Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Programa Quero Fazer oferece teste de HIV em locais frequentados por gays
Setembro 26, 2011

A Secretaria da Saúde, em parceria com a ONG Associação Espaço de Prevenção e Atenção Humanizada, o Ministério da Saúde e a Prefeitura de São Paulo, manterá uma unidade móvel para testes rápidos de HIV em locais da capital paulista frequentados pela população LGBTT. O programa itinerante Quero fazer, que também conta com a participação da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid/Brasil), quer incentivar o diagnóstico precoce do vírus da aids entre a população.

Desde domingo, 25, - e  ficará durante três meses - o trailer do Quero Fazer está estacionado no Largo do Arouche, região central da capital. As atividades acontecerão aos domingos, das 16h às 20h. Além da realização dos testes, educadores do programa vão circular entre os frequentadores da região para conversar sobre a importância da prevenção e do teste rápido, além de distribuírem camisinhas.

Até janeiro de 2014

Depois do Largo do Arouche, o trailer do programa vai seguir para o Parque do Carmo e para o "autorama" do Parque Ibirapuera, também por três meses em cada um dos lugares, e sempre aos domingos. O objetivo é oferecer o exame em horários alternativos aos serviços de testagem já disponíveis na rede pública de saúde. Outros pontos também estão sendo estudados para receber o trailer do programa, que deve atuar até janeiro de 2014 em São Paulo.

"O diagnóstico precoce é extremamente importante para garantir a qualidade de vida dos portadores de HIV/aids e diminuir a mortalidade pela doença", afirma Maria Clara Gianna, responsável pelo programa estadual de DST/AIDS. A testagem do Quero Fazer é voluntária e sigilosa. E a confidencialidade de todas as informações obtidas no processo de utilização dos serviços é garantida e assegura que a população LGBTT acesse esse serviço sem nenhuma situação constrangedora ou discriminação.

Da Agência Imprensa Oficial e da Secretaria da Saúde

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>