|
Secretaria Municipal
de Transportes
promove reengenharia do tráfego da Vila Olímpia
Maio 29, 2009
A
Secretaria Municipal de Transportes (SMT), em atuação conjunta da Companhia de
Engenharia de Tráfego (CET), da São Paulo Transporte (SPTrans), do Departamento
Transportes Públicos
(DTP) e do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) anuncia a próxima
etapa do programa de estacionamento em vias públicas para melhorar as condições
de fluidez e circulação do trânsito em pontos problemáticos da cidade.
O programa prevê cinco principais ações:
-
Política de estacionamento voltada à fluidez com a liberação de vias (DSV e
CET);
- Remanejamento de
pontos de táxi em corredores importantes para aumento do espaço de tráfego nas
ruas (DTP);
-
Remanejamento de paradas de ônibus com
o mesmo objetivo (SPTrans);
- Revisão
semafórica de corredores para garantir fluidez ao trânsito (CET);
- Revitalização da
sinalização vertical e horizontal (CET).
A
próxima região a passar por essas mudanças é a Vila Olímpia. A SMT já realizou
as adequações necessárias e as novas regras valerão a partir do dia 1º de junho.
Essa região foi escolhida
porque concentra um alto volume de tráfego devido ao rápido crescimento do
número de escritórios e de comércio, aliado à intensa vida noturna.
Durante o processo
de adaptação às novas sinalizações, a CET aumentará o número de agentes nas
regiões para orientação dos motoristas, além de 8 faixas penduradas nas vias,
alertando sobre as mudanças.
Os gargalos
de trânsito na Vila Olímpia têm reflexos nos corredores São Gabriel/Nove de
Julho/Cidade Jardim, Marginal Pinheiros, Avenida Juscelino Kubitschek, Complexo
de túneis Tribunal de Justiça/Ayrton Senna e Eixo Norte-Sul.
Proibição de estacionamento (com horários) em trechos das ruas Casa do Ator,
Cardoso de Melo, Gomes de Carvalho, Alvorada, Nova Cidade, Vahia de Abreu,
Tenerife, Lourenço Marques e Clodomiro Amazonas;
criação de 381 vagas de Zona Azul para
automóveis; criação de 4 vagas de Zona Azul para caminhões; criação de 8 vagas
de Zona Azul Defis exclusivas para portadores de deficiência; criação de 136
vagas para motocicletas;
remanejamento de pontos de táxi nas ruas Casa do Ator, Gomes de Carvalho,
Alvorada e Cardoso de Melo;
implantação
de 437 placas indicando a nova regulamentação; retirada de 220 placas antigas;
e
pintura de 2.300 m² de sinalização horizontal.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
Comentários registrados para esta reportagem
Em 05 de Junho de 2009 Joao Carlos Schmeling escreveu: E muito interessante o plano de melhoria da fluidez do transito a ser estudado e aplicado nas ruas da vila Olmpia.
Seria de grande utilidade um estudo e providencias identicas no Brooklin Novo/Cidade Moncoes, na area compreendida entre as Avenidas Eng Luiz carlos Berrini,Santo Amaro, Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho, devido ao grande aumento do transito nos horarios de Pico. Na maioria das ruas ainda e permitido o estacinamento nos dois lados,causando um problema serio de fluxo. Existem ruas como a Miami, Holiwood, Philadelfia e outras de dupla mao, onde so passa um carro de cada vez.O bairro ja esta parado nestes horarios. Se nao forem tomadas as providencias necessarias provavelmente ira parar o dia todo.
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|