Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

SP cria programa para soropositivos que querem largar o cigarro
Junho 24, 2009

O Centro de Referência e Tramento da Aids (CRT/Aids), órgão vinculado à Secretaria da Saúde, vai iniciar em breve um programa de conscientização e tratamento para os soropositivos que desejam parar de fumar. O programa prevê acompanhamento de psicólogos e psiquiatras, além do fornecimento de medicamentos.

A exposição à fumaça do cigarro aumenta o risco desses pacientes contraírem doenças pulmonares relacionadas ao tabaco. O risco é muito maior se comparado às pessoas que não possuem o vírus HIV.

"Está provado que a fumaça do cigarro potencializa ainda mais os riscos de algumas doenças, como enfisema e pneumonia, em pacientes soropositivos. O risco atinge não apenas aquelas pessoas que fumam, mas também os fumantes passivos, que também ficam muito expostos aos malefícios do cigarro", afirma o infectologista José Valdez Ramalho Madruga, diretor da unidade de pesquisa de novos medicamentos do Centro de Referência e Treinamento/DST.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Yale, por exemplo, demonstrou que fumantes soropositivos têm mais probabilidade de desenvolver uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como o enfisema e a bronquite, do que fumantes não infectados pelo vírus HIV. O estudo, feito com 895 pacientes soropositivos e 653 soronegativos, concluiu que pacientes infectados pelo HIV apresentam 50% mais chances de desenvolver essas doenças do que os pacientes do grupo não infectado.

Outra pesquisa, conduzida por Philip Diaz, da Ohio State University (Estados Unidos), indicou que fumantes soropositivos podem ser até 7 vezes mais propensos a desenvolver enfisema do que fumantes não infectados. O estudo demonstra ainda sinais precoces da doença em 15% dos fumantes infectados e em 2% dos não-infectados.

Fonte: Governo de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas