Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Prefeitura anuncia nova fase do Programa de Proteção ao Pedestre
Novembro 11, 2011

O prefeito de São Paulo anunciou na manhã desta quinta-feira (10/11) a segunda fase do Programa de Proteção ao Pedestre no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET), na Barra Funda, Zona Oeste da cidade. O foco do Programa, que já trouxe avanços na preservação de vidas na 1ª Zona Máxima de Proteção ao Pedestre, na região central, passa a ser voltado para a conscientização do pedestre no trânsito.

 

“Hoje apresentamos os resultados da primeira fase e a ampliação do Programa de Proteção ao Pedestre, fundamental para que possamos continuar conquistando uma maior adesão do conhecimento dessas medidas. Os níveis já são muito expressivos, incentivam e mostram que estamos no caminho certo e que é possível mudar o hábito de motoristas e pedestres, respeitando uns aos outros para uma cidade melhor”, afirmou o prefeito. 

 

Entre as ações que começam a ser implementadas está a ação do “Homem-Faixa” nos CEUs da cidade em companhia de educadores da CET; a nova campanha da TV, que agora é voltada para o pedestre; a implantação de novos ciclos semafóricos para reduzir a espera de pedestres; a implantação de semáforos com maior tempo de vermelho piscante; novos prolongamentos de avanço de calçadas, bem como a participação de agentes de trânsito em ações educativas nas escolas.

 

“Nesta segunda etapa o foco será principalmente o pedestre, para que ele também respeite a travessia. Nós tivemos um avanço significativo do respeito dos motoristas e agora procuramos uma compreensão dos pedestres. Para obter uma carteira de habilitação, os motoristas devem conhecer as leis de trânsito, o pedestre não tem essa obrigatoriedade de conhecer as leis. Por isso apelamos aos motoristas que sempre respeitem os pedestres, mas queremos que os pedestres também sigam as regras para uma cidade com mais harmonia”, destacou o secretário municipal de Transporte.

 

A campanha publicitária já começou e ela chama atenção para a importância da participação do pedestre para tornar o trânsito mais seguro. As ações educativas também entram numa nova fase onde a CET irá atuar de forma mais efetiva junto aos formadores de opinião e no trabalho educativo com crianças e adolescente. Esta semana tem início o projeto denominado Homem-Faixa nos CEUs. A intenção é promover a visita do personagem símbolo do Programa, o Homem-Faixa, aos 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) existentes na Capital.

 

Pelo cronograma, o Homem-Faixa irá visitar dois CEUs por dia, sempre das 11h às 12h, e à tarde, das 14h às 15h. A sinopse da dinâmica que será utilizada é contar a história de dois amigos que todos os dias fazem o mesmo percurso para ir à escola. Num belo dia percebem que a faixa de pedestre desapareceu. Começa então uma aventura para investigar o paradeiro da faixa. Ao longo dessa busca os dois amigos vão discutindo a finalidade da faixa e o texto também dá dicas de uma travessia segura.

 

No final chegam à conclusão de que a faixa sumiu porque ninguém dá atenção a ela. Neste momento, com a ajuda da platéia, trazem a faixa de volta e o Homem-Faixa entra na história. Na sequência é feita uma gincana com as crianças abordando situações de pedestre no trânsito. Estima-se a presença de 150 estudantes por apresentação e a programação segue até 16 de dezembro.

 

Agentes nas escolas

 

Outra iniciativa que já está sendo planejada para março de 2012 é a realização de palestras por agentes de trânsito nas escolas públicas, dentro de um projeto-piloto desenvolvido pela Gerência de Educação da CET. Nesta atividade, o agente ficará em frente a uma escola orientando a travessia e, na sequência irá até a sala de aula para ter um contato direto com os alunos.

 

A CET também acaba de concluir uma nova pesquisa de percepção do condutor em relação ao respeito à faixa de segurança. Feita entre os dias 9 de outubro e 4 de novembro, ela revela que o respeito ao pedestre melhorou, passando de 10,4% antes da implantação do Programa de Proteção ao Pedestre, para 25,1% em agosto e, atualmente, o grau de obediência dos motoristas está em 32,2%.

 

Esses números indicam que a estratégia inicial de se investir na educação dos motoristas está surtindo efeito. Agora, então, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e a CET se concentram na conscientização do pedestre.

 

Assim como aumentou o respeito do condutor quanto à preferência do pedestre, o conhecimento do Programa pelo seu público-alvo também está melhor: num universo de 410 pedestres entrevistados, o conhecimento da Campanha melhorou de 48,1% em maio para 77,1% atualmente. Entre a mesma amostra de motoristas ouvidos (410 condutores), o índice de conhecimento passou de 57,3% em maio para 83,6% na atualidade.

 

Números

 

A CET registrou uma nova tendência de queda, agora de 66,6%, no número de mortes provocadas por atropelamentos dentro da área abrangida pela 1ª. Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP) Centro/Paulista. O estudo atual foi feito no período de 11 de maio a 31 de julho de 2008, 2009, 2010 e 2011. Nos dois primeiros anos analisados, houve, respectivamente, um registro de oito e seis óbitos de transeuntes na região. Em 2010, foram nove mortes enquanto, no mesmo período de 2011, foram registrados três óbitos de pedestres na ZMPP.

 

O levantamento de agora confirma a tendência de diminuição na soma dos óbitos de pedestres, corroborando o êxito da Campanha empreendida pela Administração Municipal que teve início em 11 de maio deste ano, para marcar o advento da Década de Ação para a Segurança Viária estabelecida pela Assembléia Geral da ONU.

 

O período avaliado nesse estudo mais recente representa 82 dias de vigência do PPP e faz analogias com épocas anteriores à Campanha. A metodologia usada pela CET foi cruzar dados de mortes com base nos boletins registrados pelo Instituto Médico Legal (IML) e boletins de ocorrência de acidentes de trânsito cadastrados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

 

O estudo também revela uma redução de 32,6% no número de atropelamentos na ZMPP entre 11 de maio e 31 de julho, em dados comparativos com o mesmo período de 2010. Em 2011, foram 97 atropelamentos nesses meses ante 144 em 2010.

 

Conforme já divulgado, o Programa de Proteção ao Pedestre tem como meta baixar entre 40% e 50% o número de mortes por atropelamentos na Cidade até o fim de 2012. Em 2010, a cidade de São Paulo contabilizou 7.007 atropelamentos, resultando na morte de 630 pedestres.

 

A idéia é provocar uma mudança de comportamento de todos os atores do trânsito com relação ao respeito à faixa de segurança e prioridade à vida. Esse objetivo consiste, na sua essência, num processo contínuo de Educação para o Trânsito e Cidadania. É evidente que isso demanda tempo e requer atenção redobrada de todos os que circulam pelas ruas da Capital, seja por meio de veículos motorizados, bicicletas ou a pé.

 

O trabalho de orientadores de pedestre está sendo feito na cidade com 833 orientadores de travessia contratados e um grupo de dez mímicos. A mudança conceitual tem surtido efeito, pois a quantidade de atropelamentos em São Paulo vem diminuindo gradativamente ano após ano: em 2010, de 11 de maio a 31 de julho, ocorreram 1.617 atropelamentos  no Município de São Paulo ante 1.516 no mesmo período de 2011. Uma diminuição de 6,2%.

 

As mortes de pedestres no município de São Paulo vêm caindo: a evolução para o período de 11 de maio a 31 de julho mostra que, em 2010, morreram 138 pessoas que andavam a pé no trânsito paulistano ante 120 óbitos registrados em igual período observado de 2011.

 

Sinalização

 

Do segundo semestre de 2010 até outubro de 2011, já foram pintadas ou revitalizadas 14 mil faixas de pedestre em toda a Cidade. Quanto à implantação de sinalização semafórica, vale frisar que, só nos dez primeiros meses deste ano, já foram instalados 571 semáforos específicos para pedestres no Município. Além disso, já foram implantadas 302 botoeiras para uso dos passantes.

 

Para diminuir os riscos de acidentes de trânsito, a CET vem adotando melhorias na sinalização horizontal, contemplando a manutenção ou implantação de faixas de segurança, nos arredores das escolas. Desde o seu início em junho até o dia 7 de novembro, o Programa de Manutenção e Implantação de Faixas de Pedestres nas Escolas já executou 539 projetos de revitalização/colocação de faixas em áreas escolares, beneficiando 612 estabelecimentos de ensino. Esses 539 projetos sinalizaram 1.867 faixas de travessia (das quais 877 foram implantadas, ou seja, são novas; e 990, repintadas).

 

Para garantir ainda mais segurança na travessia de faixas semaforizadas, a CET também vem testando uma sutil mudança semafórica, na Cidade. Desde o dia 25 de outubro, a CET aumentou o tempo de vermelho piscante para os pedestres no cruzamento da Avenida Juscelino Kubitscheck com a Rua Prof. Geraldo Ataliba, no Itaim-Bibi.

 

Antes, o semáforo do pedestre nessa interseção ficava 8 segundos na cor verde e 4 segundos em vermelho piscante. Com a alteração, o tempo mudou para 5 segundos no verde e 8 segundos no vermelho piscante (13 segundos no total). A finalidade é proporcionar mais conforto ao pedestre para terminar a travessia, sem pressa. Esta novidade continuará em estudo e, até o final deste mês, será apresentado um balanço da viabilidade da medida. A idéia é ampliar o conceito para um grupo de ruas na área central e, posteriormente, para toda a Cidade.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/protecaopedestres11nov2011.php on line 94

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/protecaopedestres11nov2011.php on line 94

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/protecaopedestres11nov2011.php on line 94
Mais Ofertas
?>
Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/protecaopedestres11nov2011.php on line 104

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/protecaopedestres11nov2011.php on line 104

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/protecaopedestres11nov2011.php on line 104