Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Museu da Língua Portuguesa homenageia Machado de Assis
Julho 15, 2008.

Machado de Assis: “Mas este capítulo não é sério”, mostra que começa nesta terça-feira (15), relembra aquele que é considerado por muitos o maior escritor da literatura brasileira e uns dos maiores da literatura universal. A exposição é baseada na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicada originalmente como folhetim, em 1880, e editada como livro no ano seguinte.

“Com essa exposição, queremos, além de homenagear Machado de Assis, desmitificá-lo sem tirar seu inegável mérito, aproximá-lo do leitor. Por isso, o título remete a um dos capítulos de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o Capítulo CXXXII / Que não é sério, e já mostra a visão crítica e por vezes irônica do autor para com tudo: a sociedade, suas personagens e sua própria obra. A exposição mostrará ao nosso grande público o prazer que causa ler qualquer um dos títulos de Machado de Assis”, explica Antonio Carlos Sartini, superintendente do Museu da Língua Portuguesa.

A mostra ocupará o espaço para exposições temporárias no primeiro andar do Museu até 26 de outubro e é realizada no ano em que se completa o centenário de sua morte. A coordenação geral é de Ana Helena Curti, arquitetura de Pedro Mendes da Rocha, a curadoria de Cacá Machado e Vadim Nikitin e consultoria de José Miguel Wisnik.

“A proposta dos curadores Cacá Machado e Vadim Nikitin e de José Miguel Wisnik é fazer com que o centenário aproxime os mais variados públicos desse autor, que tantas vezes levou a fama de clássico inalcançável ou de bibliografia escolar obrigatória”, conta Ana Helena Curti, coordenadora geral.

Cada pessoa que visitar a exposição receberá um Livreto do Visitante, peça gráfica que faz parte da mostra. São 48 páginas que, a todo momento, interagem com a exposição e o visitante. “É uma nova forma expositiva que utilizamos; o espectador se surpreenderá com o conteúdo e o seu diálogo com o espaço dedicado a Machado de Assis”, revela Sartini.

Machado de Assis: “Mas este capítulo não é sério” conta com apoio da Academia Brasileira de Letras e da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, co-patrocinadora e responsável pela impressão de todas as peças gráficas da mostra.
 

Serviço:
Machado de Assis: “Mas este capítulo não é sério”
Abertura: 15/7
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº - Estação da Luz
Tel.: (11) 3326-0775
Terça a domingo, das 10h às 17h
R$ 4 e meia-entrada, grátis aos sábados
 

Fonte: Secretaria da Cultura.

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas