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Estado anuncia US$ 3 bilhões para expansão de
Metrô e CPTM
Junho 24, 2008.
Nesta segunda-feira (23), foi anunciado que a Secretaria dos Transportes
Metropolitanos receberá mais US$ 1,3 bilhão, nos próximos meses, para o Plano de
Expansão do Transporte. A informação foi dada durante cerimônia de liberação dos
US$ 1,7 bilhão para o Metrô e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM),
obtidos neste mês junto ao Banco Mundial - BIRD, em Washington, e ao Japan Bank
for International Cooperation - JBIC, em Tóquio, mais a contrapartida do Estado
de US$ 465 milhões.
No dia 12 de junho, em Washington, o governador José Serra assinou dois
contratos de empréstimo no valor de US$ 645 milhões. Quatro dias depois, em
Tóquio, foi a vez do secretário de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna,
assinar financiamentos no valor de US$ 630 milhões. Deste total, US$ 1,085
bilhão será usado para a aquisição de novos trens e sistemas de manutenção e
controle da rede metroferroviária. Foram emprestados US$ 550 milhões pelo Banco
Mundial e US$ 535 milhões pelo JBIC. A contrapartida do Governo é de US$ 465,00.
Além disso, a Linha 4-Amarela receberá US$ 190 milhões para conclusão da
primeira fase.
Com esses recursos, o governo paulista dá continuidade aos projetos previstos no
Plano de Expansão dos Transportes. Serão adquiridas 40 composições novas para a
CPTM e 17 para o Metrô. Os sistemas de sinalização e controle de via das duas
empresas serão modernizados com o objetivo de reduzir o intervalo entre os
trens. A empresa receberá sete trens para a Linha 1-Azul e 10 para a Linha
3-Vermelha. Na CPTM, os trens novos vão circular nas Linhas 7-Rubi e 12-Safira.
Plano de Expansão
A aquisição de novos trens, que serão entregues à população entre o fim de 2009
e 2010 vai diminuir em 25% o tempo de viagem; aumentar em cerca de 33% a oferta
de lugares; melhorar o nível de conforto da população no sistema
metroferroviário.
Também haverá redução do tempo de espera entre
trens dos atuais oito minutos para quatro minutos nas Linhas 7 e 12 da CPTM; e,
no Metrô dos atuais 109 segundos para 95 segundos na Linha 1, e de 101 segundos
para 80 segundos na Linha 3. Isso significa redução de 28 milhões de horas de
deslocamentos; diminuição de 700 acidentes de trânsito/ano; além de reduções
significativas na emissão de poluentes e na economia no consumo de combustíveis
fósseis.
Mais Metrô para São Paulo
Esses 240 quilômetros de vias com qualidade de
metrô representam quatro vezes mais do que foi feito em toda a história do Metrô
de São Paulo. Para realizar essa obra, o Governo do Estado está realizando o
Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos, no valor de mais de R$ 17
bilhões. O Plano prevê a entrega de 99 trens. Parte deles, já estão sendo
colocados à disposição da população. Na Linha 9-Esmeralda, da CPTM, por exemplo,
quatro novos trens já estão em operação e três estão em fase de testes.
No ano passado foram entregues as estações Alto do Ipiranga, na Linha 2-Verde
(Metrô), Jurubatuba e Autódromo, na Linha 9-Esmeralda, (CPTM). Em abril deste
ano, foram inauguradas mais duas, nesta mesma linha: Grajaú e
Primavera-Interlagos, concluindo a sua ampliação.
Neste ano, a Linha 12-Safira já ganhou quatro estações: USP Leste (nova) e
Comendador Ermelino (reconstruída), entregues em janeiro, e Jardim Helena-Vila
Mara (nova) e Itaim Paulista (reconstruída). Até julho, também será inaugurada a
estação Jardim Romano (nova).
Em 2009, entrarão em operação os primeiros trens novos da Linha 2-Verde, do
Metrô, e das linhas 12-Safira e 7-Rubi, da CPTM, e será entregue à população a
primeira fase da Linha 4-Amarela, do Metrô, com as estações Butantã, Faria Lima
e Paulista.
Outro item importante é a mudança na sinalização, já licitada. Utilizando
tecnologia de ponta, permitirá uma operação mais segura e rápida. Além disso,
será construída a Linha 14-Ônix (Expresso Aeroporto), que ligará, sem paradas
intermediárias, a Estação da Luz ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, com
intervalo entre trens de 15 minutos.
Na Baixada Santista, começará a funcionar o metrô leve, VLT, uma espécie de
bonde moderno que representa uma solução moderna e de acordo com a vocação
turística da região.
Ao todo, 235 mil toneladas de poluentes serão retiradas da atmosfera. No
entanto, de todos os benefícios que o Plano de Expansão irá proporcionar, talvez
o mais significativo seja a diminuição do tempo de viagem, melhorando de maneira
objetiva o deslocamento e, conseqüentemente, a vida das pessoas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
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