Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

HC faz campanha para orientar uso de medicamentos

Junho 20, 2008

O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, realiza entre os dias 23 e 27, das 8 às 17h, uma campanha para conscientizar pacientes sobre uso seguro e racional de medicamento.

Intitulada “Saiba Mais sobre seus Medicamentos”, a campanha tem como objetivo promover a assistência integrada aos pacientes. Durante a campanha, haverá distribuição de cartilhas explicativas, palestras sobre cuidados básicos com os medicamentos e visitas monitoradas à Farmácia Ambulatorial. As palestras estão marcadas para 11h.

Todos os pacientes que participarem da palestra receberão orientação farmacêutica individualizada. As atividades vão acontecer no Prédio dos Ambulatórios, por onde circulam diariamente cerca de 10 mil pessoas.

O Prédio dos Ambulatórios do HC fica na avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 – Cerqueira César.

Intoxicação

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde em 2007, por meio do Centro de Vigilância Sanitária, apontou que cerca de 40% dos casos de intoxicação registrados no Estado são causados por medicamentos. Foram analisados os dados dos últimos dez anos dos atendimentos realizados nos Ceatox (Centros de Assistência Toxicológica) paulistas.

Dos 128.769 casos, 49.743 foram relacionados a medicamentos.Segundo a pesquisa, cerca de 90% dos casos de intoxicação por medicamentos aconteceram por via oral e, em 85% dos casos, em casa. O problema acomete principalmente as crianças até cinco e pessoas do sexo feminino, que representam 59% dos casos.

De acordo com o levantamento, dez princípios ativos de medicamentos são identificados como os mais freqüentes nos casos de intoxicação. São eles: fenobarbital, diazepam, haloperidol, carbamazepina, bromazepam, fenilpropanolamina, benzodiazepínicos não identificados, paracetamol, fenilefrina e dipirona.

Como evitar intoxicação:

1-Não usar remédio sem receita médica; 2- Ler a bula e o rótulo dos remédios antes de consumi-los; 3- Não dizer às crianças que remédio é doce ou gostoso, pois isso pode estimulá-las a consumi-lo; 4- Só use medicamentos nas doses indicadas; 5- Descarte sobra de medicamentos e remédios vencidos; 6- Se não entender a receita do médico, peça para ele reescrevê-la de forma legível. Se mesmo com essas medidas um acidente tóxico ocorrer, mantenha a calma, tenha em mãos a embalagem do produto envolvido no acidente e entre em contato com um dos Ceatox paulista (www.cvs.saude.sp.gov.br) ou na capital, ligue para 0800- 0148110.

 

Fonte:

Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas