Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Lapa recebe 1º ponto de entrega de materiais recicláveis da capital
Março 10, 2008

A prefeitura de São Paulo inaugurou neste sábado (08/03) o primeiro Ponto de Entrega Voluntária Monitorado (PEVM) da cidade, instalado no Clube Escola da Lapa - Pelezão, na Zona Oeste. O PEVM ampliará as oportunidades de reciclagem em São Paulo, e receberá resíduos domésticos recicláveis 24 horas por dia, todos os dias da semana.

"Queremos que este ponto sirva de referência para outros que com certeza serão criados na cidade de São Paulo. Cada vez mais a coleta seletiva é uma exigência das grandes cidades, porque ela vai contribuir para melhorar a qualidade do meio ambiente", disse o prefeito Gilberto Kassab. "Aqui na Lapa, esperamos que com essa ação, com os resultados que serão divulgados com muita freqüência, possamos alertar os paulistanos a contribuir e incentivá-los a fazer mais pelo meio ambiente na cidade".

O PEVM da Lapa contará com monitores capacitados para orientar os usuários sobre a destinação adequada de resíduos. A presença do agente ambiental visa a multiplicar a consciência sócio-ambiental e promover a inclusão social de catadores. Feitos de aço, os PEVMs foram projetados para resistir a atos de vandalismo e para integrar-se harmoniosamente ao cenário urbano. Seu desenho foi inspirado nas bancas de jornal da cidade, já assimiladas à paisagem.

Cada unidade (vazia) pesa 40 toneladas, conta com dispositivos de segurança para impedir a retirada dos materiais e terá capacidade para receber até 20 toneladas de lixo por mês. Três vezes por semana, um caminhão da Prefeitura recolherá o material e o transportará para uma cooperativa na Vila Leopoldina, que ficará responsável por sua triagem, prensagem e armazenamento até que as empresas recicladoras o retirem para reprocessá-lo.

Os postos receberão cinco tipos de resíduos domésticos: metal, papel, plástico, vidro e óleo de cozinha. Os resíduos sólidos serão acondicionados em sacos de plástico, e o líquido, em bombas impermeáveis também de plástico. O objetivo é motivar aqueles que ainda não praticam a reciclagem a adotar a prática e ampliar o número de pontos de coleta seletiva a fim de facilitar a vida de quem já separa os resíduos. Além disso, os PEVMs terão um importante papel social ao promover a inclusão de catadores no mercado formal de trabalho.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

[Convide um(a) amigo(a)] a ler esta página [Efetue um comentário sobre esta reportagem]

Outras notícias

Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira

Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.

Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece

Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.

Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.

+ Mais notícias

Mais Ofertas