Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Biblioteca Pública Roberto Santos realiza curso de Crítica de Cinema
Abril 29, 2010

Grande parte dos espectadores acredita que, de certa forma, está apta a analisar criticamente um determinado filme. Basta prestar atenção em alguns comentários feitos após uma sessão. "Ser um crítico de cinema, requer prática e muita habilidade. Para se fazer uma observação completa e eficiente sobre uma obra, é preciso ter noções, ainda que básicas, sobre a linguagem, e colocar em prática as diversas formas de percepções cinematográficas". É o que afirma o jornalista Celso Sabadin, que ministra na Biblioteca Pública Roberto Santos, a partir do dia 17, sempre às segundas-feiras, o curso Desenvolva o seu olhar e seja um crítico de cinema.

Durante cinco aulas, ele irá exibir diversos trechos de filmes, e convidará os alunos a verem, discutirem e tentarem entender questões, qualidades e defeitos de cada obra, "sem procurar colocar uma verdade absoluta, pois isso não existe em uma crítica", segundo ele. Serão analisadas todas as partes que compõem um trabalho, desde o roteiro, esqueleto do filme, até a pós-produção, finalizando com a crítica jornalística em si.

"Ao longo de sua história, o cinema brasileiro não conseguiu realizar uma produção contínua, mas isso não prejudicou a formação de críticos", diz o jornalista. Ele acredita que a Internet também mudou o cenário, pois possibilitou o aumento do espaço, tanto para a crítica "séria e analítica" como, também, para a "boba e superficial". "Tenho percebido que muitos desses críticos misturam as coisas ao falar de cinema, e não conseguem perceber quando o problema é de roteiro ou de direção, por exemplo."

Mesmo com a invasão on-line de críticos, Sabadin classifica a existência de blogues como algo "saudável" para a discussão e para a disseminação do pensamento cinematográfico. "Não atrapalha em nada a crítica mais tradicional. Mas sempre lembrando, é claro, que blogue  não é jornalismo. É bate-papo, é conversa, é troca de opiniões."

Serviço:
Biblioteca Municipal Roberto Santos.
Rua Cisplatina, 505, Ipiranga, Zona Sul
Tel. 2273-2390.
Inscrições a partir do dia 3, pessoalmente ou pelo telefone: 2273-2390.
De 17/5 a 14/6. 2ª, 19h.
Grátis

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas