Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Site informará qualidade do leite vendido em SP
Junho 03, 2008.

A Secretaria de Estado da Saúde começa a preparar em junho um banco de dados inédito para que consumidores acompanhem a qualidade do leite, líquido ou em pó, comercializado no Estado de São Paulo. A iniciativa deverá contar com a participação da Secretaria de Estado da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entidades de defesa do consumidor.

Por meio de um site a ser lançado no segundo semestre, qualquer cidadão terá acesso, gratuitamente, a informações sobre inspeções realizadas pelo Centro de Vigilância Sanitária (CVS), órgão da Secretaria, relativa às diferentes marcas de leite vendidas no Estado. Serão divulgados os resultados das análises de qualidade feitas pelo Instituto Adolfo Lutz, penalidades aplicadas e lotes interditados ou inutilizados, além de orientações para o consumo e armazenagem.

Também deverão ser disponibilizadas informações sobre vistorias realizadas pelo Ministério da Agricultura e Secretaria de Agricultura junto às cooperativas de leite e na indústria. O objetivo é alertar o consumidor para possíveis problemas, como contaminações ou alterações na qualidade do leite.

Se, por exemplo, determinado lote apresentar excesso de sal ou de água, esta informação constará no site. Desde 1999, a Secretaria realiza constante monitoramento da qualidade do leite comercializado no Estado, em parceria com os municípios. O trabalho de vigilância sanitária se concentra na fiscalização do produto recolhido nos pontos de venda, como supermercados, padarias e lojas de conveniência, e os resultados das inspeções são publicados no Diário Oficial do Estado.

A idéia agora é criar um canal de consultas rápido e de fácil acesso para os consumidores.

"Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil. O leite é um alimento universal, consumido desde a infância. É fundamental que as pessoas tenham conhecimento sobre a qualidade da marca que estão comprando", afirma a diretora do CVS, Maria Cristina Megid.

 

Fonte: Secretaria da Saúde.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas