Nas férias de julho, CCBB Educativo – Arte e Cultura traz programação gratuita para toda a família

Julho 01, 2025

As famílias que quiserem aproveitar as férias escolares de julho com atividades lúdicas, interativas e divertidas, com entrada gratuita, terão uma ótima oportunidade com a programação que o CCBB Educativo – Arte e Cultura preparou para este período. As ações terão como base a exposição Fullgás - Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil, que exibe um panorama vibrante das artes visuais do país nos anos 1980.

Dentre os destaques da programação está a atividade Primeiro Brincar, que traz cantigas de roda da geração 80. Já na Oficininha Tarde no Quintal, o público pode brincar de ioiô, pogoball, futebol de botão, amarelinha, pião, elástico.

Para os fãs de contações de histórias, a atividade Conto um Conto: Livre Para Voar traz obras sobre liberdade, com as diversas vontades de transformar a vida, de se aproximar para construir novas formas de se colocar no mundo. A programação tem ainda a mediação de leitura Que Livro é esse?, com uma curadoria de livros que abordam sonhos e escolhas de vida como uma perspectiva de possíveis mudanças e reconstruções.

E celebrando a década de 1980 e sua elevada temperatura na moda, a oficina “A todo vapor” retoma uma tradição de customização, típica da época, com uma oficina de produção de bandanas e camisetas T-Shirt. Ainda para os pequenos, a programação do CCBB Educativo – Arte e Cultura também terá uma ação especial com as turmas do Recreio nas Férias da Prefeitura de São Paulo, por meio de uma visita mediada em forma de jogo à exposição Fullgás.

Também inspirada pela mostra Fullgás, a Ação Cênico-Musical Som em Cena – “Do que se Faz um País”, faz um convite aos visitantes do CCBB SP a refletirem sobre o presente e o passado, o que mudou e o que ainda se mantém vivo no cenário social, político, cultural da década de 1980 até os dias de hoje. Já o Sensorial Estúdio O que te toca? traz uma banca com exemplares de revistas e jornais como na década de 1980, para que o púbico explore seus conteúdos. Mesclando-se às revistas, objetos mediadores acessibilizam conceitos da exposição “Fullgás” e ampliam as possibilidades de sentidos e experiências com as obras de Cristina Salgado, Leda Catunda, Elder Rocha e Benedito Nunes.

A programação traz ainda uma feira de trocas de livros e revistas inspirada no Dia da Mulher Negra Latinoamericana, em que o público poderá deixar um livro e escolher outro para levar. E, por fim, para o público que tiver o interesse de uma visita mediada pelos espaços expositivos ou prédio histórico do CCBB – SP, haverá diversas opções de dias e horários, incluindo visitas especiais em libras.

CCBB EDUCATIVO – ARTE E CULTURA – PROGRAMAÇÃO DE JULHO

ATIVIDADES INSPIRADAS NA MOSTRA FULLGÁS

AÇÃO CÊNICO-MUSICAL
Som em Cena – “Do que se Faz um País”
O Som em Cena “Do que se Faz um País” faz um convite aos visitantes do CCBB São Paulo a refletirem sobre o presente e o passado. O que mudou e o que ainda se mantém vivo no cenário social, político, cultural da década de 1980 até os dias de hoje. É com esta motivação que o CCBB Educativo - Arte e Cultura traz intervenções cênicos musicais mediando a exposição “Fullgás”. A cultura da discoteca, bailes soul e festivais de bandas influenciam composições autorais em ritmos de rock brasileiro, ska e soul funk.

Dias: Até 31/07. Segunda, sexta, sábado e domingo, exceto feriados.
Horário: 13h30
Duração: 30 min
Local: Rotunda
Classificação indicativa: Livre.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

SENSORIAL ESTÚDIO
O que te toca?
Uma banca apresenta exemplares de revistas e jornais como na década de 1980. O que aparenta ser apenas uma instalação visual, se revela também multissensorial à medida que o público explora seus conteúdos. E mesclando-se às revistas, objetos mediadores acessibilizam conceitos da exposição “Fullgás”, ampliando as possibilidades de sentidos e experiências com as obras de Cristina Salgado, Leda Catunda, Elder Rocha e Benedito Nunes.

Dias: Até 31/07. Exceto terças-feiras
Horário: 10h às 13h e das 14h às 18h
Local: 1º Andar
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita.

PRIMEIRO BRINCAR
Dar um Gás
Tal como um balão suspenso no ar, nessa atividade os participantes serão o ar em movimento que dão asas à imaginação. Todas as famílias cabem no saião com cantigas de roda da geração 80.

