Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

São Mateus passa a ter Feira de Agricultura Limpa
Dezembro 14, 2011

A Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, através da Supervisão Geral de Abastecimento (Abast) em parceria com o Departamento de Agricultura e Abastecimento inaugurou no último sábado (10/12), a Feira da Agricultura Limpa, na Rua Maria Luisa do Val Penteado, s/nº.

 

Visando aproximar os agricultores dos consumidores, a Feira Limpa de São Mateus é um espaço de comercialização de alimentos frescos e saudáveis por um preço justo. Todos os produtos vendidos na Feira são produzidos na cidade de São Paulo e cultivados de acordo com as técnicas agroecológicas de produção, sem uso de adubos e defensivos químicos. Vale destacar que todo o processo de cultivo dos produtos é acompanhado por técnicos do Programa Agricultura Limpa, do Departamento de Agricultura e Abastecimento, da Supervisão (Abast).

 

Entre as barracas dos agricultores pode-se encontrar uma grande variedade de produtos, entre eles estão alface, repolho, cenoura, acelga, almeirão, espinafre, rúcula, rabanete, beterraba, catalônia, cebolinha, coentro, salsinha, abobrinha, chuchu, alho-poró, jiló, batata doce, milho, feijão, couve, banana nanica e prata, além de plantas medicinais.

 

Para a agricultora Telma Margarida de Jesus, 55 anos, está é a oportunidade para aumentar a renda familiar. “Estou achando muito boa a iniciativa. Agora o meu trabalho está sendo valorizado e a minha expectativa é melhorar de vida: vou trabalhar mais, plantar mais e vender mais”, conclui.

 

Além de levar mais qualidade vida para o consumidor final, o preço justo é outro destaque da Feira de Agricultura Limpa, a economia gerada no preço é justificada devido à diminuição do tempo e do valor gasto com o transporte. Segundo a dona de casa Eunia Ortigosa, os valores cobrados estão atrativos para o bolso do consumidor. “Eu valorizo os produtos orgânicos e reconheço todo o trabalho de produção, por isso achei os que os preços estão mais justos”, explica.

 

A Feira também comercializa produtos artesanais confeccionados por artesões da região. Entre os destaques estão brinquedos educativos de madeira, caixas de presente, bordados, produtos aromáticos, chinelos decorados, fraudas e toalhas pintadas, crochê, patchwork em pano e prato, tapetes, cachecóis, mantas e boleros, biscuit, tricô e puff de garrafa pet.


Programa Agricultura Limpa

 

O Programa Agricultura Limpa foi criado em 2010 para incentivar a produção agrícola no município de São Paulo e orientar a conversão da agricultura convencional em agricultura orgânica, sem utilização de agrotóxicos ou produtos químicos.

 

Ainda no mês de setembro do mesmo ano, foi criado através de decreto municipal, o Protocolo de Boas Práticas Agrícolas, documento construído em parceria com o Governo do Estado, que dispõe de regras para produção sem geração de danos ao meio ambiente.
Casas da Agricultura

 

Para realizar o trabalho de assistência aos produtores existem as Casas de Agricultura Ecológica (CAE). Instaladas próximo às áreas produtivas da cidade, possuem técnicos especializados para orientar os agricultores sobre práticas e técnicas de cultivo, desenvolvimento dos sistemas agrícolas e comercialização da produção.

 

Além da prestação de serviço nas unidades das Zonas Sul, Leste e Norte, os profissionais das Casas de Agricultura realizam também visitas individuais nas propriedades, para identificação de pragas e doenças, análise do solo, identificação de problemas nutricionais e correção da adubação e recuperação da mata ciliar.


A CAE Leste está localizada na Av. Imperador, 1900, tel.: 2280-9200.

 

Serviço

 

Feira da Agricultura Limpa

Data: todos os sábados
Horário: 7h às 12h
Endereço: Rua Maria Luisa do Val Penteado, s/nº

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>