Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Secretaria da Saúde convoca população para doação de sangue
Junho 16, 2010

A poucos dias do encerramento da segunda edição da Quinzena de Doação de Sangue, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), órgão responsável por manter o estoque de sangue em todos os hospitais municipais, fazem um apelo à população, para que compareçam a um dos cinco locais de coleta do município.

Desde o início da iniciativa (7/6) até o dia 14 de junho, 827 pessoas foram aos hospitais que mantêm posto de coleta, para efetuarem a doação de sangue. Esse número, no entanto, está 20% abaixo do esperado.

No Hospital Municipal do Campo Limpo, foram 223 doadores; no Hospital do Servidor Público Municipal, 186; o Hospital Municipal do Tatuapé, o Hospital Municipal Tide Setúbal e o Hospital Municipal Ermelino Matarazzo, todos na zona leste da capital, registraram, respectivamente, 160, 82 e 176 doações - estes três, cerca de 30% abaixo da meta esperada.

De acordo com Silvia Iversson, biologista da Colsan, essa queda no número de doações se deve, sobretudo, à Copa do Mundo e às baixas temperaturas, que contribuem para afastar ainda mais os doadores.

O que fazer para doar e quem pode

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter se alimentado (evitando refeições gordurosas) e portar um documento oficial de identificação com foto (RG, Carteira Profissional ou Carteira de Habilitação).

Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de doze meses. Já as mulheres podem fazer a doação a cada três meses, sendo até três vezes ao longo de doze meses.

Locais para doação de sangue

Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo)
Endereço: Estrada de Itapecerica, 1.661, Campo Limpo
Telefone: 3396-1000
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 13h

Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM)
Endereço: Rua Castro Alves, 60, Aclimação
Telefone: 3397-7700
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 13h

Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (Tatuapé)
Endereço: Avenida Celso Garcia, 4.815, Tatuapé
Telefone: 2091-5320/7000
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 15h

Hospital Municipal Tide Setúbal
Endereço: Rua Dr. José Guilherme Eiras, 123, São Miguel Paulista
Telefone: 2297-0022
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 13h

Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Correa Netto (Ermelino Matarazzo)
Endereço: Alameda Rodrigo de Brum, 1.989
Telefone: 2943-9944
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 13h


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>