Quarteto da Cidade de São Paulo e Léa Freire lançam série de vídeos em que se apresentam juntos

Agosto 20, 2020

Dois dias de concertos na Sala do Conservatório do Theatro Municipal marcaram o encontro entre Léa Freire e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Deste encontro especial vem uma série de vídeos com filmes de Lucas Weglinski e Felipe Senna. O primeiro deles, lançado no dia 19 de agosto, traz a música "Astral", uma peça nova de Léa que estreia neste projeto. Assista aqui: https://youtu.be/sFu1lGQqEYo.

"Umas das experiências mais marcantes desses últimos anos foi este convite. O Quarteto vem desenvolvendo um trabalho lindo juntos aos compositores brasileiros contemporâneos, executando suas obras com arranjos especialmente feitos para eles e com o compositor convidado. Tive a honra de ser convidada." - conta a flautista. Léa, por sua vez, convidou o maestro Felipe Senna e Carol Panesi para colaborarem com ela na criação dos arranjos.

Foram escolhidas seis peças, mixadas por Felipe e "cinepoetizadas" por Lucas, definição adotada por Léa como palavra nova que significa que um cineasta pega a sua música e veste de imagens, como se fosse uma letra. A captação do áudio foi feita por Beto Mendonça, do Estúdio 185.

Os vídeos serão lançados a partir de 19 de agosto no canal do Youtube da Maritaca Discos. Depois de Astral, os seguintes são Fé (em 26/8), Risco (2/9), Ares de Bolero (18/09), Turbulenta (23/9) e Mamulengo (30/9). Nesse projeto, Léa toca piano e flauta, além de ser responsável pela criação de alguns dos arranjos.

Corpo artístico do Theatro Municipal, o Quarteto de Cordas é formado por Betina Stegmann e Nelson Rios nos violinos, Marcelo Jaffé na viola e Rafael Cesário no violoncelo. O grupo foi premiado sete vezes como Melhor Conjunto Camerístico da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e por três vezes com o Prêmio Carlos Gomes.

Reconhecida como uma das principais flautistas brasileiras, e com uma vasta obra como compositora e arranjadora, Léa também acabou de revelar outra face musical com seu novo disco, CinePoesia, que traz a instrumentista agora ao piano solo, além de propor um diálogo entre som e imagens. Outra parceria com Lucas Weglinski, todas as músicas vêm acompanhadas por filmes que fazem uma narrativa das composições. A proposta é a de um disco filme.

Ficha Técnica

Quarteto de Cordas de Cidade de São Paulo Convida Léa Freire
Quarteto de Cordas: Betina Stegmann (violino), Nelson Rios (violino), Marcelo Jaffé (viola), Rafael Cesario (cello) & Léa Freire (piano).
Filme de Felipe Senna e Lucas Weglinski (AGALMA FILMES)
Gravação de áudio: Beto Mendonça (Estúdio 185 Apodi)
Mixagem: Felipe Senna (NINHODOCORVO)
Câmeras: Raul Zito, Acauã Sol, Lucas Weglinski, Mayra Azzi e Yudji Oliveira
Edição: Von Rabenhorst & Lucas Weglinski (AGALMA FILMES & NINHODOCORVO)
Gravado na Sala do Conservatório do Theatro Municipal de São Paulo Brasil, em 2019. Lançamento MARITACA DISCOS.