Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Secretaria de Saúde alerta população sobre o perigo das queimaduras
Março 29, 2012

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, uma pessoa morre a cada três dias no Estado em decorrência de queimaduras. O maior risco está em casa, no manuseio de churrasqueiras, fogão, velas, fogueiras, fogos de artifício e até cigarros.

Segundo Gustavo Feriani, supervisor médico do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) da Secretaria, as queimaduras das vias respiratórias são as mais graves, com taxa de mortalidade 20% maior em comparação com os acidentes de pele. “A pessoa junta folha seca ou lixo no terreno de casa e ateia fogo com álcool. Isso gera uma chama descontrolada, que acaba em queimadura”, alertou Feriani. A fumaça quente provocada pela queima do carvão ou de materiais como o plástico pode queimar as vias respiratórias.

Em 2011 foram registradas 2,2 mil internações por queimadura. Desse total, 120 pessoas morreram. As internações custaram R$ 6 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS) paulista, e os homens estão entre as maiores vítimas.

O que fazer

A primeira orientação é não passar nada sobre a pele ou recorrer a soluções caseiras, como aplicar pasta de dente ou pó de café. Também não se recomenda estourar as bolhas. “Lave o local com água corrente limpa e fria. Isso diminui a dor e impede que a queimadura se estenda”, recomendou Feriani. Depois, use um pano limpo para aquecer a região e procure um serviço médico imediatamente.

Feriani ensina a identificar os níveis de queimaduras. A de primeiro grau é a solar, quando a pele fica vermelha, inchada e dolorida. Na de segundo grau, há formação de bolhas, que depois deixam a pele com aspecto descascado, e a vítima sente muita dor. Mais profundas, as queimaduras de terceiro grau danificam toda a camada da pele. Como atingem as terminações nervosas, são menos doloridas.

Fonte: Portal do Governo do Estado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas