|
Prorrogadas as inscrições para o Concurso Escola de Leitores Setembro 28, 2011
A Secretaria de Educação prorrogou as inscrições do Concurso Escola de Leitores para até dia 2 de outubro. O objetivo do concurso é fortalecer a mobilização de comunidades escolares para a promoção de projetos de formação de leitores em Redes Municipais de Ensino. O projeto é uma parceria do Instituto C&A com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e outras três prefeituras brasileiras.
O Concurso Escola de Leitores premiará projetos de promoção da leitura literária e de formação de leitores de literatura em fase de implementação ou aprimoramento e que tenham comprovado potencial de realização. Além de São Paulo, poderão se candidatar escolas das Redes Municipais de Ensino de Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), os outros parceiros do projeto.
Serão premiados até sete projetos da Rede Municipal de Ensino. Os melhores planos de trabalho receberão um prêmio em dinheiro de até R$ 12 mil e seus autores poderão participar de uma viagem à Colômbia para um intercâmbio de experiências de promoção de leitura. Além disso, os responsáveis pelas melhores ideias terão um ano de curso e acompanhamento técnico de uma organização formadora com experiência em promoção de leitura literária.
O dinheiro recebido deverá ser aplicado obrigatoriamente no projeto de leitura da escola, em investimentos como: compra de mobiliário e outros equipamentos para ambientação e funcionamento da biblioteca ou do espaço de leitura; compra de acervo de livros de literatura; despesas com transporte de representantes da comunidade escolar para realização e participação em eventos culturais com foco na promoção da leitura.
Os trabalhos inscritos só serão válidos se contemplarem quatro eixos:
Espaço: bibliotecas ou espaços de leitura ambientados de maneira orientada e adequada, que promovam o acesso ao acervo e estimulem a interação dos usuários com diferentes gêneros e suportes de leitura e com outros leitores.
Acervo: constituição de acervo com livros que expressem a diversidade e a qualidade da literatura e com outros suportes de texto que sejam relevantes e adaptados aos interesses do público atendido.
Mediação: atuação de professores-mediadores de leitura capazes de promover o gosto pela leitura literária e provocar mudanças no comportamento leitor, por meio de ações que envolvam diferentes públicos.
Gestão de projetos de leitura: eixo que permeia os demais. Diz respeito ao envolvimento constante dos responsáveis pelo projeto nas etapas de planejamento, execução e acompanhamento dos resultados de todas as ações do projeto.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente online. A ficha de inscrição está disponível no site www.institutocea.org.br/concurso. Os vencedores do concurso serão divulgados na segunda quinzena de dezembro de 2011. Conheça aqui o edital completo do concurso.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto. A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação. Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026. Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS. Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado. Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
+ Mais notícias
|