Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Saiba como evitar doenças diarreicas
Janeiro 19, 2010

A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) orienta as pessoas a ter cuidado no consumo e no preparo de alimentos, como forma de prevenir a ocorrência de doença diarreica aguda, que é causada por microorganismos (vírus, bactéria e parasitas) presentes em fezes humanas e animais.

A doença se caracteriza pela presença de diarreia, mal-estar geral, dor abdominal, náusea, vômito, febre e, em alguns casos, desidratação. A transmissão ocorre pelo consumo d´água e alimentos contaminados por fezes humanas ou animais, água contaminada por enchentes ou por contato pessoa a pessoa.

Como o aumento do número de casos de diarréia é recorrente no verão, a COVISA destaca algumas recomendações para prevenir o aparecimento de doenças transmitidas por alimentos:

· Beber sempre água potável. Não usar água de fonte não-confiável. Se necessário, ferver a água antes de consumi-la;

· Ter muito cuidado com a água utilizada no preparo da alimentação das crianças com menos de um ano;

· Não consumir alimento que teve contato com água da enchente;

· Lavar panos para secar utensílios e superfícies que foram atingidos pela enchente, antes de usar;

· Lavar todos os utensílios e superfícies que tenham contato com alimentos;

· Lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos;

· Guardar os alimentos em recipientes bem fechados;

· Limpar bem a caixa d'água, com hipoclorito de sódio, se houver invasão ocasionada por água de enchentes;

· Higienizar os alimentos crus antes de seu consumo, com água potável e hipoclorito de sódio;

· Os alimentos cozidos devem ser preparados imediatamente antes do consumo e mantidos em temperatura quente. As sobras devem ser armazenadas na geladeira e reaquecidas antes do próximo consumo;

· Evitar o consumo de alimentos que foram produzidos em condições de higiene insatisfatória ou de origem duvidosa;

· Na praia, evitar consumir alimentos muito perecíveis como sanduíches, embutidos, carnes, salgadinhos, queijos, bolos e doces recheados comercializados por ambulantes;

· Na praia, manter lanches caseiros em recipientes bem tampados e abrigados do sol. Se o alimento necessitar de refrigeração, mantê-lo dentro de caixas isotérmicas abastecidas com gelo. Prefira alimentos saudáveis: frutas, leite, barra de cereais e sucos acondicionados em embalagens tetrapack;

· Beber sempre bastante água para evitar desidratação, com moderação no consumo de bebidas alcoólicas (que devem ser ingeridas intercaladas a outros líquidos), e evitar excesso de sal.

 

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas