Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Festival em São Bernardo celebra cultura milenar japonesa no fim de semana
Junho 18, 2015

A 34° Festa da Imigração Japonesa em São Bernardo acontece neste fim de semana, dias 20 e 21 de junho, das 10h às 21h, no Cenforpe - Centro de Formação dos Profissionais da Educação, no Bairro Planalto. O evento é uma iniciativa do Rengokai (União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo) e tem o apoio da Prefeitura. São esperadas cerca de 10 mil pessoas nos dois dias da festa, que é anual e celebra o Dia da Imigração Japonesa no Brasil, 18 de junho.

Fazem parte da programação, entre outras atrações, oficinas e exposições, como de Ikebana (arte de montar arranjos de flores), origami, literatura e caligrafia oriental (shodo). Também haverá gastronomia japonesa, muita música típica e moderna, com artistas brasileiros e japoneses, e apresentações de grupos folclóricos.

Pedro Miura, presidente do comitê organizador do evento, citou algumas das atrações mais esperadas pelo público "Podemos destacar a participação de cantores e cantoras que foram campeões de concursos de karaokê, como o Paulistão e o Brasileirão, sendo, inclusive, destaque no programa do Raul Gil, do SBT. O taiko, tambor japonês, também é muito apreciado por ter a participação de crianças. A culinária japonesa tem muita procura, assim como os bazares, com novidades e preços muito bons."

Ainda segundo Miura, a Festa é preparada com seis meses de antecedência e de forma voluntária pelos associados ao Rengokai. "Todas as pessoas que trabalham no evento são voluntários, sem nenhuma remuneração. Também na gastronomia, 90% das barracas são das associações e 10% são de profissionais do ramo."

A União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo é formada por quatro entidades de associações culturais nipo brasileiras: Bunka, Acrepa, Mizuho e Gremio Recreativo Rudge Ramos. Cada entidade é independente e oferece aulas da língua japonesa, esportes, karaokê, danças típicas, danças de salão, treinamento em artes marciais, gateball, coral, taiko, tai chi chuan, entre outras atividades.

Transporte gratuito

Os interessados em visitar a Feira poderão utilizar peruas que vão circular, gratuitamente, entre o Cenforpe, no Bairro Planalto, a Loja de Conveniência Japonesa Japan House, em frente à Rodoviária João Setti, e o estacionamentos da Scania.

Confira as atrações da Feira

Música: shows variados de músicas típicas e modernas, com artistas brasileiros e japoneses.
Folclore: apresentação de grupos folclóricos, de teatro e instrumentos típicos.
Taikô: shows de percussão com os tambores japoneses (taiko).
Fotografia: exposição fotográfica com motivos japoneses.
Literatura: área dedicada às atividades como o shodo (escrita ou caligrafia do caminho) e literatura em geral.
Oficina de origami: arte de dobrar papel e construir figuras de animais, flores e os mais diversos tipos de objetos.
Ikebana – exposição e workshop: arte japonesa de arranjo floral que revela o amor pela linha e também pela cor, matérias primas do arranjo japonês.
Culinária típica: praça de alimentação com os principais pratos da culinária japonesa, como yakissoba, sushis, tempurá, karê, guioza, harumaki, moti e manji.

Serviço

34° Festa da Imigração Japonesa em São Bernardo
Quando: 20 e 21 de junho, das 10h às 21h
Onde: Cenforpe – Centro de Formação dos Profissionais da Educação, Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Bairro Planalto
Transporte gratuito: peruas vão circular entre o Cenforpe, no Bairro Planalto, a Loja de Conveniência Japonesa Japan House, em frente à Rodoviária João Setti, e o estacionamentos da Scania

Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo