Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Desfiles das escolas de samba de Santo André serão realizados neste sábado (9) e domingo (10)
Fevereiro 08, 2013

Para quem não quer o agito do carnaval paulistano no Sambódromo, uma alternativa: os desfiles das escolas de samba de Santo André serão realizados no próximo sábado (9) e domingo (10) na avenida Firestone, no bairro Casa Branca. A entrada é gratuita. No primeiro dia, o bloco Fúria Andreense entra na passarela do Carnaval às 20h15, seguido pelas escolas do grupo B (Império do Parque Novo Oratório, Asa Branca, Pantera Negra, Beleza Pura, Palmares e Centreville).

No domingo (10), a partir das 18h55, os desfiles começam com o bloco Gaviões da Fiel ABC e seguem com o grupo A (Leões do Vale, Mocidade Fantástica de Vila Alice, Ocara Clube, Tradição de Ouro, Seci, Cidade São Jorge e Lírios de Ouro).

O Carnaval de Santo André é organizado pela prefeitura em parceria com a Uesa. Neste ano, a apuração será realizada no dia 13 (quarta-feira de cinzas), a partir das 14h, no ginásio Pedro Dell´Antonia. A chave da cidade foi entregue pelo prefeito Carlos Grana à Corte do Carnaval na última quarta-feira (6).

Segurança e trânsito
O esquema de segurança está definido com 160 policiais militares, 120 guardas municipais, 30 fiscais da CRAISA e dez homens do Corpo de Bombeiros. Dois delegados da Polícia Civil estarão de plantão. Haverá ambulância do SAMU durante os desfiles, além de um posto móvel com quatro macas.

O Departamento de Segurança e Trânsito disponibilizará 35 agentes para organizar as vias no entorno do desfile. Para a montagem e desmontagem da arquibancada, a Avenida Firestone permanecerá interditada, em duas de suas faixas, até o dia 12, no trecho entre a Rua Queirós dos Santos e Avenida Santos Dumont.

Na sexta-feira (8), a partir das 22h, será feita a interdição total da via, bem como nos dias dos desfiles (9 e 10). A Avenida Queirós dos Santos, entre a Rua Luiz Pinto Fláquer e Avenida Dom Pedro I, será interditada a partir das 22h do dia 8 (somente trânsito local poderá circular). A Rua Panamá, Rua Ayala, Rua Nassau, Travessa Santo Fattori e a Rua 24 de Fevereiro, entre a Travessa Santo Fattori e a Rua Alcides de Queirós, estarão interditadas nos dias 9 e 10. A Avenida Apiaí também ficará fechada para o estacionamento dos carros alegóricos.

A Santo André Transportes, gestora do transporte público na cidade, vai intensificar o tráfego de ônibus para atender aos foliões durante o feriado prolongado de Carnaval.

No período de 9 a 12 de fevereiro, algumas linhas circularão 24 horas para transportar a população que deseja participar ou assistir aos bailes e desfiles carnavalescos. São elas: B-13 (Jardim Aclimação/Vila Alice); B-21 (Cidade São Jorge/Bairro Campestre); I-02 Cidade São Jorge/Jardim Ana Maria (via Centreville); I-04 Jardim Las Vegas/Parque Capuava; I-05 Vila Rica/Estação de Utinga (via Vila Luzita e Camilópolis); I-07 (Paraíso/Vila Lucinda); T-15 (Hospital Mário Covas/Estação de Santo André); T-23 (Cidade São Jorge/Estação de Santo André), T-29 (Vila Suíça/Estação de Santo André - via Condomínio Maracanã) e AL-115 Represa/Estação de Santo André (via Dom Pedro I, Vila Luzita).

Nos dias 9 e 10, as linhas TR-101 (Terminal Vila Luzita/Estação de Santo André), T-14 (Jardim Ana Maria/Estação de Santo André), T-16 e T-18 (Parque João Ramalho/Ipiranguinha), que circulam pela Avenida Firestone, terão seus itinerários alterados, passando a trafegar pelas Ruas Luis Pinto Fláquer, Coronel Fernando Prestes e Alfredo Fláquer.

Paranapiacaba
Neste ano, o Carnaval na Vila de Paranapiacaba, conhecido por preservar a tradição das antigas marchinhas e blocos de rua, terá quatro dias de festas. A programação, no sábado e domingo, contará com o desfile do bloco Paraná Folia, formado por ex-alunos do Programa de Jovens da Vila. Nos dois dias, a saída será ao meio-dia da Rua William Speers, na Parte Alta. Em seguida, os foliões percorrerão as principais ruas até a Praça João Dias. As atividades prosseguem na segunda e terça-feira. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Na segunda-feira (11), a festa começa ao meio-dia, com o desfile do tradicional Bloco das Bruacas, que parte do Bar do Bar do Campo (Avenida Ford, s/nº), no qual homens e mulheres se travestem para percorrer as principais vias da Parte Baixa e convidar o público para a matinê que será realizada no Clube União Lyra-Serrano, das 14h às 17h. Ainda na segunda-feira, a partir das 18h, é a vez do também tradicional Baile de Máscaras do Clube União Lyra-Serrano (Avenida Antonio Olyntho, s/nº). A única exigência é que o participante esteja com uma máscara de Carnaval.

Para fechar a programação, na terça-feira (12), pela primeira vez, será realizado o Bloco do Grupo Poucas Trancas. A concentração, a partir das 13h, será no Largo dos Padeiros, na Parte Baixa, de onde o bloco sai arrastando o público com direção ao Clube União Lyra-Serrano. O término está previsto para as 17h.

O Carnaval 2013 de Paranapiacaba é organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Turismo de Santo André com o apoio da Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas