Remédio em Casa completa cinco anos Agosto 05, 2010
O programa Remédio em Casa comemora cinco anos de atividades e traz uma novidade na distribuição dos medicamentos aos pacientes: a inclusão de tratamento com Levotiroxina para pessoas que sofrem de hipotireoidismo. O aniversário do projeto foi celebrado pelo prefeito de São Paulo, que na manhã da última quarta-feira (04/08) visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Brasília, no Jardim São Luiz, Zona Sul da Capital.
"São cinco anos de um extraordinário programa, que já atendeu a milhares de pessoas que têm o conforto e a comodidade de receber o seu tratamento em casa. É um programa que deu certo e que continua se expandindo. Ele nos enche de orgulho por conta dos seus resultados", comemorou o prefeito.
Nesses cinco anos, mais de 160 mil pessoas se cadastraram no programa. Ele foi iniciado em cinco UBSs. Atualmente, está em todas as 434 unidades da rede. "Em se tratando de atendimentos em domicílio, este é um número muito expressivo para uma cidade como São Paulo", ressaltou o prefeito.
Quem também festejou a data foi o secretário municipal da Saúde. "Esse aniversário marca um momento muito importante para o programa, que é muito amplo e cresce cada vez mais", afirmou o secretário, enumerando a grandeza do projeto: "Em média, atendemos dois milhões de receitas médicas por mês. É um conforto para os pacientes. Além disso, eles recebem todo um acompanhamento permanente até a recuperação plena".
Implantado em julho de 2005, o programa Remédio em Casa tem como principal objetivo entregar no domicílio medicamentos suficientes para 90 dias a portadores de doenças crônicas, estáveis e controlados clinicamente, em acompanhamento nas unidades de saúde.
Combate ao hipotireoidismo
A rede pública municipal de saúde disponibiliza desde o mês passado três apresentações da Levotiroxina para o tratamento de hipotireoidismo (25, 50 ou 100 microgramas). Se preferir, em vez de receber o medicamento em casa, por meio do Remédio em Casa, o paciente pode retirá-lo nas farmácias das UBSs da Capital.
Doença que se caracteriza pela diminuição da função da tireóide, o hipotireoidismo compromete a produção de hormônios vitais para o bom funcionamento do metabolismo. Um estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) estima que o hipotireoidismo acometa cerca de cinco milhões de brasileiros.
O hipotireoidismo é sete vezes mais comum entre as mulheres, sobretudo por causa da produção hormonal. Pessoas com mais idade também têm mais risco de desenvolver a doença. O estudo da UERJ revela que a incidência em mulheres com 75 anos ou mais é 19%; entre as de 35 anos, 9%.
Por meio do programa, a Levotiroxina já é encaminhada para a residência de mais de 100 pessoas. Além de hipotireoidismo, o Remédio em Casa atende, com a distribuição de 17 medicamentos, pacientes com hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemia (elevação no índice de colesterol).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|