|
Governo do Estado abre novo processo seletivo da SP Escola de Teatro Junho 14, 2011
O Governo de São Paulo abre novo processo seletivo para a SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, para preenchimento de vagas nos cursos de Direção, Dramaturgia, Técnicas de Palco e Iluminação. O edital já está disponível no site da SP Escola de Teatro (www.spescoladeteatro.org.br). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente na secretaria da Escola, entre 27 de junho e 8 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h30.
No total, são oferecidas 18 vagas. Para o período matutino, há quatro vagas para o curso de Direção, um para Dramaturgia, cinco para Técnicas de Palco e uma para Iluminação. E para o período vespertino, há quatro vagas para o curso de Dramaturgia e três para Iluminação.
O processo seletivo, que se inicia no dia 16 de julho, é composto por duas fases: a 1ª fase, eliminatória, é composta por redação e provas objetivas; e a 2ª fase, eliminatória e classificatória, é formada por provas específicas. Os aprovados realizam a matrícula de 6 a 8 de agosto na secretaria da Escola. As aulas iniciam em 9 de agosto.
O horário das aulas do período matutino será das 9h às 13h, de terça a sexta-feira; já do período vespertino, das 14h30 às 18h30, também de terça a sexta-feira. Aos sábados, o curso será realizado das 9h às 18h, com pausa de 1h30.
Os cursos de Direção, Dramaturgia, Técnicas de Palco e Iluminação são gratuitos e têm duração de dois anos. Para participar do processo seletivo da SP Escola de Teatro, o candidato deve ter no mínimo 18 anos até a data de início do curso, além do Ensino Médio completo.
Os cursos
Direção: o curso pretende formar novos encenadores com visão crítica e ampla sobre a sociedade e o fazer teatral, unindo as atividades práticas à formação teórica. Outro fator importante é a sintonia de seus aprendizes com a prática dos demais cursos da Escola, bem como a abordagem de possibilidades de linguagens e suportes diversos, como intervenções urbanas, formas animadas, palco italiano e teatro de rua.
Dramaturgia: uma das principais propostas do curso é desenvolver outros modos de produção textual, como a criação coletiva e os processos colaborativos. As aulas equilibram teoria, técnica e prática, incluindo conteúdos que compõem a base de criação para outras mídias, como o rádio, a televisão e a internet.
Técnicas de Palco: o curso tem o objetivo de capacitar profissionais que queiram trabalhar como cenotécnicos, aderecistas, maquinistas e diretores de cena. As aulas proporcionam ao aprendiz uma ampla visão dos elementos que compõem um espetáculo, não se restringindo somente à parte instrumental de sua área.
Iluminação: o curso pretende formar criadores autônomos, investigativos, críticos e que entendam o significado do trabalho em equipe. Um dos pilares é unir a tecnologia e o artesanal, ressaltando a criatividade do aprendiz e dialogando com áreas importantes, como artes visuais, cinema e música. Ênfase no experimento para educar o olhar do artista da luz.
Serviço: SP Escola de Teatro Local: Av. Rangel Pestana, 2401 - Brás Tel.: 2292-7988 / 2292-8143 Site: www.spescoladeteatro.org.br
Da Secretaria da Cultura
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos. As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês. O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto. Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural. Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro. De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
+ Mais notícias
|
|