Dias: Até 31/07. Sábados e domingos.
Horário: 15h
Duração: 1h
Local: Mezanino
Capacidade: 15 pessoas
Classificação indicativa: Livre. Crianças e famílias. Especialmente recomendado para crianças entre 0 a 3 anos.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

OFICININHA
Tarde no Quintal
Nos tempos de Fullgás, as brincadeiras ainda eram de corpo inteiro, com sol de final de tarde, cheiro de jantar sendo preparado. Eram um recreio depois da escola, fosse na rua ou no quintal. O público poderá brincar de ioiô, pogoball, futebol de botão, amarelinha, pião, elástico.

Dias: Até 31/07. Sábados e domingos.
Horário: 16h
Duração: 1h
Local: Mezanino
Classificação indicativa: Livre. Crianças e famílias. Especialmente recomendado para crianças entre 4 e 7 anos.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

OFICINA INTEGRADA
A todo vapor
Fullgás é uma expressão que provoca interpretações diversas, num mesclado esperto de completude, agilidade, brevidade, intensidade... a todo vapor! E surgiu num momento de grande transformação cultural e social, marcado por mudanças e pela forma como as pessoas se expressavam, se divertiam e se vestiam.

Celebrando a década de 1980 e sua elevada temperatura na moda, a oficina "A todo vapor" retoma uma tradição de customização, típica da época, com a produção de bandanas e camisetas T-Shirt. Cortes, nós, pinturas, carimbos, aplicações cintilantes, são muitas as possibilidades para reviver ou viver um pouco dessa atmosfera oitenta.

Dias: Até 31/07. Todos os dias, exceto às terças
Horário: das 12h às 17h30
Duração: 1h
Local: 1º andar
Capacidade: 6 pessoas a cada 30 minutos
Classificação Indicativa: a partir de 7 anos
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Conto um Conto: Livre Para Voar
Para a exposição “Fullgás”, o CCBB Educativo - Arte e Cultura traz contações de histórias sobre liberdade. As diversas vontades de transformar a vida, de se aproximar para construir novas formas de se colocar no mundo. O que é preciso aprender para ter autonomia? Ao longo do mês serão contadas as seguintes histórias:

O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha - Um reizinho mimado deixava a todos temerosos de falar e dar sua opinião. De tanto se calarem, esqueceram-se de como é falar. Para poder reverter essa bronca, o reizinho teve que bater de porta em porta para encontrar uma criança que ensinasse a falar.

Um conto Sobre a Liberdade - Um passarinho engaiolado amava sua água no bebedouro, seu alpiste no potinho, seu balanço no poleiro e ver o mundo listrado. Até que um dia conheceu uma nova criatura, de asas, uma borboleta! A conversa entre asas de dentro e asas de fora transformaram o jeito de passarinho ver o mundo.

Liberdade, de Cecília Meireles - Um conto poético em que a cidadania, território e gerações familiares desenvolvem o conceito de liberdade. Pode parecer simples, mas alcança profundidades e alturas dependendo das perguntas que nos fazemos.

Liberdade, de Isabel Zambujal - Inspirado no livro “10 coisas que precisas de saber para te sentires livre” da lisboeta Isabel Zambujal, essa narrativa convida seus ouvintes para imaginar e simular dez sugestões de liberdade.

A Cidade das Portas Invisíveis - Atrás de altas muralhas, segura e protegida, estava uma cidade calma de pessoas sorridentes. Até que uma criança se questiona sobre o que estaria para além daqueles muros.

A Lenda Ubuntu - Ubuntu se traduz do idioma bantu em "eu sou porque nós somos". Ou seja, a identidade individual e existência dependem da existência e da identidade de todos. A história apresenta a importância de reconhecer a humanidade nos outros e de agir em conjunto para alcançar o bem-estar coletivo.

Lenda dos Tambores - Esta lenda africana de Guiné-Bissau fala sobre as estratégias de trazer a Lua para mais perto da Terra. Assim conta o surgimento do intrumento de batuque para celebrar e aproximar.

Festival de Contos de Liberdade 2022 - O festival de narração oral “Contos de Liberdade” acontece em Portugal intencionando reapresentar a tradição da contação de histórias aos estudantes escolares. A programação trará alguns contos da edição de 2022.

