Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Como escolher uma boa faculdade? Confira as dicas do Procon-SP
Junho 14, 2012

Com a chegada dos vestibulares de meio de ano, os estudantes, além de se preocuparem com as provas, devem prestar muita atenção a instituição na qual poderão ingressar, caso sejam aprovados nos vestibulares.

A Fundação Procon-SP disponibilizou algumas sugestões para que os vestibulandos não tenham nenhum tipo de prejuízo:

- Antes de se inscrever para o vestibular, verifique no site do e-Mec http://emec.mec.gov.br)se o curso é autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)

- Conheça o projeto pedagógico do curso oferecido e demais componentes curriculares, como duração, requisitos, critérios de avaliação, além das instalações: laboratórios, bibliotecas, infraestrutura de informática;

- Obtenha informações sobre os resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC;

- Cheque o valor corrente das mensalidades por cursos e/ ou habilitação e formas de reajuste vigente, bem como a existência de taxas de matrícula e outros encargos financeiros a serem assumidos por alunos;

- Analise a relação do corpo docente de cada curso, titulação e qualificação profissional e atividade de cada professor.

Autorização é o que permite a uma instituição de ensino superior implantar e oferecer um curso superior de graduação (bacharelado, licenciatura) superior de tecnologia (tecnólogo) ou sequencial. Universidades e centros universitários têm autonomia para criar ou fechar cursos sem autorização prévia do MEC. Mas, as faculdades que queiram criar um curso precisam obter essa autorização previamente.

Reconhecimento é a necessidade legal estabelecida para todos os cursos superiores existentes no país, porém sua validade é periódica, devendo ser renovada com base nos resultados das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Cursos regularmente criados ou autorizados podem abrir inscrições, realizar processo seletivo e receber alunos. Entretanto, essa situação é transitória, pois necessita de posterior reconhecimento do MEC, o qual assegura o registro do diploma obtido.

Fonte: Portal do Governo do Estado


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.

+ Mais notícias

Mais Ofertas