Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Saúde comemora o Dia dos Namorados com informação, música e camisinhas
Junho 11, 2008

Mais de 100 mil preservativos alusivos à data serão entregues à população em atividades realizadas nas unidades de atendimento e em pontos de grande concentração.

No Dia dos Namorados, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS) realiza uma série de programações voltadas para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e ao HIV/Aids. Na quinta -feira (12), a Praça do Patriarca, no centro da cidade, servirá como palco para alertar sobre os riscos da Aids e divulgar os serviços públicos municipais especializados no diagnóstico e tratamento de pacientes que vivem com o vírus. No local, agentes de prevenção distribuirão para a população preservativos em embalagens especialmente criadas para a data. Um grupo de forró ajudará na animação do público. A movimentação acontecerá entre 12h e 13h30.

Ainda para marcar a data, durante a semana, música, realejo e camisinha farão parte das atividades das unidades de saúde. O objetivo é reforçar junto aos casais de todas as idades a importância da prevenção. As ações fazem parte do cotidiano do Programa Municipal de DST/AIDS e foram organizadas de maneira especial para a data em vários pontos estratégicos da cidade. Mais de 100 mil preservativos serão distribuídos à população em terminais rodoviários, praças e outros locais como bailes e shows musicais.

De acordo com o último boletim epidemiológico (dados coletados entre janeiro a dezembro de 2007), São Paulo mantém uma tendência de queda de novos casos de Aids. No levantamento, é expressiva a queda do coeficiente de incidência. O indicador baixou de 23,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, em 2006, para 15,6 casos, em 2007.

No entender do Programa Municipal de DST/AIDS da SMS, isso se deve à orientação dos paulistanos sobre os cuidados necessários para evitar o problema. "Cada vez mais fica claro a importância de investir em prevenção e conscientização da população sobre o uso do preservativo para combater o vírus HIV", afirmou a coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS, Cristina Abbate.

Ao todo, 24 unidades especializadas realizam diariamente o trabalho para prevenir e combater a Aids, Hepatites B e C entre outras doenças sexualmente transmissíveis. Nas unidades, são realizados testes, consultas, orientações de prevenção e tratamento dessas doenças. Todas as unidades distribuem camisinhas e materiais educativos para os interessados, bem como kits de redução de danos para usuários de drogas injetáveis, com seringas, agulhas e outros insumos de prevenção.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas