Programa de Proteção ao Pedestre chega aos corredores de ônibus e estações de Metrô Julho 18, 2011
O Programa de Proteção aos Pedestres entra numa nova fase a partir da próxima semana com a contratação de 146 novos orientadores de travessia, a campanha - cuja meta é reduzir entre 40% e 50% os atropelamentos e mortes de pedestres até 2012 - chega aos corredores de ônibus e estações de Metrô.
Nesta segunda-feira (18/7), os corredores de ônibus 9 de Julho/Santo Amaro e Pirituba/Lapa/Centro (no trecho da Av. Francisco Matarazzo) recebem 50 orientadores de travessia, expandindo as ações educativas e de conscientização do programa. O trabalho será realizado nos dias úteis, das 6h às 12h.
Já nas estações do Metrô Saúde, Praça da Árvore, Paraíso, Vergueiro, São Joaquim, Tiradentes, Tietê, Vila Madalena, Santa Cecília e Marechal Deodoro, serão 96 orientadores de travessia de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Este novo contingente de orientadores - de um total de 1.040 que estão sendo contratados - se somam ao grupo que vem realizando o trabalho desde o dia 11 de maio na região Centro/Paulista, com resultados bastante significativos. Levantamento realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em cruzamentos da Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP) Centro/Paulista que registraram atropelamentos em 2010 aponta redução de 69% nesse tipo de acidente no período de 11/5/2011 a 11/6/2011 ante o mesmo período do ano passado. Nos 12 meses de 2010, foram registrados 101 atropelamentos em 35 cruzamentos dentro dessa área. Entre 11 de maio e 11 de junho de 2010, foram registrados 13 atropelamentos nesses cruzamentos. De 11 de maio a 11 de junho de 2011, ocorreram apenas 4 atropelamentos nesses locais. É importante ressaltar que o estudo da CET se restringiu aos 35 cruzamentos em que houve atropelamentos em 2010 e que não foi verificada a existência de atropelamentos nos demais cruzamentos da ZMPP.
Tempos dos semáforos
O Programa de Proteção ao Pedestre está baseado na idéia de criar uma cultura de respeito ao pedestre, utilizando uma ampla campanha educativa, reforçando a fiscalização e adotando algumas ações de engenharia. Entre as melhorias implantadas pela CET para garantir mais segurança na travessia dos pedestres está a substituição de semáforos eletromecânicos por eletrônicos, aumentando as oportunidades de travessia em até 20% para os pedestres. Até janeiro de 2012, a CET vai substituir os controladores antigos por mais modernos. Até o final de junho passado, 222 já haviam sido trocados.
Em alguns locais a troca do controlador já permitiu a redução foi de um ciclo de 80 segundos no pico para 60 segundos fora do pico, o que representa uma redução de 25%. Em outros, a redução foi de 100 segundos no pico para 80 segundos fora do pico.
Pelo fato dos controladores eletromecânicos oferecerem apenas um plano semafórico, as programações de tempos são dimensionadas para o caso crítico de demanda. Com isso, ocorre certa ociosidade nos períodos de menor demanda. Essa ociosidade significa maior tempo de espera para todos, incluindo os pedestres. Com a utilização dos semáforos eletrônicos, as programações ganham em flexibilidade, podendo receber temporizações variadas ao longo do dia, de modo a reduzir as esperas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|