Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Secretaria da Saúde alerta para os riscos de otite em crianças no verão
Fevereiro 02, 2012

A Secretaria da Saúde de São Paulo faz um alerta aos pais para os cuidados a ocorrência de otite (inflamação do ouvido) em crianças durante o período de férias e calor. Levantamento do hospital estadual Cândido Fontoura, unidade da Secretaria especializada em atendimento pediátrico aponta que, entre janeiro e março de 2011, cerca de 500 casos de criança com otite foram atendidos no setor de pronto-atendimento.

O contato com as águas do mar e de piscinas favorece a ocorrência de otites. Em 2011, do total de 110 mil atendimentos no PA do Cândido Fontoura, 3% foram em razão dessas inflamações.

A otite média aguda é uma doença causada por vírus e bactérias e pode ocorrer em qualquer idade, mas a prevalência é maior nas crianças, principalmente entre os seis e 36 meses de idade, com pico também entre quatro e sete anos. Crianças menores de cinco anos podem chegar a ter 14 episódios de otite por ano, consequentes das infecções das vias aéreas superiores.

"A otite média aguda é bastante comum no inverno por conta do tempo ser mais propício para os resfriados, mas temos observado que no verão, em razão da frequência de banhos de mar e piscina o problema acaba afetando bastante as crianças, em razão de ficarem por mais tempo em contato com a água. O ideal seria que as crianças fizessem o uso de protetor auricular antes de brincarem nas praias e piscinas e, mesmo assim, os pais devem estar atentos para a higienização nasal e do ouvido de seus filhos após os banhos", explica a pediatra Aya Lucia Petri, do Cândido Fontoura.

Os pais devem estar atentos aos sintomas causados pela otite, geralmente caracterizados por dor de ouvido muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite e secreção local. A otite, se não tratada devidamente, pode levar a infecções generalizadas e até mesmo a perda da audição. O diagnóstico é feito com base a no levantamento dos sintomas e no exame do ouvido com aparelhos específicos como o otoscópio.

As vacinas contra o Haemophilus influenza e o Streptococcus pneumoniae protegem as crianças de uma série de infecções menores, entre elas a otite média. As duas são disponibilizadas gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para faixas etárias definidas pelo Ministério da Saúde.

Evitar aglomerações, realizar higiene nasal com frequência e usar protetor auricular quando estiver em contato com a água do mar e de piscinas são meios eficientes para a prevenção das otites.

Da Secretaria da Saúde

Fonte: Fevereiro 02, 2012:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas