de 8 filmes nacionais (CEUs), 14 sessões do mais recente espetáculo do Circo Zanni, diversas apresentações de 8 peças infantis da premiada Cia. Le Plat Du Jour, da Cia. Articularte, da Cia. Mevitevendo e da Cia. Serafin, além do Teatro a Bordo, 6 shows, entrada gratuita para 5 exposições em cartaz no MASP, entre outras atrações. Haverá, ainda, ações esportivas, com clínicas de peteca, judô, ginástica artística e natação, capacitação para professores em tênis de campo e rugby, além da presença da Caravana do Esporte de Ana Moser.

A iniciativa da Ticket foi motivada por um estudo do Ministério da Cultura que mostra que 92% dos brasileiros nunca visitaram museus e apenas 13% vão ao cinema ao menos uma vez por ano. O levantamento revela ainda que apenas 2% da população frequenta circos e 5% teatros. A pesquisa também relata que entre as principais causas desse fenômeno estão os preços, a distância e a dificuldade de acesso a eventos culturais na cidade, por isso o projeto possui três focos de atuação: acessibilidade, formação de público e capacitação de professores da rede pública.
Para Gustavo Chicarino, diretor de Estratégia, Marketing e Novos Negócios da Ticket, a iniciativa é uma oportunidade de inclusão cultural para a população da grande São Paulo. “A democratização das atividades para todas as classes sociais e regiões, inclusive periferias e bairros mais afastados, permite oferecer atrações de qualidade para um número maior de pessoas. São poucos os que têm acesso à cultura perto de sua casa, que podem ver um bom filme, uma peça de teatro diferente e participar de clínicas esportivas com atletas olímpicos. O evento deixou de ser uma semana cultural na cidade para ser efetivamente a Semana Ticket Cultura & Esporte. É nossa maneira de fazer uso das leis de incentivo com consciência social, além de fomentar e valorizar a cultura nacional.”

A programação está distribuída pelo centro e na periferia de São Paulo, além do município de Guarulhos. Dessa forma, as regiões mais carentes são destacadas como merecedoras de mais atenção. “Começamos atingindo quase 15 mil pessoas. A expectativa dessa 7ª Semana Ticket Cultura & Esporte, que já faz parte do calendário cultural de São Paulo, é beneficiar cerca de 260 mil participantes”, comemora o gerente de Marketing e Comunicação Institucional da Ticket, Rodrigo Cândido.

Destaques da programação

No Auditório Ibirapuera, a abertura oficial do evento é no dia 2 de novembro, às 17 horas, com o maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica Sesi-SP. Regente da Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi-SP, com a qual se apresenta há mais de 10 anos.

A Praça Victor Civita, de 9 a 17 de novembro, será um palco a céu aberto, com shows do Quinteto La Camorra, da Argentina, a Cantilena Ensemble, que apresenta o concerto A História do Brasil Através da Música, com comentários do jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo. Encerrando a programação, no dia 16 de novembro, às 17 horas, a banda Bixiga 70.

Para as crianças, são 8 espetáculos infantis apresentados nos CEUs, com a premiada Cia. Le Plat du Jour, com Os Três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, a Cia. Mevitevendo, com a montagem Zero e a Cia. Articularte que, além dos CEUs, faz 4 apresentações na Praça Victor Civita, com A Cuca Fofa de Tarsila, Portinari Pé de Mulato, O Trenzinho Villa-Lobos e Vinicius e Niboca, dias 9, 10, 15 e 17 de novembro. Ainda na praça, contações de Histórias com Kiara Terra, sempre antes das sessões de teatro e o show musical Ricardo Herz para Crianças, no dia 15 de novembro. Nele, o músico faz releituras de canções folclóricas famosas em diferentes gêneros musicais brasileiros com participação especial de Cantilena Ensemble.

De acordo com a Cia. Le Plat du Jour, é gratificante fazer parte de um projeto tão importante, voltado para ações consistentes. “A Semana Ticket Cultura & Esporte tem tido continuidade, por ter conquistado um espaço relevante no cenário cultural da cidade, devido a sua força e seriedade. Esses resultados, com certeza, serão constatados daqui a alguns anos. Espero que nunca acabe, já que a experiência, todos os anos, tem sido bastante positiva”, diz a diretora da trupe, Carla Candiotto.

A habitual participação do Circo Zanni acontece de 9 a 17 de novembro, no Memorial da América Latina. Sãos as únicas apresentações do tradicional circo na cidade de São Paulo. O ator Domingos Montagner, diretor artístico do Circo Zanni, fala sobre os pontos positivos da Semana Ticket. “A importância desse evento é o fato de contribuir para o conceito de democratização da produção cultural. A parceria com a Ticket dura anos e reflete a seriedade do nosso trabalho. Uma forma de divulgar ainda mais a arte circense para a população. Entre os resultados dessa manifestação cultural estão uma mistura de encantamento e prazer, além da agradável surpresa do público.”