Dias: Até 31/07. Sextas, sábados, domingos e segundas.
Horário: 14h
Duração: 1h
Local: Mezanino
Capacidade: 50 pessoas por horário
Classificação indicativa: Livre.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

MEDIAÇÃO DE LEITURA
Que Livro é Esse? – Construindo Sonhos
A exposição “Fullgás” trata de um tempo histórico que buscava um futuro a ser construído coletiva e socialmente. Na atividade “Que Livro é esse?” o CCBB Educativo - Arte e Cultura fez uma curadoria de livros que abordam sonhos e escolhas de vida como uma perspectiva de possíveis mudanças e reconstruções. Neste mês o projeto apresentará as seguintes obras:

O Guardador de Memórias - Texto de Denise e Ilustrações de Rebeca Luciani - Esta sensível narrativa fala sobre como reconstruir sua identidade pessoal e pertencimento coletivo em situações adversas. É um menino talentoso que perdeu seus tesouros em uma terrível guerra. Começa, então, uma trajetória para recuperar as palavras perdidas.

Margarida - Texto e Ilustrações de André Neves - Margarida é o nome da vaquinha que mais sonhava conhecer o mundo todo, porém todos com quem ela conversava tinham opiniões desanimadoras sobre seus desejos e planos. Nessa história, o público entrará em contato com as diversas possibilidades de caminhos orientados pelos nossos sonhos, tudo isso de maneira poética e metafórica.

Chapeuzinho Amarelo - Texto de Chico Buarque e Ilustrações de Ziraldo - Chapeuzinho Amarelo tinha tanto medo que temia brincar, dormir, comer… Tinha medo também do Lobo que era muito mal e podia comer sete panelas de arroz além de um chapéu de sobremesa. Será que Chapeuzinho vai conseguir enfrentar o Lobo e superar seus medos?

Dias: Até 31/07. Sábados e domingos.
Horário: 11h
Duração: 1h
Local: Mezanino
Capacidade: 50 pessoas
Classificação indicativa: Livre.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

DATA COMEMORATIVA
Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha – Dando a letra (feira de troca de livros)
Feira de troca de livros e revistas. O público poderá deixar um livro e escolher outro para levar. Serão aceitos livros e revistas que tratem de assuntos, temáticas, ou representatividade como: personagens mulheres negras, ancestralidades indígenas, histórias afro centradas etc.

Dia: 26/07. Sábado.
Horário: 15h às 17h
Duração: 2h
Local: Banca de jornais (1º andar)
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita, mediante agendamento prévio, retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

Recreio nas Férias
Visita mediada em forma de jogo, com as turmas do Recreio nas Férias da Prefeitura de São Paulo, pela exposição Fullgás. Cada horário será divido em 4 (quatro) grupos, para melhor circulação e jogos pela exposição.

Dias: 10, 11, 14 e 16/07. Quinta, sexta, segunda e quarta.
Horário: 10h30 e 14h
Duração: 1h
Capacidade: 46 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita, mediante agendamento prévio, retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB
Com interpretação de Libras

VISITA EDUCATIVA AGENDADA
Visitas mediadas aos espaços expositivos ou prédio histórico do CCBB SP, elaboradas pela equipe educativa, para diálogo com o público e aprofundamento sobre a programação. As visitas visam contribuir com a experiência de estar com arte, ampliando e conhecendo novos repertórios, por meio de uma conversa cheia de trocas de saberes. A atividade atende a grupos de estudantes, professores, organizações sociais, instituições culturais e museológicas.

Às sextas-feiras (às 17h) e aos domingos (às 12h) também são realizadas visitas educativas em libras, com capacidade de até 15 pessoas.

Dias: até 31/07. Segundas, quartas, quintas e sextas.
Horário: 9h30 e 15h. Exceto nos dias 10, 11, 14 e 16/07.
Duração: 1h
Local: Espaços expositivos do Prédio Histórico do CCBB.
Capacidade: Até 45 pessoas.
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita, mediante agendamento prévio

VISITA EDUCATIVA ESPONTÂNEA
Dias: até 31/07
Horário: Segundas, quartas e quintas: 12h e 17h; Sextas: 12h; Sábados e domingos: 17h
Duração: 1h
Local: Espaços expositivos do CCBB (prédio histórico e prédio anexo)
Capacidade: 15 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

Local: Espaços expositivos do CCBB (prédio histórico e prédio anexo)
Capacidade: 15 pessoas
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site bb.com.br/cultura ou bilheteria do CCBB

CCBB EDUCATIVO ARTE E CULTURA
O projeto CCBB Educativo – Arte e Cultura, parte integrante do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida.

O programa visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Por meio de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.

Serviço

Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta há uma parada no metrô República e ponto final no estacionamento. Das 12h até o fim das atividades no CCBB, sob demanda.

bb.com.br/cultura
instagram.com/ccbbsp
facebook.com/ccbbsp
tiktok.com/@ccbbcultura
ccbbsp@bb.com.br

Fonte: Sylvio Novelli - Assessoria em Comunicação

Outras notícias

Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php

Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php

MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php

Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php

No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php

Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php