Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Intestino gigante alerta para prevenção aos males do sistema digestivo
Novembro 24, 2008.

Uma réplica bastante ampliada do intestino grosso será exposta na marquise no Parque do Ibirapuera entre os dias 25 e 30 de novembro para alertar a população sobre os fatores de risco, os meios de prevenir e como detectar o câncer do intestino grosso. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, e em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (Abrapreci). A preocupação é com o aumento da incidência do tumor de intestino, principalmente na região Sudeste, em função dos hábitos alimentares desregrados do estilo acelerado de vida da população.

Com 20 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, o intestino gigante reproduz lesões como o pólipo, tumor responsável pelo aparecimento do câncer, quando não diagnosticado e extraído. Os visitantes vão receber mensagens de alertas em vídeos de curta duração, apresentados em quatro pontos no interior do intestinão com informações sobre a prevenção do câncer colorretal. "O objetivo é esclarecer a população sobre a necessidade de prevenir o câncer do intestino e também outras doenças que afetam a região", informa o médico Júlio Carvalho, coordenador do Núcleo de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal da Saúde.

Ao final da visita, o visitante recebe orientações, em caso de dúvidas, de nutricionistas, enfermeiras, médicos e estudantes de medicina. Todos recebem ainda folhetos informativos sobre a prevenção do câncer do intestino grosso. Alimentação e vida saudáveis são os principais aliados para a prevenção da doença. A recomendação é aumentar o consumo de fibras, frutas e vegetais frescos e diminuir o consumo de gordura e de álcool.

Os tumores de intestino, em geral, crescem de forma silenciosa. Os sintomas só aparecem quando estão mais desenvolvidos. São eles: sangramento anal, sangue nas fezes, alteração do hábito intestinal (diarréia e constipação alternados), vontade freqüente de ir ao banheiro, com sensação de evacuação incompleta, dor ou desconforto abdominal ou anal, fraqueza, anemia, sensação de gases ou distensão e perda de peso sem causa aparente

O exame mais importante para detecção precoce do câncer do intestino grosso é o proctológico, que deve ser complementado pelo exame colonoscópico naqueles com maior risco ou sintomas intestinais. É recomendado ser realizado a partir dos 50 anos de idade. Pessoas com antecedente pessoal ou familiar de pólipos benignos, câncer do intestino, retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, câncer de mama, ovário ou útero devem consultar o médico regularmente.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Fonte: Assessoria de Comunicação da SMS.

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas