Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Programa auxilia jovens carentes e preserva meio-ambiente
Julho 03, 2009
Por Bruno César de Godoy

Qual é o destino daquele computador antigo, que foi substituído por questões funcionais ou evolutivas, ou não é mais utilizado, seja no trabalho ou em casa? Muitos são abandonados ou até mesmo jogados no lixo, fato que é totalmente prejudicial ao meio-ambiente. Na maioria das vezes, os proprietários desconhecem qualquer local que possa acolher esse tipo de aparelho e acabam se desfazendo do material. A preocupação com a poluição e afins, é deixada de lado.

Então, que medida é certa a ser tomada, seja por empresas ou apenas por um simples usuário? As máquinas que não funcionam podem render futuro para jovens, beneficiar entidades e ainda, ajudar a natureza. Parece estranho. Mas isso existe e é real. Atento a esse "lixo eletrônico" que era descartado em números alarmantes, a Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Públicas e Sociais, firmou parceria com o Governo Federal e criou o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC Oxigênio), uma oficina que recebe, recondiciona e repassa os computadores a entidades que atendem pessoas menos favorecidas e incentivam a inclusão digital, como os Tele-Centros, escolas e bibliotecas públicas.

O CRC fica no Espaço Social Oxigênio em Guarulhos e possui gerência, pessoal técnico e espaço físico para desenvolver todo o trabalho: da seleção até a entrega dos equipamentos. Lá os jovens recebem formação técnica em habilidades de montagem e recondicionamento de computadores. Vale ressaltar que tudo é reaproveitado. Se a peça não pode ser mais útil, ela é reciclada.

Qualquer cidadão pode colaborar e a Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Públicas e Sociais também recebe outras doações, porque - além do Centro de Recondicionamento de Computadores -, existem outros projetos em prol de desenvolvimento de pessoas e do planeta, como o "PlanSeQ - Plano Setorial de Qualificação" para beneficiários do Bolsa Família que atua nas áreas de Construção Civil, Turismo e Petróleo e Gás, o "Óleo Vivo" que visa dar um destino ecológico e legalizado para o óleo utilizado em frituras de alimentos e o "MOVA" Movimento para Alfabetização de Adultos. Basta entrar em contato pelo telefone (11) 3051-3420 ou pelo e-mail crc.guarulhos@oxigenio.org.br. Eles também recebem diretamente no local (Rodovia Helio Smitd, s/n, Aeroporto de Guarulhos) em Guarulhos ou buscam os equipamentos, se necessário.

Já os jovens que desejam participar dos projetos, devem acessar o site http://www.oxigenio.org.br/ para saber mais informações. Se você possui algo que não tem utilidade, doe. O objeto pode não ter importância ou valor, mas pode mudar a vida de centenas de pessoas.

 


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas