Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Secretaria Municipal da Saúde realiza mutirão de prevenção e diagnóstico das hepatites virais na Região Sul
Maio 15, 2008.

Também serão oferecidos coleta de papanicolau, ultrassom obstétrico, testes de HIV e ações educativas durante a atividade que deverá atender mais de 5 mil pessoas.

No próximo sábado (17), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará mutirão para Campanha de Prevenção e Diagnóstico das hepatites virais, como as do tipo B e C. O atendimento acontecerá no CEU Cidade Dutra, na região Sul de São Paulo. Além dos exames, a população será informada sobre os riscos da doença e os tratamentos disponíveis na rede SMS da capital.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é alto o número de pessoas contaminadas pelas hepatites virais, que podem levar a complicações agudas, como cirrose hepática e tumores cancerígenos no fígado. No caso da hepatite C, o vírus é transmitido através de contato direto com sangue, que penetra na pele através de ferimento na pele ou nas mucosas. Não há vacina para o vírus da hepatite C. Já a hepatite B decorre de transmissão sexual sem camisinha, sendo que existe vacina com proteção efetiva em 90 a 95% das situações.

O mutirão espera atender mais de 5 mil pessoas. No local, será oferecido teste rápido para detecção da hepatite C. Médicos, dentistas e outros profissionais da saúde vinculados as unidades da Prefeitura na região Sul farão a triagem de pacientes. Os casos positivos serão encaminhados para atendimento nas unidades especializadas dos serviços de DST e AIDS. "Alertamos a população de que não é preciso estar em jejum para fazer os testes. Basta levar um documento de identidade ou Cartão SUS para ter acesso aos exames e as orientações", salientou o coordenador Regional de Saúde Sul, Paulo Milanese.

Durante a atividade, a população também poderá fazer exames voltados para saúde da mulher, como densitometria óssea (importante no diagnóstico de osteoporose), a coleta de papanicolau (que ajuda na detecção de alguns tipos de câncer) e o ultrassom obstétrico humanizado, que é feito com a participação dos familiares da gestante. Exames de glicemia, sífilis e HIV também serão coletados. Os resultados dos exames serão entregues no prazo de 15 dias nas unidades referenciadas da região sul.

Também integra a programação a apresentação de vídeos informativos sobre hábitos saudáveis de vida e a distribuição de 5 mil preservativos masculinos. Haverá ainda ações educativas em saúde bucal, com profissionais que darão orientações sobre escovação e cuidados com os dentes. Mais de mil kits de escovação serão entregues as crianças. Para alegria dos pequenos, estão previstas atividades recreativas (cama elástica e piscina de bolinhas) e a presença de monitores. As atividades terão início às 9h com encerramento previsto para 15h.

 

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas