Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
São Caetano oferece curso gratuito de cinema em parceria com o MIS
Agosto 16, 2013

Dando continuidade à parceria firmada com o Museu da Imagem e do Som (MIS), a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul inicia a programação de capacitações que está prevista entre as instituições. No dia 18/9 (quarta-feira), o especialista em audiovisual Rafael Martinez estará na cidade para ministrar a oficina “Introdução à Produção Cinematográfica Digital Independente”, que acontecerá no Auditório do Cecape (Rua Tapajós, 300 – Bairro Barcelona), das 18h às 22h.

Serão apenas 20 vagas para este curso. Podem participar pessoas a partir dos 14 anos – as vagas não são exclusivas para munícipes, ou seja, pessoas de todo o Grande ABC podem participar. As inscrições podem ser feitas no dia 18 de agosto, no próprio Cecape, quando terão início as sessões de cinema grátis em parceria com o MIS, e a partir do dia 19 na sede da Secretaria da Cultura (Avenida Goiás, 600 – 4º andar) ou pelo telefone 4232-1237.

A oficina traça um panorama geral da criação de roteiro, pré-produção, execução e pós-produção de um projeto audiovisual. Apresentando uma linha de trabalho na qual o objetivo é adaptar para baixar custos, mas sempre gerando produtos de qualidade. Serão mostradas técnicas que podem ser aplicadas facilmente em produtos como curta metragens, publicidade, programas de TV e videoclipes. Como produto final, os participantes produzirão um curta-minuto. Vale lembrar que é necessário levar uma câmera digital ou filmadora no dia da oficina. Ao término do curso, além da produção do curta-minuto, os participantes receberão um certificado de participação.

Serviço

Oficina: Introdução à Produção Cinematográfica Digital Independente
20 vagas (não será exclusiva para munícipes, ou seja, pessoas de outras cidades também podem se inscrever)
A partir de 14 anos
Local: Cecape (Rua Tapajós, 300 – Bairro Barcelona)
Data: 18/9 (quarta-feira)
Horário: 18h às 22h
Inscrições: 4232-1237


Exibir mapa ampliado

PONTOS MIS – SÃO CAETANO DO SUL / Projeto Cine São Caetano
Dias: 18 (domingo), 25 (domingo) e 31 (sábado)
Local: Auditório do Cecape (Rua Tapajós, 300 – Bairro Barcelona)
Sessões: 18h e às 20h

Programação
Dia 18 (domingo)
Sessão 18h: Programa 1
Sessão 20h: Programa 2

Dia 25 (domingo)
Sessão 18h: Programa 2
Sessão 20h: Programa 1

Dia 31 (sábado)
Sessão 18h: Programa 1
Sessão 20h: Programa 2

Programa 1
Françoise
1998, 22 min
Direção Rafael Conde
Elenco Débora Falabella e Fernando Ernesto
Classificação livre
Uma garota chamada Françoise. Um viajante esperando a partida. Dois solitários numa estação rodoviária.

VIPs
Brasil, 2010, 95 min
Direção Toniko Melo
Elenco Wagner Moura, Arieta Corrêa, Gisele Fróes, Juliano Cazarré, Norival Rizzo, Roger Gobeth, João Francisco Tottene, Amaury Júnior e Jorge D’Elía
Classificação 16 anos
Marcelo não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros. Assim passa a ter diversos nomes, nos mais variados meios, onde aplica seguidos golpes. Um dos mais conhecidos é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono de uma empresa de aviação, durante um carnaval em Recife. Na mesma ocasião, chega a ser entrevistado no programa do apresentador Amaury Jr., que caiu na conversa do golpista. Marcelo circulou pelas altas rodas da sociedade. Foi preso diversas vezes e escapou outras tantas.

Programa 2
O Sanduíche
2000, 12 min
Direção Jorge Furtado
Elenco Felippe Monnaco, Janaína Kramer Morra, Milene Zardo e Nelson Diniz
Classificação 12 anos
Os últimos momentos de um casal, a hora da separação. O fim de alguma coisa pode ser o começo de outra. Outro casal, os primeiros momentos, a hora da descoberta. Encontros, separações e um sanduíche. No cinema o sabor está nos olhos de quem vê.

Dirigindo no Escuro
Direção Woody Allen, EUA, 2002, 112 min
Elenco Woody Allen, George Hamilton, Téa Leoni, Debra Messing, Mark Rydell, Treat Williams e Tiffani Thiessen
Classificação 14 anos
Val Waxman é um genial cineasta vencedor de dois Oscar, mas que não faz sucesso há anos. Ellie, sua ex-mulher, é a namorada do poderoso produtor de um grande filme, que indica Val para dirigi-lo. Pouco antes de começar as filmagens, ansioso com a oportunidade de voltar aos grandes dias, ele adquire uma estranha cegueira psicológica. Ajudado por um intérprete chinês e sem saber o que está fazendo, Val inicia as filmagens e engraçadas confusões começam a acontecer.

Sobre Rafael Martinez

Raphael Martinez atualmente é Diretor Audiovisual na turnê brasileira do Thriller Live Show. Em 2012 iniciou o trabalho como consultor para câmeras especiais em programas como CQC e Agora é Tarde na Band. Foi responsável por toda a direção de fotografia e captação da série A Super Câmera Lenta do programa Agora é Tarde, com Danilo Gentilli. Diretor geral do programa infantil “O Mundo de Ilana”. Produção em liveaction e desenho animado com lançamento previsto para terceiro trimestre de 2013.

Também é Diretor Multimídia da Dummy Produtora de Vídeo, tendo produzido filmes como a comédia premiada Confissões de um Estagiário e o filme Céus de Brigadeiro, em parceria com o diretor Ricardo Contti. Foi um dos representantes brasileiros na NAB Show 2012, principal feira mundial do audiovisual.