Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Secretaria Municipal de Transportes promove reengenharia do tráfego da Vila Olímpia
Maio 29, 2009

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT), em atuação conjunta da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da São Paulo Transporte (SPTrans), do Departamento Transportes Públicos (DTP) e do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) anuncia a próxima etapa do programa de estacionamento em vias públicas para melhorar as condições de fluidez e circulação do trânsito em pontos problemáticos da cidade. 

O programa prevê cinco principais ações:
- Política de estacionamento voltada à fluidez com a liberação de vias (DSV e CET);

- Remanejamento de pontos de táxi em corredores importantes para aumento do espaço de tráfego nas ruas (DTP);

- Remanejamento de paradas de ônibus com o mesmo objetivo (SPTrans);

- Revisão semafórica de corredores para garantir fluidez ao trânsito (CET);

- Revitalização da sinalização vertical e horizontal (CET).

A próxima região a passar por essas mudanças é a Vila Olímpia. A SMT já realizou as adequações necessárias e as novas regras valerão a partir do dia 1º de junho.

Essa região foi escolhida porque concentra um alto volume de tráfego devido ao rápido crescimento do número de escritórios e de comércio, aliado à intensa vida noturna. Durante o processo de adaptação às novas sinalizações, a CET aumentará o número de agentes nas regiões para orientação dos motoristas, além de 8 faixas penduradas nas vias, alertando sobre as mudanças.

Os gargalos de trânsito na Vila Olímpia têm reflexos nos corredores São Gabriel/Nove de Julho/Cidade Jardim, Marginal Pinheiros, Avenida Juscelino Kubitschek, Complexo de túneis Tribunal de Justiça/Ayrton Senna e Eixo Norte-Sul.  Proibição de estacionamento (com horários) em trechos das ruas Casa do Ator, Cardoso de Melo, Gomes de Carvalho, Alvorada, Nova Cidade, Vahia de Abreu,  Tenerife, Lourenço Marques e Clodomiro Amazonas; criação de 381 vagas de Zona Azul para automóveis; criação de 4 vagas de Zona Azul para caminhões; criação de 8 vagas de Zona Azul Defis exclusivas para portadores de deficiência; criação de 136 vagas para motocicletas; remanejamento de pontos de táxi nas ruas Casa do Ator, Gomes de Carvalho, Alvorada e Cardoso de Melo; implantação de 437 placas indicando a nova regulamentação; retirada de 220 placas antigas;  e pintura de 2.300 m² de sinalização horizontal.

 

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Comentários registrados para esta reportagem

Em 05 de Junho de 2009 Joao Carlos Schmeling escreveu: E muito interessante o plano de melhoria da fluidez do transito a ser estudado e aplicado nas ruas da vila Olmpia. Seria de grande utilidade um estudo e providencias identicas no Brooklin Novo/Cidade Moncoes, na area compreendida entre as Avenidas Eng Luiz carlos Berrini,Santo Amaro, Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho, devido ao grande aumento do transito nos horarios de Pico. Na maioria das ruas ainda e permitido o estacinamento nos dois lados,causando um problema serio de fluxo. Existem ruas como a Miami, Holiwood, Philadelfia e outras de dupla mao, onde so passa um carro de cada vez.O bairro ja esta parado nestes horarios. Se nao forem tomadas as providencias necessarias provavelmente ira parar o dia todo.

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas