Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

São Mateus passa a ter Feira de Agricultura Limpa
Dezembro 14, 2011

A Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, através da Supervisão Geral de Abastecimento (Abast) em parceria com o Departamento de Agricultura e Abastecimento inaugurou no último sábado (10/12), a Feira da Agricultura Limpa, na Rua Maria Luisa do Val Penteado, s/nº.

 

Visando aproximar os agricultores dos consumidores, a Feira Limpa de São Mateus é um espaço de comercialização de alimentos frescos e saudáveis por um preço justo. Todos os produtos vendidos na Feira são produzidos na cidade de São Paulo e cultivados de acordo com as técnicas agroecológicas de produção, sem uso de adubos e defensivos químicos. Vale destacar que todo o processo de cultivo dos produtos é acompanhado por técnicos do Programa Agricultura Limpa, do Departamento de Agricultura e Abastecimento, da Supervisão (Abast).

 

Entre as barracas dos agricultores pode-se encontrar uma grande variedade de produtos, entre eles estão alface, repolho, cenoura, acelga, almeirão, espinafre, rúcula, rabanete, beterraba, catalônia, cebolinha, coentro, salsinha, abobrinha, chuchu, alho-poró, jiló, batata doce, milho, feijão, couve, banana nanica e prata, além de plantas medicinais.

 

Para a agricultora Telma Margarida de Jesus, 55 anos, está é a oportunidade para aumentar a renda familiar. “Estou achando muito boa a iniciativa. Agora o meu trabalho está sendo valorizado e a minha expectativa é melhorar de vida: vou trabalhar mais, plantar mais e vender mais”, conclui.

 

Além de levar mais qualidade vida para o consumidor final, o preço justo é outro destaque da Feira de Agricultura Limpa, a economia gerada no preço é justificada devido à diminuição do tempo e do valor gasto com o transporte. Segundo a dona de casa Eunia Ortigosa, os valores cobrados estão atrativos para o bolso do consumidor. “Eu valorizo os produtos orgânicos e reconheço todo o trabalho de produção, por isso achei os que os preços estão mais justos”, explica.

 

A Feira também comercializa produtos artesanais confeccionados por artesões da região. Entre os destaques estão brinquedos educativos de madeira, caixas de presente, bordados, produtos aromáticos, chinelos decorados, fraudas e toalhas pintadas, crochê, patchwork em pano e prato, tapetes, cachecóis, mantas e boleros, biscuit, tricô e puff de garrafa pet.


Programa Agricultura Limpa

 

O Programa Agricultura Limpa foi criado em 2010 para incentivar a produção agrícola no município de São Paulo e orientar a conversão da agricultura convencional em agricultura orgânica, sem utilização de agrotóxicos ou produtos químicos.

 

Ainda no mês de setembro do mesmo ano, foi criado através de decreto municipal, o Protocolo de Boas Práticas Agrícolas, documento construído em parceria com o Governo do Estado, que dispõe de regras para produção sem geração de danos ao meio ambiente.
Casas da Agricultura

 

Para realizar o trabalho de assistência aos produtores existem as Casas de Agricultura Ecológica (CAE). Instaladas próximo às áreas produtivas da cidade, possuem técnicos especializados para orientar os agricultores sobre práticas e técnicas de cultivo, desenvolvimento dos sistemas agrícolas e comercialização da produção.

 

Além da prestação de serviço nas unidades das Zonas Sul, Leste e Norte, os profissionais das Casas de Agricultura realizam também visitas individuais nas propriedades, para identificação de pragas e doenças, análise do solo, identificação de problemas nutricionais e correção da adubação e recuperação da mata ciliar.


A CAE Leste está localizada na Av. Imperador, 1900, tel.: 2280-9200.

 

Serviço

 

Feira da Agricultura Limpa

Data: todos os sábados
Horário: 7h às 12h
Endereço: Rua Maria Luisa do Val Penteado, s/nº

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.

Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.

Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.

Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vídeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>