Agosto 06, 2020
A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, realiza neste sábado, dia 8 de agosto, às 16h, uma colaboração artística virtual com a Focus Cia. de Dança, do Rio de Janeiro.
De dentro de suas casas, com o auxílio de câmeras e smartphones, sete bailarinos da SPCD farão uma participação especial ao vivo no espetáculo Corações em Espera, mais recente criação do grupo carioca, que tem coreografia e direção assinadas por Alex Neoral. Criada durante a pandemia do novo coronavírus, dentro do contexto de isolamento social, a obra busca evidenciar os sentimentos e as faltas que permeiam as vidas de cada um de nós.
Após cumprir temporada virtual durante os fins de semana de julho, o espetáculo entra em uma nova fase em agosto e passa a contar com a participação de companhias convidadas, como a São Paulo Companhia de Dança, que abre o projeto.
Em Corações em Espera, o público tem a oportunidade de experimentar um outro jeito de ver dança. Tudo acontece ao vivo, com cada artista em sua casa. Por meio de um computador, o coreógrafo controla a "entrada de cena" dos intérpretes, que, diante das câmeras, se adaptam a uma nova forma de espaço e tempo bem diferente do palco tradicional. Passando por entre janelas, corredores e portas, eles dançam as memórias que carregam em seus próprios corpos e reafirmam o caráter efêmero daquele momento compartilhado com o espectador.
A relação entre Alex Neoral e a SPCD é antiga. O artista integrou o primeiro Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, em 2012. Durante essa experiência, ele criou para a Companhia a obra Pormenores, exibida em julho na faixa Obras à la Carte do selo #SPCDdigital.
Corações em Espera nasceu do desejo da Focus Cia de Dança de driblar os desafios do isolamento social para se manter ativa, tanto do ponto de vista artístico quanto financeiro. O ingresso para o espetáculo dá acesso a um link por meio do qual será possível assistir à obra, e a bilheteria vai contribuir para a manutenção do grupo carioca, que comemora 20 anos de existência em 2020.
Serviço
Corações em Espera, com Focus Cia de Dança e São Paulo Companhia de Dança
Data: Sábado, 8 de agosto de 2020, às 16h
Plataforma: YouTube (o link para visualização será enviado para o e-mail cadastrado no ato da compra do ingresso)
Ingresso virtual: R$ 35,00 (disponível para compra até as 15h do dia 08/08 em https://pag.ae/7WgiYUEm2)
Duração: 45 min
Mais informações: focusciadedanca@gmail.com e (21) 98333-1088
Sobre a SPCD
Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países, passando por mais 142 cidades em cerca de 960 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.
Sobre Inês Bogéa
Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora no curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e autora do "Por Dentro da Dança" com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/solo+inspirado+vida+sarah+bernhardt+faz+mes+temporada+gratuita+biblioteca+mario+andrade.php
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festa+julina+largo+batata+tera+show+circulado+fulo+comidas+tipicas.php
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+festival+allegria+reune+atracoes+gratuitas+teatro+musical+circo+capital.php
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/clima+ferias+menu+cultural+julho+oferece+pratos+com+gostinho+infancia+reflete+sobre+alimentacao+infantil.php
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+abre+portas+respeitavel+publico+com+programacao+gratuita+nas+ferias+julho.php
Nas férias de julho, CCBB Educativo – Arte e Cultura traz programação gratuita para toda a família.
Dentre as atividades voltadas aos pequenos estão contação de histórias, mediação de leitura, cantigas de roda, brincadeiras e oficinas lúdicas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+julho+ccbb+educativo+arte+cultura+traz+programacao+gratuita+para+toda+familia.php