Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Secretaria de Saúde alerta população sobre o perigo das queimaduras
Março 29, 2012

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, uma pessoa morre a cada três dias no Estado em decorrência de queimaduras. O maior risco está em casa, no manuseio de churrasqueiras, fogão, velas, fogueiras, fogos de artifício e até cigarros.

Segundo Gustavo Feriani, supervisor médico do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) da Secretaria, as queimaduras das vias respiratórias são as mais graves, com taxa de mortalidade 20% maior em comparação com os acidentes de pele. “A pessoa junta folha seca ou lixo no terreno de casa e ateia fogo com álcool. Isso gera uma chama descontrolada, que acaba em queimadura”, alertou Feriani. A fumaça quente provocada pela queima do carvão ou de materiais como o plástico pode queimar as vias respiratórias.

Em 2011 foram registradas 2,2 mil internações por queimadura. Desse total, 120 pessoas morreram. As internações custaram R$ 6 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS) paulista, e os homens estão entre as maiores vítimas.

O que fazer

A primeira orientação é não passar nada sobre a pele ou recorrer a soluções caseiras, como aplicar pasta de dente ou pó de café. Também não se recomenda estourar as bolhas. “Lave o local com água corrente limpa e fria. Isso diminui a dor e impede que a queimadura se estenda”, recomendou Feriani. Depois, use um pano limpo para aquecer a região e procure um serviço médico imediatamente.

Feriani ensina a identificar os níveis de queimaduras. A de primeiro grau é a solar, quando a pele fica vermelha, inchada e dolorida. Na de segundo grau, há formação de bolhas, que depois deixam a pele com aspecto descascado, e a vítima sente muita dor. Mais profundas, as queimaduras de terceiro grau danificam toda a camada da pele. Como atingem as terminações nervosas, são menos doloridas.

Fonte: Portal do Governo do Estado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas