Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até 16 de maio
Maio 12, 2008.

Os paulistanos com idade a partir de 60 anos poderão se imunizar nas 411 unidades básicas de saúde (UBS) espalhadas pela cidade.

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até a próxima sexta-feira (16). A vacina pode ser encontrada em qualquer uma das 411 unidades básicas de saúde (UBS) do município. Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos devem tomar a vacina.

Para a gerente de Imunização da Coordenação de Vigilância em Saúde, Maria Lígia Bacciotti Ramos, oferecer a dose aos paulistanos que se encaixam neste perfil é importante já que "estão mais suscetíveis às doenças, como gripes e pneumonias. Com a vacina, casos que podem até mesmo evoluir para situações mais graves, serão evitados. Isso garante maior qualidade de vida e bem estar para todos".

As pessoas com problemas de saúde, que estiverem acamadas, podem ser vacinadas em casa. Para tanto, deverão ser cadastradas antes do fim da prorrogação na UBS mais próxima de sua residência. Um parente do paciente deve procurar a unidade de saúde e levar um documento da pessoa a ser imunizada, junto com um comprovante de endereço. A relação dos postos de vacinação está disponível no site (www.prefeitura.sp.gov.br/covisa) ou pelo telefone 156.

Saiba mais sobre a vacinação contra a gripe

Como se prevenir contra a gripe?
Só a vacina previne contra gripe causada pelo vírus influenza.

A vacina protege mesmo contra a gripe?
A vacinação não só protege, como reduz o risco de doenças respiratórias, pneumonia, e eventual morte causada por esta gripe.

Quem deve ser vacinado contra a gripe?
Todas as pessoas com 60 anos ou mais devem ser vacinadas, principalmente aquelas com câncer, os diabéticos, os hipertensos e as pessoas com doenças pulmonares crônicas.

A vacinação contra gripe tem efeito imediato?
Não, a vacina demora cerca de duas semanas para fazer efeito (10 a 15 dias após aplicação). Por isso a campanha acontece no período do outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza.

A vacina deve ser tomada anualmente?
Sim, a vacina contra a gripe deve ser tomada todo ano, pois o vírus se modifica constantemente.

Como a gripe é transmitida?
Sua transmissão acontece através de gotículas que estão no ar e que contém o vírus influenza, sendo altamente transmissível e passa rapidamente de uma pessoa para outra.

 

Fonte: Secretaria da Saúde - Prefeitura da Cidade de São Paulo.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas