Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeitura lança programa De Mão em Mão, que distribuirá livros gratuitamente
Dezembro 23, 2011

O prefeito de São Paulo apresentou nesta quarta-feira (21/12) o programa De Mão em Mão, parceria entre a Prefeitura e a Fundação Editora Unesp, que irá distribuir gratuitamente livros em terminais de ônibus da Capital. No evento de lançamento, realizado na Biblioteca Mário de Andrade, na região central, o prefeito afirmou que o objetivo da iniciativa é incentivar na população o hábito da leitura.

“A distribuição acontece em locais em que há uma grande circulação de pessoas. Com este programa, todos podem ter acesso ao livro, fazer sua leitura, distribuir para seus familiares, para seus amigos. Assim nós fazemos com que a população tenha acesso à cultura, despertando o hábito de ler”, disse o prefeito.

 

Nesta primeira fase experimental, 20 mil exemplares de Missa do Galo e outros Contos, de Machado de Assis, serão distribuídos nos terminais de ônibus Mercado, na região central, e Lapa, na zona oeste. Os quiosques do programa funcionarão a partir desta quinta-feira (22/12) , todos os dias da semana, das 10h às 20h. A distribuição acontecerá durante um mês, ou até terminar o estoque de livros. Cada pessoa poderá retirar um único exemplar.

 

Para iniciar o programa, foi preparada uma edição especial com os contos mais marcantes de Machado de Assis, o maior escritor brasileiro. “São livros feitos especialmente para o programa, para buscar novos leitores. Queremos lançar também um volume de poesia para ser declamada, um título infanto-juvenil e um sobre a história da cidade de São Paulo”, explicou o secretário municipal de Cultura.

 

Até o final do primeiro semestre de 2012, serão lançados mais cinco livros, de diversos gêneros e voltados a diferentes perfis e faixas etárias. A previsão do próximo lançamento é para março do próximo ano. Os títulos são selecionados por um conselho editorial composto por José de Souza Martins, sociólogo e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, Luciana Veit, escritora, Sérgio Vaz, poeta e fundador do sarau da Cooperifa, Heloísa Jahn, editora e tradutora, e Samuel Titan Jr., professor de Teoria Literária na Universidade de São Paulo.

 

O programa é inspirado na iniciativa Libros al viento, iniciada em 2004 em Bogotá, na Colômbia. A proposta destas ações é que os livros circulem de mão em mão, isto é, que as pessoas compartilhem os livros retirados com outros leitores, criando uma rede informal de divulgação. 

 

Após a leitura, as obras podem ser devolvidas nos próprios quiosques, a qualquer tempo, possibilitando o compartilhamento com outros leitores. Neste caso, funciona como um empréstimo, com a diferença de que não há controle formal de entrega e devolução. Cada exemplar, além do texto literário, conta também com uma lista de endereços de bibliotecas municipais, pontos de leitura, bosques de leitura e ônibus-biblioteca, divulgando os serviços municipais de cultura.

 

Libros al viento

 

Com o programa Libros al viento, a cidade de Bogotá recebeu da Unesco em 2007 o título de Capital Mundial do Livro. A iniciativa pioneira colombiana já distribuiu gratuitamente mais de quatro milhões de volumes, com 76 títulos diferentes. Todos os meses é publicada uma nova obra, com tiragem ente entre 25 mil e 100 mil exemplares. A distribuição ocorre em mais de 400 pontos, como praças, hospitais, clubes de leitores e colégios.

 

Quiosques do Programa De Mão em Mão

 

Terminal Mercado

Avenida do Estado, 3350, Centro

 

Terminal Lapa

Praça Miguel Dell’Erba, Zona Oeste

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>