Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
SAMU-SP e CEJAM promovem Ação Bate Coração
Novembro 11, 2015

No Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, 12/11, das 9h às 16h, no vão livre do MASP, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) e o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) promoverão a Ação Bate Coração, com o objetivo de ensinar as pessoas “a salvar uma vida”, além de conscientizar a população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e morte súbita. Quem passar pelo MASP poderá aprender as manobras de compressão torácica e aproveitar para medir a glicemia capilar, aferir pressão arterial, entre outras atividades.

Dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) apontam que a cada dois minutos uma pessoa tem morte súbita no Brasil. Em 80% dos casos, está relacionada à doença arterial coronariana – 80% a 90% têm como causas as arritmias cardíacas.

A morte súbita pode ocorrer por doenças cardíacas, Acidente Vascular Encefálico (AVE), choque, etc. Parada cardíaca não significa morte. Existem alguns sinais de sobrevivência: tossir, mexer alguma parte do corpo e respirar. Para confirmar, deve-se ajoelhar ao lado da vítima, na altura dos ombros, tocá-los três vezes chamando a pessoa em voz alta e perto do ouvido. Observe se há respiração através do movimento do tórax ou algum sinal. Quando não há sinais, a ação deve ser rápida, pois a cada minuto transcorrido as chances de vida se reduzem em 10%. Se a vítima não responder com nenhum sinal, o primeiro elo da cadeia da sobrevivência é acionar o SAMU pelo 192. O segundo é realizar as manobras de compressão torácica (massagem cardíaca), ininterruptamente, até o socorro chegar

Como fazer a compressão torácica?
Apoiar o calcanhar da mão (região hipotenar) sobre o esterno, no meio do tórax. Colocar a segunda mão sobre a primeira. Esticar os cotovelos de forma que os braços fiquem perpendiculares ao corpo. Devem ser realizadas mais de cem compressões por minuto até que um profissional de saúde chegue ao local e assuma o caso.


Serviço
Data: 12/11, quinta-feira
Hora: 9h às 16h
Local: MASP – Avenida Paulista, 1578 – São Paulo - SP