Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Reuniões do C40 abordarão urbanismo, saúde e educação
Maio 30, 2011

O prefeito de São Paulo apresentou nesta sexta-feira (27/5) a programação da quarta edição da Conferência da Rede C40, maior evento de sustentabilidade das grandes cidades do mundo. Em coletiva de imprensa na sede da Prefeitura, foram divulgadas as principais informações da reunião, que ocorre de 31 de maio a 3 de junho no Sheraton São Paulo WTC Hotel.

"Está sendo dada a largada hoje para os trabalhos do evento C40 e as expectativas são as melhores possíveis. Mais de 500 participantes, dezenas de representantes de cidades de outros países e de capitais importantes do Brasil. Temos em São Paulo um recorde no número de inscritos", afirmou o prefeito.

Participarão do C40 São Paulo Summit  16 prefeitos e 47 representantes de grandes metrópoles do mundo. Serão no total 5 plenárias e 16 sessões, em que as cidades apresentarão iniciativas de sucesso para a conquista de um meio ambiente mais saudável e equilibrado. Pela primeira vez na história da Rede C40 serão apresentados projetos nas áreas de saúde e educação.

"As grandes cidades querem um papel mais ativo na governança ambiental mundial, na tomada de decisões na questão das mudanças climáticas", apontou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.

A cidade de São Paulo fará apresentações em 4 sessões da conferência, nas áreas de transporte público, planejamento urbano, captação de gases e drenagem. "A idéia é trazer ações concretas para melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida da população", explicou o secretário municipal de Relações Internacionais.

No dia 1º de junho, às 14h, o secretário municipal de Transportes estará na sessão 2 - Corredores de Ônibus e Programas de Ônibus de Baixas Emissões, da qual participarão Johanesburgo, na África do Sul, Seoul, na Coréia, e Curitiba. No mesmo dia, às 16h, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, discutirá sobre as Cidades Compactas (sessão 6), com os representantes dos municípios de Paris, na França, Barcelona, na Espanha, e Rotterdam, na Holanda.

No dia seguinte, 2 de junho, às 13h15, Antônio Carlos Delbin, diretor técnico da Biogás e Energia Sustentável, empresa que faz a captação do gás metano dos aterros Bandeirantes e São João, será o moderador da reunião que debaterá Captura de Gás em Aterros Sanitários e Geração de Energia (sessão 12), da qual participarão as cidades de Jakarta, na Indonésia, Cidade do México, no México, e Lima, no Peru. Em seguida, às 15h, o secretário do Verde e do Meio Ambiente representará São Paulo na última sessão do evento: Drenagem Urbana e Adaptação. Neste encontro, apresentarão projetos as cidade de Houston e Nova York, dos Estados Unidos, Rotterdam, na Holanda, e Rio de Janeiro.

Sobre a Rede C40

A Rede C40 de Grandes Cidades (C-40 Large Cities Climate Leadership Group) é uma organização que reúne, a cada dois anos, as maiores cidades do mundo para a discussão do papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas. Atualmente são 40 cidades participantes e 19 afiliadas, distribuídas nos seis continentes e conta, desde 2006, com o apoio da Fundação Bill Clinton, dirigida pelo ex-presidente norteamericano. A parceria garante, entre outras coisas, o desenvolvimento e a efetivação de projetos para o consumo de energia sustentável nas metrópoles. Mais informações sobre a programação do evento estão disponíveis no site http://www.c40saopaulosummit.com.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>