Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

SP terá 17 milhões de doses de vacina contra rubéola
Julho 21, 2008.

A Secretaria de Estado da Saúde irá distribuir aos municípios paulistas 17,1 milhões de doses da vacina contra a rubéola para a maior campanha de imunização em massa da história, que começa em 9 de agosto em todo o Estado. Apenas na capital serão 4,3 milhões de doses de vacina Dupla Viral, que protege também contra o sarampo.

As doses serão distribuídas em três etapas, até a segunda quinzena de agosto. Homens e mulheres entre 20 e 39 anos de idade deverão comparecer aos postos de saúde durante a campanha e receber uma dose da vacina, gratuitamente. A meta da Secretaria é imunizar 13,5 milhões de pessoas, o que representa 95% dos 14,2 milhões de paulistas nessa faixa etária.

Cerca de 7 mil postos fixos e volantes estarão à disposição da população no período. Haverá em torno de 50 mil profissionais de saúde e 4 mil carros envolvidos na operação. Em 2007, foram registrados no Estado de São Paulo 1.659 casos de rubéola, dos quais 1.122 (68%) em homens, segundo balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria. Foi o número mais alto da doença desde 2000, quando 2.566 paulistas contraíram a doença. Em 2006 foram 66 casos.

A incidência maior da doença entre homens é ainda mais acentuada na faixa entre 20 e 29 anos, responsável por 50,5% dos casos masculinos em 2007. Já os homens de 30 a 39 anos de idade responderam por 28,6% das ocorrências.

Nas mulheres a incidência é similar dos 20 aos 39 anos, público-alvo da campanha. Desde 2.000 a vacina contra a rubéola faz parte do calendário nacional de imunização e é aplicada gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A primeira dose da Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) deve ser tomada com 15 meses de vida, com reforço entre 4 e 6 anos de idade. A Secretaria também indica a vacinação para qualquer pessoa nascida a partir de 1960 que não tenha recebido nenhuma dose anterior, mas durante o período de campanha o foco será imunizar as pessoas de 20 a 39 anos.

“Os casos de rubéola cresceram no país e no Estado. Precisamos virar o jogo e a vacina é a melhor forma de prevenção. Por isso esperamos que os paulistas compareçam em massa aos postos de saúde a partir de 9 de agosto para se proteger contra a doença”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A abertura da campanha contra a rubéola será realizada no mesmo dia da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil, em 9 de agosto. O objetivo é aproveitar a data para imunizar os pais e responsáveis que levarem suas crianças menores de cinco anos aos postos.

Fonte: Secretaria da Saúde.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas