Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

CET amplia o Programa de Proteção ao Pedestre para toda a capital
Setembro 06, 2011

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) iniciou na quinta-feira, 1º de setembro, a extensão do Programa de Proteção ao Pedestre para toda a cidade de São Paulo. A ampliação está sendo estruturada a partir do aumento do número de áreas e corredores que receberão diariamente a atuação dos orientadores de pedestres no trabalho de conscientização do programa. Ao todo, oito novas áreas e seis corredores contarão com as equipes educacionais e, a partir de 19 de setembro, a fiscalização será intensificada pelos agentes de trânsito nessas áreas.

Os novos locais escolhidos são considerados pólos irradiadores e foram identificados também como áreas que possuem cruzamentos com elevado índice de atropelamentos. Essa ampliação mantém a meta arrojada de proporcionar maior segurança aos usuários que circulam na Cidade e reduzir 40% e 50%, respectivamente, os atropelamentos e as mortes de pedestres até 2012. São aproximadamente 280 novos orientadores que se somarão aos 250 que já atuam na região central e na avenida Paulista. Em breve, o número chegará a 1.040 orientadores, que serão colocados em vários pontos estratégicos.

Os novos orientadores ficarão nas seguintes áreas: no largo 13 de Maio, Brás, Penha, Vila Maria, Jardim Paulista, Sapopemba, Itaquera e na região de São Miguel e também nos seguintes corredores:

Campo Limpo/Rebouças/Centro - na rua da Consolação e na região do Butantã.

Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro - ao longo da avenida Robert Kennedy.

Itapecerica/João Dias/Centro - ao longo da avenida João Dias e ao longo da Estrada de Itapecerica.

Paes de Barros - ao longo da avenida Paes de Barros.

Armando de Arruda Pereira - nas proximidades do terminal Jabaquara.

Mateo Bei - nas proximidades do terminal de ônibus do Carrão.

Desde o segundo semestre de 2010 até o fim de agosto de 2011 foram pintadas e revitalizadas 10,8 mil faixas na Cidade. Nessas novas áreas e corredores estão sendo pintadas 1,3 mil faixas e banners de travessia de pedestres e serão instaladas 216 faixas de vinil, com orientações para os motoristas sobre o respeito ao pedestre. Além disso, serão instaladas 200 novas faixas com orientações para o próprio pedestre, com os seguintes dizeres: "Pedestre, garanta seu direito: estenda a mão para iniciar a travessia na faixa", "Espere o sinal verde para atravessar", "Use sempre a faixa para atravessar a via".

Redução de acidentes

Levantamento feito pela CET em cruzamentos da Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP) Centro/Paulista que registraram atropelamentos em 2010 aponta redução de 61% nesse tipo de acidente no período de 11/5/2011 a 10/8/2011, comparado com o mesmo período do ano passado. Nos 12 meses de 2010, foram registrados 101 atropelamentos em 35 cruzamentos dentro dessa área; entre 11 de maio e 10 de agosto de 2010, o número de atropelamentos caiu para 33 nesses cruzamentos; e de 11 de maio a 10 de agosto de 2011, houve 13 atropelamentos nesses locais. É importante ressaltar que o estudo da CET se restringiu aos 35 cruzamentos em que houve atropelamentos em 2010 e não foram constatados atropelamentos nos demais cruzamentos da ZMPP.

Fonte: : A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) iniciou na quinta-feira, 1º de setembro, a extensão do Programa de Proteção ao Pedestre para toda a cidade de São Paulo. A ampliação está sendo estruturada a partir do aumento do número de áreas e corredores que receberão diariamente a atuação dos orientadores de pedestres no trabalho de conscientização do programa. Ao todo, oito novas áreas e seis corredores contarão com as equipes educacionais e, a partir de 19 de setembro, a fiscalização será intensificada pelos agentes de trânsito nessas áreas.


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas