|
Procon-SP orienta consumidor para evitar problemas nas viagens de final de ano e férias Dezembro 29, 2011
Até início da segunda quinzena de 2011, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, atendeu a 3.766 consumidores com queixas sobre pacotes turísticos comercializados por agências e operadoras de viagem. No ano passado a demanda registrada foi de 2.835 queixas. Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, alguns cuidados como pesquisa de preço e referência sobre as empresas são importantes para evitar transtornos. "O Código de Defesa do Consumidor exige, por exemplo, que no caso de cancelamento da viagem por parte da operadora os valores pagos sejam restituídos devidamente corrigidos, mas o ideal é obter a informação prévia para não enfrentar problemas em momentos que deveriam ser marcados por tranqüilidade e lazer". O informativo elaborado pelo Procon-SP, "Projeto Boa Viagem dá dicas importantes sobre a contratação dos serviços, incluindo os diversos tipos de transporte, hospedagem, aluguel de veículos e até sobre a compra de seguro. Para acessar o informativo clique aqui . Fiscalização Durante fiscalização realizada no aeroporto de Congonhas, dia 22, o Procon-SP autuou as empresas aéreas TAM e GOL por irregularidades. As empresas responderão a processos administrativos e têm 15 dias para apresentar defesa. As multas variam entre R$ 400 e R$ 6 milhões. As principais irregularidades foram falta de divulgação dos canais de atendimento ao consumidor das empresas e informações, inclusive na internet. Atendimento O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar um dos canais de atendimento do Procon-SP. Orientações - 151 (Só para a capital). Pessoalmente - de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento no local. Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro. Telefone: 0800-772-3633. Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633 Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633. Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Imigrantes e Feitiço da Vila, de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h. Veja os endereços aqui. Fax - (11) 3824-0717. Cartas - Caixa Postal 3050, CEP 01031-970, São Paulo-SP. Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal. Do Procon-SP
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita. O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.
Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita. Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.
Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids. Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões. A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño. Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vÃdeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
+ Mais notícias
|
|