Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até 16 de maio
Maio 12, 2008.

Os paulistanos com idade a partir de 60 anos poderão se imunizar nas 411 unidades básicas de saúde (UBS) espalhadas pela cidade.

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até a próxima sexta-feira (16). A vacina pode ser encontrada em qualquer uma das 411 unidades básicas de saúde (UBS) do município. Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos devem tomar a vacina.

Para a gerente de Imunização da Coordenação de Vigilância em Saúde, Maria Lígia Bacciotti Ramos, oferecer a dose aos paulistanos que se encaixam neste perfil é importante já que "estão mais suscetíveis às doenças, como gripes e pneumonias. Com a vacina, casos que podem até mesmo evoluir para situações mais graves, serão evitados. Isso garante maior qualidade de vida e bem estar para todos".

As pessoas com problemas de saúde, que estiverem acamadas, podem ser vacinadas em casa. Para tanto, deverão ser cadastradas antes do fim da prorrogação na UBS mais próxima de sua residência. Um parente do paciente deve procurar a unidade de saúde e levar um documento da pessoa a ser imunizada, junto com um comprovante de endereço. A relação dos postos de vacinação está disponível no site (www.prefeitura.sp.gov.br/covisa) ou pelo telefone 156.

Saiba mais sobre a vacinação contra a gripe

Como se prevenir contra a gripe?
Só a vacina previne contra gripe causada pelo vírus influenza.

A vacina protege mesmo contra a gripe?
A vacinação não só protege, como reduz o risco de doenças respiratórias, pneumonia, e eventual morte causada por esta gripe.

Quem deve ser vacinado contra a gripe?
Todas as pessoas com 60 anos ou mais devem ser vacinadas, principalmente aquelas com câncer, os diabéticos, os hipertensos e as pessoas com doenças pulmonares crônicas.

A vacinação contra gripe tem efeito imediato?
Não, a vacina demora cerca de duas semanas para fazer efeito (10 a 15 dias após aplicação). Por isso a campanha acontece no período do outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza.

A vacina deve ser tomada anualmente?
Sim, a vacina contra a gripe deve ser tomada todo ano, pois o vírus se modifica constantemente.

Como a gripe é transmitida?
Sua transmissão acontece através de gotículas que estão no ar e que contém o vírus influenza, sendo altamente transmissível e passa rapidamente de uma pessoa para outra.

 

Fonte: Secretaria da Saúde - Prefeitura da Cidade de São Paulo.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas