Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Secretaria Municipal da Saúde ajuda a prevenir os problemas de saúde mais comuns no verão
Janeiro 05, 2012

Com a chegada das férias de verão, a população fica mais exposta a algumas doenças típicas desta época do ano. O aumento dos termômetros vem sempre acompanhado de mudanças no meio ambiente e na fisiologia do corpo humano, que podem resultar em males à saúde, como desidratação, intoxicação e insolação, entre outros. Para evitar esses desconfortos, a clínica geral Márcia Gomes Massironi, coordenadora da Área Técnica da Saúde do Adulto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recomenda alguns cuidados:

Desidratação

A perda diária de líquido é de 2,5 litros, por meio do suor, urina e fezes. No verão, perde-se mais, seja pelo aumento de atividade física ao ar livre ou pelo risco de consumir alimento deteriorado, resultando em diarreia.

Sintomas: boca seca e menor frequência de urina. Quem sofre mais os efeitos são as crianças e os idosos. É possível encontrar na rede pública municipal o soro da terapia de reidratação oral, que deve ser adicionado à água para tratamento domiciliar da perda líquida. Somente casos mais graves são internados.

Como prevenir: É importante hidratar-se bastante com água, chás e sucos. Procure sombra, lugares mais arejados, use roupa fresca, principalmente em crianças, e evite muito movimento nas horas mais quentes.

Intoxicação alimentar

Ao comer alimentos mal cozidos ou acompanhados de molhos como maionese e outros perecíveis, você pode engolir junto uma série de bactérias que produzem toxinas e causam intoxicação gástrica.

Sintomas: Mal-estar, diarreia, enjoo e vômitos. O quadro pode evoluir para uma desidratação aguda, que exige internação. Uma dieta leve costuma resolver o problema.

Como prevenir: Prefira alimentos frescos, verduras, frutas, legumes e verifique a higiene do restaurante ou da lanchonete e a validade dos alimentos, especialmente perecíveis.

Insolação

Apesar dos alertas frequentes, a população ainda prefere o horário em que o sol causa mais danos à pele, entre 10h00 e 16h00.

Sintomas: Falta de ar, dor de cabeça, mal-estar, febre e possível desidratação, ardor e queimaduras de pele.

Como prevenir: Evite o horário de pico da radiação solar, use protetor adequado ao tipo de pele mesmo que esteja à sombra em locais abertos como praia e piscina e não esqueça de se hidratar.

Micoses

Na estação mais quente do ano, o simples fato das pessoas transpirarem mais aumenta o risco de micoses, lesões de pele causadas pela proliferação de fungos especialmente nas dobras - virilha, axilas, pés.

Sintomas: Coceira, vermelhidão, formação eventual de bolhas e alterações de pele. O risco maior é a lesão facilitar a contaminação por bactéria.

Como prevenir: Fuja daqueles pontos de água parada que muitas pessoas frequentam, livre-se logo da roupa molhada e não use tênis por muito tempo.

Ouvido

Problemas nessa região são muito comuns em crianças que vão muito à piscina ou praia.

Sintomas: Inchaço, dor, vermelhidão e, eventualmente, alguma secreção. Se esses sintomas aparecerem, é preciso passar por uma avaliação médica para evitar agravamento do quadro inflamatório ou infeccioso.

Como prevenir: Evite ficar com os ouvidos muito tempo expostos à água.

Olhos/conjuntivite

Cloro da piscina e sujeiras na água e areia da praia são inimigos potenciais dos olhos. A conjuntivite, inflamação da conjuntiva (membrana que envolve grande parte do globo ocular), é causada por vírus ou bactéria.

Sintomas: inchaço, vermelhidão, secreção e sensação de areia nos olhos. É preciso consultar um médico, que prescreverá o tratamento adequado.

Como prevenir: O ideal é sempre lavar os olhos com água boricada e manter as mãos limpas.

Dicas gerais

· Beber líquido com bastante regularidade;

· Dar preferência a roupas leves;

· Evitar exposição excessiva ao sol;

· Preferir locais arejados e com sombra;

· Evitar fazer exercício com sol do meio-dia;

· Evitar permanecer por muito tempo com roupa úmida;

· Se for comer fora, observar as condições de higiene;

· Lavar sempre as mãos;

· Separar coisas de uso pessoal;

· Procurar o médico ao menor sintoma.

Cuidados extras com crianças

Imunidade mais baixa, organismo em contínuo processo de adaptação, muita exposição à água e ao sol nesta época do ano, as crianças merecem atenção especial para que não sofram os males facilitados pela estação.

A pediatra Atenê Maria de Marco Mauro, da Coordenação da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal da Saúde, lembra que criança com até um ano desidrata com mais facilidade, porque a quantidade de água no organismo é maior. "É preciso sempre estimular a hidratação da criança e observar a cor de sua urina. Se estiver escura ela precisa de mais líquido", alerta a pediatra.

Em caso de diarreia, é preciso hidratar rapidamente em todas as faixas etárias.

Cuidados necessários em relação à exposição solar

- É obrigatório evitar exposição ao sol entre 10h00 e 16h00 (mormaço também queima);

- Usar bloqueador solar, a partir de seis meses de idade;

- Usar chapéu ou boné;

Cuidados em relação ao calor

- Usar roupas leves, claras e dar preferência às feitas de algodão;

- Ingerir líquidos com frequência;

- Comer alimentos leves (frutas, verduras e legumes);

- Evitar alimentos condimentados, embutidos e gordurosos;

- Verificar a refrigeração e data de validade dos alimentos;

- Atentar para os sinais/sintomas de desidratação e, se presentes, procurar atendimento médico: boca seca, olhos fundos, alteração da diurese (ausência de urina ou urinar pouco, com coloração mais acentuada), fontanela (moleira) funda (em crianças até um ano e seis meses de idade), irritabilidade ou letargia (criança molinha);

- Frequentar ambientes arejados e com boa ventilação, evitando aglomerações;

- Identificar as crianças com nome e telefone de contato, por meio de crachá ou pulseira, em passeios a locais públicos.

Cuidados gerais

- Lavar as latinhas de refrigerante ou garrafas com água e sabão antes do consumo;

- Não consumir bebidas com "gelo", por desconhecer a procedência da água.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Fonte: Janeiro 05, 2012:


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/prevenirprincipaisproblemasverao05jan2012.php on line 98

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/prevenirprincipaisproblemasverao05jan2012.php on line 98

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/prevenirprincipaisproblemasverao05jan2012.php on line 98
Mais Ofertas

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/prevenirprincipaisproblemasverao05jan2012.php on line 105

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/prevenirprincipaisproblemasverao05jan2012.php on line 105

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/prevenirprincipaisproblemasverao05jan2012.php on line 105