Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Museu Lasar Segall e Kinoruss organizam, sábado, a terceira edição do Sábado Russo
Setembro 11, 2013

O público interessado pela cultura russa, em particular no campo do cinema e das artes, participará de uma programação que conta com o lançamento do quarto número dos cadernos Kinoruss, do livro O cavaleiro azul (Der blaue reiter), com organização de Jorge Schwartz que irá falar sobre a a edição brasileira, editada pelo Museu Lasar Segall / Edusp –, e uma apresentação de Yara Kaznok falando sobre a relação de Schoenberg, Kandinsky e o expressionismo musical. Outro lançamento será do livro Os sonhos teus vão acabar contigo, de Daniil Kharms, editora Kalinka.

No evento, ainda, haverá sessão do filme Serguei Eisenstein. Uma autobiografia, de Oleg Kovalov, de 1996. Uma conversa com Neide Jallageas e Bruno Gomide, sobre a pertinência de se estudar Eisenstein na contemporaneidade. As editoras Kalinka, 34, Edusp e Museu Lasar Segall estarão vendendo suas publicações.

Silvia Corbucci fará uma intervenção – chef in gourmet art – com releituras de “clássicos” da cozinha Russa que serão comercializadas. Haverá duas opções, um almoço-conceito que será servido das 12h00 às 14h00, mediante reserva prévia, pelo e-mail silvia@cozinhaefemera.com e/ou celular 11 95436-0664, e porções individuais durante todo o evento.

Serviço:

Terceiro Sábado Russo
Data: 14 de setembro de 2013
Horário: sábado, das 12h às 19h
Museu Lasar Segall
Rua Berta, 111 - Vila Mariana

Colaboradores do Kinoruss (nesta edição do evento): Fabiola Notari, Erivoneide Barros, Breno Morita, Monica Berto e Tieza Tissi

Parceiros do Kinoruss (nesta edição do evento): Museu Lasar Segall, Kalinka, Editora 34, Edusp, Chef Silvia Corbucci

Programação:

Salas de Exposição
Temporária: Noites Brancas: Dostoiévski ilustrado
Longa duração: 50 obas do acervo

Auditório e Sala de Cinema
14h00
Lançamento do livro Os sonhos teus vão acabar contigo, Daniil Kharms – prosa, poesia, teatro. Editora Kalinka. Apresentação do trabalho de Kharms pelos tradutores: Aurora Fornoni Bernardini, Daniela Mountian e Moissei Mountian
14h30
Lançamento da publicação O cavaleiro azul (der blaue reiter) Edusp/Museu Lasar Segall. Apresentação de Jorge Schwartz – “A edição brasileira do almanaque expressionista O Cavaleiro Azul (Der Blaue Reiter)” e de Yara Caznok - “Schoenberg, Kandinsky e o expressionismo musical"
15h00
Filme: Serguei Eisenstein. Uma autobiografia.
Sinopse: Serguei Eisenstein, tem fragmentos de sua vida narrada através de habilidosa montagem de trechos de seus filmes e de suas memórias, escritas pouco antes de sua morte, articulados com trechos de outras produções de 1930, de Buster Keaton, René Clair, Luís Buñuel, Dziga Viértov e, também, sequências de filmes preciosos que documentaram Eisenstein em diversas situações, desde sua passagem por Hollywood e México até a derradeira despedida de Maiakóvski. O filme foi realizado para celebrar os cem anos do grande cineasta russo, em 1996. German e Balabánov (narrador e produtor) morreram em 2013. Passado e presente se cruzam entre imaginação, documentação e vida, em um tributo ao legado de Eisenstein e uma evocação do significado de seu trabalho para a cultura do Século XX e às futuras gerações.
Roteiro e direção: Oleg Kovalov
Narração: Aleksei German
Produção: Aleksei Balabánov
Rússia, 1996. P&B e Cor. 92’. Legendas em português
Obs.: Retirar ingresso 1 hora antes da sessão, na recepção do museu. 92 lugares
16h30
Lançamento do quarto número dos cadernos Kinoruss (revista eletrônica), com dossiê dedicado ao cineasta russo Serguei Eisenstein (1898-1948). Neide Jallageas, apresenta o número lançado, Eisensteinianas– maturidade e subversão. Serão disponibilizados computadores para a navegação da revista
16h45
Mesa redonda com Neide Jallageas, Bruno Gomide e integrantes do GP E.XXI, Grupo de Pesquisa Eisenstein no Século XXI (FFLCH/SP), Breno Morita, Erivoneide Barros, Fabiola Notari, Monica Berto e Tieza Tissi. Conversa sobre a pertinência de se estudar Eisenstein na contemporaneidade.

No Jardim (durante todo o evento)
1. Silvia Corbucci apresenta: Narrativas Efêmeras da Culinária Clássica Russa, uma intervenção da chef in gourmet art, propondo um conceito contemporâneo e brasileiro sobre a culinária russa tradicional, com delícias especialmente elaboradas para esse Sábado Russo. A degustação sensorial das Narrativas será comercializada em dois formatos:
Longa metragem: Almoço-conceito servido das 12h às 14h mediante reserva através do e-mail silvia@cozinhaefemera.com e/ou celular 11 95436-0664.
Curtas: porções individuais de cada uma das delícias culinárias desenvolvidas pela chef brasileira para dialogar com a culinária russa. Serão servidas até às 19h00;
2. Apresentação de audiovisuais produzidos por Breno Morita: Dedicado ao tempo, 2011 (8’43); e Mônica Berto: Fausto, 2013 (3’30);
3. Disponibilizados computadores para navegação do quarto número dos cadernos Kinoruss (revista eletrônica). O acesso ao conteúdo do caderno Kinoruss é gratuito, em versão exclusivamente eletrônica, acessível no site: www.kinoruss.com.br
4. Venda de livros de autores russos e/ou ligados à cultura russa. Participam a editora 34, Kalinka, Edusp e Museu Lasar Segall.


Exibir mapa ampliado