Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prorrogadas as inscrições para o Concurso Escola de Leitores
Setembro 28, 2011


A Secretaria de Educação prorrogou as inscrições do Concurso Escola de Leitores para até dia 2 de outubro. O objetivo do concurso é fortalecer a mobilização de comunidades escolares para a promoção de projetos de formação de leitores em Redes Municipais de Ensino. O projeto é uma parceria do Instituto C&A com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e outras três prefeituras brasileiras.

O Concurso Escola de Leitores premiará projetos de promoção da leitura literária e de formação de leitores de literatura em fase de implementação ou aprimoramento e que tenham comprovado potencial de realização. Além de São Paulo, poderão se candidatar escolas das Redes Municipais de Ensino de Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), os outros parceiros do projeto.

Serão premiados até sete projetos da Rede Municipal de Ensino. Os melhores planos de trabalho receberão um prêmio em dinheiro de até R$ 12 mil e seus autores poderão participar de uma viagem à Colômbia para um intercâmbio de experiências de promoção de leitura. Além disso, os responsáveis pelas melhores ideias terão um ano de curso e acompanhamento técnico de uma organização formadora com experiência em promoção de leitura literária.

O dinheiro recebido deverá ser aplicado obrigatoriamente no projeto de leitura da escola, em investimentos como: compra de mobiliário e outros equipamentos para ambientação e funcionamento da biblioteca ou do espaço de leitura; compra de acervo de livros de literatura; despesas com transporte de representantes da comunidade escolar para realização e participação em eventos culturais com foco na promoção da leitura.

Os trabalhos inscritos só serão válidos se contemplarem quatro eixos:

Espaço: bibliotecas ou espaços de leitura ambientados de maneira orientada e adequada, que promovam o acesso ao acervo e estimulem a interação dos usuários com diferentes gêneros e suportes de leitura e com outros leitores.

Acervo: constituição de acervo com livros que expressem a diversidade e a qualidade da literatura e com outros suportes de texto que sejam relevantes e adaptados aos interesses do público atendido.

Mediação: atuação de professores-mediadores de leitura capazes de promover o gosto pela leitura literária e provocar mudanças no comportamento leitor, por meio de ações que envolvam diferentes públicos.

Gestão de projetos de leitura: eixo que permeia os demais. Diz respeito ao envolvimento constante dos responsáveis pelo projeto nas etapas de planejamento, execução e acompanhamento dos resultados de todas as ações do projeto.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online. A ficha de inscrição está disponível no site www.institutocea.org.br/concurso. Os vencedores do concurso serão divulgados na segunda quinzena de dezembro de 2011. Conheça aqui o edital completo do concurso.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>