Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Nova edição do projeto 'A Arte de Contar Histórias' começa dia 16
Outubro 15, 2010

Com o objetivo de despertar o interesse e a atenção para a atividade de artistas que se profissionalizaram na atividade de narrar histórias, a 6ª edição do Festival A Arte de Contar Histórias convida grupos e público para se reunirem, de 16 a 24 de outubro, com programação especial.

A abertura acontece dia 16, às 10h, na Biblioteca Pública Hans Christian Andersen, na Zona Leste, com a Cia. Vôos. A narração continua com rodas de histórias e cortejo comandado pelo Grupo Pé de Zamba, às 14h.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento ocorre sempre no mês de outubro por conta do Dia das Crianças e promove ações em bibliotecas públicas, bosques de leitura, roteiros do ônibus-biblioteca, pontos de leitura e, pela primeira vez, também no Centro Cultural São Paulo, que encerra a programação, dia 24, às 10h, com o grupo Os tapetes contadores de histórias.

Contadores que viajam o Brasil todo e fazem turnês pelo exterior, Lenice Gomes, de Pernambuco, Rosana Mont’Alverne, de Minas Gerais e Fabiano Moraes, do Espírito Santo são os convidados especiais desta edição.

Moraes é mestre em Linguística e graduado em Letras-Português, além de trabalhar como escritor, tendo coorganizado junto com Lenice Gomes o livro Histórias de quem conta histórias, pela Editora Cortez, que será apresentado na mesa-redonda de sábado, dia 23, na BP Hans Christian Andersen. A obra é uma coletânea de contos escritos por contadores de histórias do Brasil, de Portugal e do México.

Em Histórias para matutar, escolhida para narração no Festival, a palavra matuto, além de designar o indivíduo que vive no mato, refere-se àquele que, desconfiando da própria sombra, é dado a cogitar e cismar. Juntando esses sentidos a um terceiro, que indica o indivíduo sabido e matreiro, tem-se o personagem condutor. “São contos de esperteza e contos do interior que trazem no seu cerne a sabedoria do matuto, do homem do povo", explica Moraes.

Integrando a programação, dia 17, às 13h30, a Cia. Algazarra Teatral apresenta Contos populares portugueses, na BP Vicente Paulo Guimarães, na zona leste. “Dentro de sua atual linha de pesquisa, a herança cultural, que herdamos dos portugueses nos remete a narrativa espontânea, natural e necessária ao homem na sua existência comunitária e as tradições de um povo”, explica o grupo.

Com público crescente a cada edição, o evento reuniu, em 2009, aproximadamente 12 mil pessoas. Toda a programação tem entrada gratuita.

Confira a programação completa


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>