Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Remédio em Casa completa cinco anos
Agosto 05, 2010

O programa Remédio em Casa comemora cinco anos de atividades e traz uma novidade na distribuição dos medicamentos aos pacientes: a inclusão de tratamento com Levotiroxina para pessoas que sofrem de hipotireoidismo. O aniversário do projeto foi celebrado pelo prefeito de São Paulo, que na manhã da última quarta-feira (04/08) visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Brasília, no Jardim São Luiz, Zona Sul da Capital.

"São cinco anos de um extraordinário programa, que já atendeu a milhares de pessoas que têm o conforto e a comodidade de receber o seu tratamento em casa. É um programa que deu certo e que continua se expandindo. Ele nos enche de orgulho por conta dos seus resultados", comemorou o prefeito.

Nesses cinco anos, mais de 160 mil pessoas se cadastraram no programa. Ele foi iniciado em cinco UBSs. Atualmente, está em todas as 434 unidades da rede. "Em se tratando de atendimentos em domicílio, este é um número muito expressivo para uma cidade como São Paulo", ressaltou o prefeito.

Quem também festejou a data foi o secretário municipal da Saúde. "Esse aniversário marca um momento muito importante para o programa, que é muito amplo e cresce cada vez mais", afirmou o secretário, enumerando a grandeza do projeto: "Em média, atendemos dois milhões de receitas médicas por mês. É um conforto para os pacientes. Além disso, eles recebem todo um acompanhamento permanente até a recuperação plena".

Implantado em julho de 2005, o programa Remédio em Casa tem como principal objetivo entregar no domicílio medicamentos suficientes para 90 dias a portadores de doenças crônicas, estáveis e controlados clinicamente, em acompanhamento nas unidades de saúde.

Combate ao hipotireoidismo

A rede pública municipal de saúde disponibiliza desde o mês passado três apresentações da Levotiroxina para o tratamento de hipotireoidismo (25, 50 ou 100 microgramas). Se preferir, em vez de receber o medicamento em casa, por meio do Remédio em Casa, o paciente pode retirá-lo nas farmácias das UBSs da Capital.

Doença que se caracteriza pela diminuição da função da tireóide, o hipotireoidismo compromete a produção de hormônios vitais para o bom funcionamento do metabolismo. Um estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) estima que o hipotireoidismo acometa cerca de cinco milhões de brasileiros.

O hipotireoidismo é sete vezes mais comum entre as mulheres, sobretudo por causa da produção hormonal. Pessoas com mais idade também têm mais risco de desenvolver a doença. O estudo da UERJ revela que a incidência em mulheres com 75 anos ou mais é 19%; entre as de 35 anos, 9%.

Por meio do programa, a Levotiroxina já é encaminhada para a residência de mais de 100 pessoas. Além de hipotireoidismo, o Remédio em Casa atende, com a distribuição de 17 medicamentos, pacientes com hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemia (elevação no índice de colesterol).


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>