Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Nova edição do projeto 'A Arte de Contar Histórias' começa dia 16
Outubro 15, 2010

Com o objetivo de despertar o interesse e a atenção para a atividade de artistas que se profissionalizaram na atividade de narrar histórias, a 6ª edição do Festival A Arte de Contar Histórias convida grupos e público para se reunirem, de 16 a 24 de outubro, com programação especial.

A abertura acontece dia 16, às 10h, na Biblioteca Pública Hans Christian Andersen, na Zona Leste, com a Cia. Vôos. A narração continua com rodas de histórias e cortejo comandado pelo Grupo Pé de Zamba, às 14h.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento ocorre sempre no mês de outubro por conta do Dia das Crianças e promove ações em bibliotecas públicas, bosques de leitura, roteiros do ônibus-biblioteca, pontos de leitura e, pela primeira vez, também no Centro Cultural São Paulo, que encerra a programação, dia 24, às 10h, com o grupo Os tapetes contadores de histórias.

Contadores que viajam o Brasil todo e fazem turnês pelo exterior, Lenice Gomes, de Pernambuco, Rosana Mont’Alverne, de Minas Gerais e Fabiano Moraes, do Espírito Santo são os convidados especiais desta edição.

Moraes é mestre em Linguística e graduado em Letras-Português, além de trabalhar como escritor, tendo coorganizado junto com Lenice Gomes o livro Histórias de quem conta histórias, pela Editora Cortez, que será apresentado na mesa-redonda de sábado, dia 23, na BP Hans Christian Andersen. A obra é uma coletânea de contos escritos por contadores de histórias do Brasil, de Portugal e do México.

Em Histórias para matutar, escolhida para narração no Festival, a palavra matuto, além de designar o indivíduo que vive no mato, refere-se àquele que, desconfiando da própria sombra, é dado a cogitar e cismar. Juntando esses sentidos a um terceiro, que indica o indivíduo sabido e matreiro, tem-se o personagem condutor. “São contos de esperteza e contos do interior que trazem no seu cerne a sabedoria do matuto, do homem do povo", explica Moraes.

Integrando a programação, dia 17, às 13h30, a Cia. Algazarra Teatral apresenta Contos populares portugueses, na BP Vicente Paulo Guimarães, na zona leste. “Dentro de sua atual linha de pesquisa, a herança cultural, que herdamos dos portugueses nos remete a narrativa espontânea, natural e necessária ao homem na sua existência comunitária e as tradições de um povo”, explica o grupo.

Com público crescente a cada edição, o evento reuniu, em 2009, aproximadamente 12 mil pessoas. Toda a programação tem entrada gratuita.

Confira a programação completa


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>