Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Cuidados especiais previnem ocorrências de queda de árvores
Janeiro 06, 2011

As quedas de árvores durante o período do verão são ocorrências comuns na cidade de São Paulo. Engana-se, no entanto, quem pensa que os temporais e as ventanias são os únicos responsáveis por esses acontecimentos. Plantio incorreto, cupins, fungos apodrecedores, corte de raízes e idade do vegetal são fatores que, somados à temporada das chuvas, levam as árvores ao chão, causando prejuízos materiais e, em alguns casos, perdas de vida.

Nem sempre é fácil, para o leigo, identificar uma árvore que está com risco de queda. Por isso, a Defesa Civil aconselha que se alerte a Subprefeitura de seu bairro sempre que houver suspeita de acidente. A remoção de árvores pode ser feita apenas por pessoas autorizadas (funcionários da Prefeitura e bombeiros).

A retirada ocorre não apenas nos casos de risco de queda, mas também quando a vegetação estiver prejudicando a sinalização de trânsito, atrapalhando o desenvolvimento de outras árvores, colocando em risco a fiação elétrica ou interferindo de forma prejudicial no patrimônio público ou privado.

Propagandas em muros e postes pela Cidade divulgam serviços de poda e remoção, feitos ilegalmente por pessoas que nem sempre estão capacitadas para isso.

Plantio

Para o plantio em vias públicas, as espécies mais aconselháveis são aquelas que não atingem dimensões muito grandes, não necessitam de cuidados especiais e ofereçam uma ornamentação agradável.

A necessidade de mais áreas verdes não deixa dúvidas sobre a importância do plantio e conservação das árvores na Cidade. Isso pode e deve ser cada vez mais incentivado, desde que feito de forma correta e orientada. Em situação de risco de queda de árvores, informe a subprefeitura de sua região ou a Defesa Civil pelo telefone 199.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>