|
Programa de Proteção ao Pedestre chega aos corredores de ônibus e estações de Metrô Julho 18, 2011
O Programa de Proteção aos Pedestres entra numa nova fase a partir da próxima semana com a contratação de 146 novos orientadores de travessia, a campanha - cuja meta é reduzir entre 40% e 50% os atropelamentos e mortes de pedestres até 2012 - chega aos corredores de ônibus e estações de Metrô.
Nesta segunda-feira (18/7), os corredores de ônibus 9 de Julho/Santo Amaro e Pirituba/Lapa/Centro (no trecho da Av. Francisco Matarazzo) recebem 50 orientadores de travessia, expandindo as ações educativas e de conscientização do programa. O trabalho será realizado nos dias úteis, das 6h às 12h.
Já nas estações do Metrô Saúde, Praça da Árvore, Paraíso, Vergueiro, São Joaquim, Tiradentes, Tietê, Vila Madalena, Santa Cecília e Marechal Deodoro, serão 96 orientadores de travessia de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Este novo contingente de orientadores - de um total de 1.040 que estão sendo contratados - se somam ao grupo que vem realizando o trabalho desde o dia 11 de maio na região Centro/Paulista, com resultados bastante significativos. Levantamento realizado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em cruzamentos da Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP) Centro/Paulista que registraram atropelamentos em 2010 aponta redução de 69% nesse tipo de acidente no período de 11/5/2011 a 11/6/2011 ante o mesmo período do ano passado. Nos 12 meses de 2010, foram registrados 101 atropelamentos em 35 cruzamentos dentro dessa área. Entre 11 de maio e 11 de junho de 2010, foram registrados 13 atropelamentos nesses cruzamentos. De 11 de maio a 11 de junho de 2011, ocorreram apenas 4 atropelamentos nesses locais. É importante ressaltar que o estudo da CET se restringiu aos 35 cruzamentos em que houve atropelamentos em 2010 e que não foi verificada a existência de atropelamentos nos demais cruzamentos da ZMPP.
Tempos dos semáforos
O Programa de Proteção ao Pedestre está baseado na idéia de criar uma cultura de respeito ao pedestre, utilizando uma ampla campanha educativa, reforçando a fiscalização e adotando algumas ações de engenharia. Entre as melhorias implantadas pela CET para garantir mais segurança na travessia dos pedestres está a substituição de semáforos eletromecânicos por eletrônicos, aumentando as oportunidades de travessia em até 20% para os pedestres. Até janeiro de 2012, a CET vai substituir os controladores antigos por mais modernos. Até o final de junho passado, 222 já haviam sido trocados.
Em alguns locais a troca do controlador já permitiu a redução foi de um ciclo de 80 segundos no pico para 60 segundos fora do pico, o que representa uma redução de 25%. Em outros, a redução foi de 100 segundos no pico para 80 segundos fora do pico.
Pelo fato dos controladores eletromecânicos oferecerem apenas um plano semafórico, as programações de tempos são dimensionadas para o caso crítico de demanda. Com isso, ocorre certa ociosidade nos períodos de menor demanda. Essa ociosidade significa maior tempo de espera para todos, incluindo os pedestres. Com a utilização dos semáforos eletrônicos, as programações ganham em flexibilidade, podendo receber temporizações variadas ao longo do dia, de modo a reduzir as esperas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março. Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro. Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita. Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças. A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas. As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
+ Mais notícias
|
|