|
Programa Quero Fazer oferece teste de HIV em locais frequentados por gays Setembro 26, 2011
A Secretaria da Saúde, em parceria com a ONG Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada, o Ministério da Saúde e a Prefeitura de São Paulo, manterá uma unidade móvel para testes rápidos de HIV em locais da capital paulista frequentados pela população LGBTT. O programa itinerante Quero fazer, que também conta com a participação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid/Brasil), quer incentivar o diagnóstico precoce do vírus da aids entre a população.
Desde domingo, 25, - e ficará durante três meses - o trailer do Quero Fazer está estacionado no Largo do Arouche, região central da capital. As atividades acontecerão aos domingos, das 16h às 20h. Além da realização dos testes, educadores do programa vão circular entre os frequentadores da região para conversar sobre a importância da prevenção e do teste rápido, além de distribuírem camisinhas.
Até janeiro de 2014
Depois do Largo do Arouche, o trailer do programa vai seguir para o Parque do Carmo e para o "autorama" do Parque Ibirapuera, também por três meses em cada um dos lugares, e sempre aos domingos. O objetivo é oferecer o exame em horários alternativos aos serviços de testagem já disponíveis na rede pública de saúde. Outros pontos também estão sendo estudados para receber o trailer do programa, que deve atuar até janeiro de 2014 em São Paulo.
"O diagnóstico precoce é extremamente importante para garantir a qualidade de vida dos portadores de HIV/aids e diminuir a mortalidade pela doença", afirma Maria Clara Gianna, responsável pelo programa estadual de DST/AIDS. A testagem do Quero Fazer é voluntária e sigilosa. E a confidencialidade de todas as informações obtidas no processo de utilização dos serviços é garantida e assegura que a população LGBTT acesse esse serviço sem nenhuma situação constrangedora ou discriminação.
Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria da Saúde
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo. Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
+ Mais notícias
|
|