Projeto Restaurante-Escola abre inscrições para início de nova turma Abril 11, 2011
O projeto Restaurante-Escola abre inscrições para jovens interessados em participar do novo curso de gastronomia. Estão em oferta 60 vagas. Os candidatos devem morar em São Paulo, ter idade entre 17 e 20 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, ou R$ 272,50. As inscrições devem ser feitas no período de segunda (11/4) a sexta-feira (15/4), na Fundação Jovem Profissional, avenida 9 de Julho, 399, Bela Vista.
Resultado de parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, o projeto funciona na esplanada da Câmara de Vereadores. Desde 2004, ele já capacitou e formou 850 jovens, dos quais 85% estão incluídos no mercado de trabalho do setor de alimentação, por intermédio de parcerias com empresas privadas. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads), em convênio com a Fundação Jovem Profissional, a iniciativa ganhou força a partir de 2007 com o apoio da Secretaria Municipal do Trabalho, responsável pelo pagamento de bolsa aos jovens estudantes.
As aulas, ministradas por professores da Universidade Anhembi-Morumbi, são diárias, de segunda a sexta-feira, com oito horas de duração. Elas são realizadas na área do próprio restaurante e preparam, durante sete meses, alunos, que recebem aprendizagem para trabalhar em restaurantes, hotéis, lanchonetes, padarias e também como ajudante de cozinha.
Fazem parte do conteúdo das aulas noções de culinária, como a confecção de pães e massas, e atividade como arrumação de mesa, serviço de garçom, recepção de clientes, técnicas de higiene e estocagem de alimentos. Os estudantes participam de atividades teóricas e práticas do ramo gastronômico que abrange a arte culinária, o serviço de bebidas, os utensílios usados no preparo dos alimentos, serviço de mesa, além dos aspectos culturais que acompanham o preparo das refeições.
Os estudantes têm também aulas de atendimento no salão, bar e cafeteira, aprendem a fazer comidas típicas brasileira, italiana e francesa, entre outras. Eles recebem ainda noção de administração de restaurante e vivenciam os serviços de maître, garçom, cumin, confeiteiro, saladeira, masseira, barista para que possam melhor identificar suas habilidades e vocação. Além da oportunidade de qualificação, os jovens recebem noções de cidadania e um auxílio pecuniário de R$ 626,75 por meio do programa Bolsa Trabalho.
Segundo a coordenadora do Restaurante-Escola, Teresa Suplicy, a bolsa é fundamental para que os jovens possam participar do curso. “O valor viabiliza a vinda dos jovens para o curso, pois a maior parte dos alunos reside em regiões afastadas da Cidade e pegam, em média, de duas a três conduções para assistir às aulas. Além disso, permite que eles mesmos contribuam para os orçamentos de suas famílias”, ressalta.
Bolsa-Trabalho
Gerenciado pela Supervisão Geral de Qualificação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), o programa Bolsa-Trabalho é regido pela Lei nº 13.841, de 7 de junho de 2004. Ele contempla jovens na faixa etária de 16 a 20 anos pertencentes a famílias cuja renda por pessoa seja equivalente ou inferior a meio salário mínimo nacional vigente, que estejam matriculados em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino ou tenham concluído o Ensino Médio, inclusive profissionalizante.
Para participar do programa Bolsa-Trabalho, o jovem precisa comprovar domicílio no Município de São Paulo, estar desempregado e não receber o seguro-desemprego. Deve comprovar também freqüência mínima de 85% nas aulas (escola convencional), mês a mês (durante a participação no programa), e manter o mesmo índice de freqüência no curso (mínimo de 85%), para que receba o auxílio pecuniário mensal.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|