Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Saude promove acao no Dia Mundial de combate ao AVC
Outubro 28, 2015

A cada sete segundos uma pessoa sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame cerebral. A cada seis, uma pessoa morre devido ao AVC. A cada ano, 15 milhões de pessoas têm um AVC e dessas, seis milhões não sobrevivem – é um dos principais causadores de mortes do mundo. No Brasil é a segunda mais frequente causa de óbitos, mas já foi a primeira. Hoje, a cada cinco minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC. No ano passado, só no Município de São Paulo 10.704 foram internadas e 5.665 pessoas morreram por essa causa.

Cerca de 80% dos casos, no entanto, poderiam ser evitados, mas poucas pessoas têm informação suficiente sobre o AVC e suas causas, sintomas e cuidados. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a ONG Rede AVC Brasil vai promover uma ação de prevenção e orientação no próximo dia 29 de outubro, dia Mundial do Combate ao AVC. Em um espaço na Avenida Paulista, oito profissionais vão aferir a pressão dos passantes, orientar e distribuir material informativo para os passantes. Neste dia, a ONG tem uma agenda nacional sobre o tema: audiências públicas, seminários, distribuição de materiais, etc.

Campanhas como essa têm a intenção de estimular a implantação de uma rede de assistência pública nacional dos pacientes de AVC, tanto no que se refere a primeiro atendimento - que deve ser o mais rápido possível - como para reabilitação de possíveis sequelas.

O derrame cerebral se caracteriza pela obstrução ou rompimento das artérias cerebrais. Pressão alta, diabetes e colesterol alto são os principais fatores de risco, mas sedentarismo e tabagismo também figuram entre os causadores do AVC. Sensações como fraqueza para manter qualquer um dos braços levantados, boca torta ou assimétrica, frases atrapalhadas e fala enrolada são sintomas e ocorrência de apenas um deles é suficiente para procurar socorro médico.

Na rede municipal, quatro hospitais têm estrutura para atender pacientes de AVC: o Hospital Municipal Prof. Dr Alipio Correa Netto (Ermelino Mattarazzo), Hospital M’Boi Mirim, Dr Arthur Ribeiro de Saboya e Hospital do Campo Limpo.

Serviço:

Aferição de pressão arterial e orientação
Dia 29/10 – Dia Mundial do Combate ao AVC
9h às 17h
Av. Paulista, em frente ao Shopping Center 3