No MASP, o público poderá conferir 5 exposições simultâneas: 1ª Edição FotoBienal; X Bienal de Arquitetura; Lucian Freud: Corpos e Rostos; Deuses e Madonas, a arte do Sagrado além de uma nova exposição do acervo do museu. Tudo com entrada gratuita de 5 a 17 de novembro.
Este ano haverá também programação nos terminais rodoviários Barra Funda, Tietê e de Guarulhos. Os terminais receberão números com a Cia. Serafin Teatro e contação de histórias com Kiara Terra.

O Conjunto Nacional, de 4 a 16 de novembro, recebe uma exposição de maquetes de importantes espaços culturais da cidade. O objetivo é estimular o público a conhecer e frequentar estes equipamentos difundindo informações sobre a gratuidade de cada um dos pontos retratados. As maquetes foram desenvolvidas no laboratório do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Belas Artes. A exposição faz parte do projeto Comunicadores da Cultura, ação que acontece durante a Semana envolvendo alunos de universidades que têm a chance de aplicar os ensinamentos recebidos em sala de aula. “O Comunicador dá a oportunidade a diversos alunos de aplicarem tudo o que aprenderam em seus cursos universitários, simulando situações reais. Há, por exemplo, a cobertura dos eventos com texto, fotos etc. É uma oportunidade de preparar os futuros profissionais de comunicação para o mercado, uma chance única e que fará diferença para esses alunos”, ressalta Cândido.

Para os amantes do cinema serão cerca de 200 sessões de filmes nacionais, sendo 7 longas infanto-juvenis e diversos curtas-metragens infantis, nas unidades dos CEUs. Destaque para Colegas (Prêmio Jovem Brasileiro para a Comédia), do cineasta Marcelo Galvão, Meu Pé de Laranja Lima, dirigido por Marcos Bernstein, com João Guilherme Ávila e José de Abreu, e Uma história de Amor e Fúria, animação brasileira de Luiz Bolognesi, com dublagens de Selton Melo, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro, - vencedora dos prêmios Melhor Filme do Público, no Festival Internacional do Cinema Fantástico de Strausbourg; Melhor Filme do Júri em Pequim e Melhor Filme em Annecy, o maior e mais importante festival de animação do mundo.

A programação recebe ainda o projeto Teatro a Bordo. Utilizando um contêiner adaptado que serve como palco para apresentações teatrais, shows, sessões de cinema, contação de histórias e oficinas educativas, as atrações estarão espalhadas por 3 pontos da cidade. Entre eles, o Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis. O projeto originou-se em 2007, com a missão de levar a diversidade cultural para cidades mais distantes e carentes de eventos culturais. A idealização desse cenário itinerante é do Grupo Teatro Aberto.
A programação completa com todas as atividades que acontecem nas unidades dos CEUs e dos filmes em cartaz está disponível no site www.semanaticketcultura.com.br

Sobre a Ticket

Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante. Nestes 37 anos no País, a empresa também ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos inovadores como o Ticket Alimentação, Ticket Car, Ticket Transporte, e Ticket Cultura.
Com abrangência nacional, a Ticket atende a 57 mil empresas-clientes e mais de 5 milhões de usuários, com 4,2 milhões de cartões eletrônicos em operação aceitos em uma rede de 320 mil estabelecimentos credenciados em 4,8 mil municípios brasileiros.
A Ticket é uma empresa Edenred – que integra as empresas Ticket e Accentiv´ Mimética.

Sobre a Edenred

Criadora do Ticket Restaurante® e líder mundial em cartões e vouchers de serviços pré-pagos corporativos, no Brasil, a Edenred integra as marcas Ticket® e Accentiv´Mimética, oferecendo soluções que proporcionam maior bem-estar às pessoas e apoio ao melhor desempenho das empresas.
As soluções oferecidas pela Edenred estão divididas em três famílias:
Benefícios para os trabalhadores e cidadãos na área de alimentação (Ticket Restaurante® ,Ticket Cultura®, e Ticket Alimentação®), Transporte (Ticket Transporte®) e de qualidade de vida (Ticket CESU, Childcare Vouchers, entre outros);
Gestão de despesas (Ticket Car®);
Programas de incentivo e fidelidade (Top Premium, Presente Perfeito).
Cotada na Bolsa de Valores de Paris, a Edenred está presente em 40 países e conta com seis mil colaboradores, cerca de 580 mil empresas-clientes, 1,3 milhão de estabelecimentos credenciados e 36,2 milhões de usuários. No primeiro trimestre de 2013, registrou crescimento orgânico de 9.8%com € 4.2 bilhões no mundo. A América Latina registrou alta de 18.8%.