Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Prefeito apresenta novos caminhões-bomba e motolink para prevenção de enchentes e monitoramento da cidade
Novembro 01, 2011

O prefeito de São Paulo apresentou na manhã desta segunda-feira (31), no Parque do Trote, Vila Maria, Zona Norte, os equipamentos de três projetos que irão prevenir e dar mais agilidade à solução de problemas com enchentes na cidade. A partir de agora, São Paulo terá o sistema de monitoramento com motolinks, caminhões-bomba com potência elevada e bombas de água móveis.

 

“Estes equipamentos simbolizam mais um avanço que apresentamos para a cidade na área de zeladoria. A cada ano aumentamos os esforços para apresentar novos equipamentos, tecnologias e a melhor capacitação dos servidores. As ações têm dado resultado e, ano a ano, as regiões da cidade estão sendo livradas do problema das enchentes. Com trabalho, ação e tecnologia nós vamos preparar São Paulo para enfrentar as chuvas do período do verão”, disse o prefeito.

 

O sistema de monitoramento com motolinks é a mais nova ferramenta da Prefeitura para atuar na prevenção de enchentes na cidade. Interligadas a Central de Zeladoria, três motos circularão por toda a cidade equipadas com câmeras de transmissão online. A partir das imagens, as equipes das subprefeituras serão acionadas imediatamente para a desobstrução de vias e orientação da população. Isso garante agilidade e qualidade nas ações preventivas.

 

Os novos caminhões-bomba com tecnologia italiana também são novidade. Os chamados Caminhões Recicladores têm sistema hidrojato-sugador, câmeras que permitem avaliar a obstrução e uma técnica que reutiliza a água presente na própria galeria para desentupir o local. Após terminar o serviço, o caminhão ainda recicla a água e pode utilizá-la novamente em jato de limpeza. Um caminhão comum usa cerca de 90m³ de água. Este de tecnologia italiana gasta apenas 5m³.

 

“Este caminhão está sendo testado há seis meses e notamos as seguintes vantagens: capacidade para limpar de uma só vez até 160 metros lineares de canais, maior autonomia e o uso ambientalmente correto da água. Não tínhamos nenhum equipamento com essa tecnologia. Os caminhões antigos, por exemplo, sempre precisam ser acompanhados por um caminhão pipa”, explicou o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras.

 

Outro fator vantajoso desse caminhão é a redução de gasto do dinheiro público com o reaproveitamento do líquido aspirado na limpeza de bueiros e bocas de lobo. A estimativa é que cada caminhão represente uma economia mensal de 62%, em relação ao caminhão atualmente utilizado. Até dezembro, a cidade terá seis desses caminhões.

 

Já as bombas móveis têm tecnologia holandesa e serão utilizadas em casos de gerenciamento de enchentes, ou seja, em alagamentos de ruas, avenidas e túneis. O uso pode ser automático ou manual o que garante o funcionamento mesmo em caso de falta de energia elétrica. A capacidade para sucção é de 400 m³ de água por hora.

 

Central de Zeladoria

 

A Central de Zeladoria foi inaugurada em 2010 pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras com o objetivo de monitorar a cidade 24 horas por dia. Nela é realizado todo o serviço de acompanhamento em tempo real dos 19 piscinões de São Paulo. As situações de anomalia no sistema de bombeamento por falta de energia, por exemplo, são detectadas imediatamente e a AES Eletropaulo é acionada para reparo.

 

O acompanhamento dos piscinões é feito por intermédio de dezenas de computadores e de monitores de vídeo instalados em um andar de um edifício situado na Rua Líbero Badaró, na região Central.

 

Prefeito participa da formatura de soldados da Polícia Militar

 

Também nesta manhã, o prefeito municipal de São Paulo prestigiou a formatura de novos soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em solenidade realizada no Vale do Anhangabaú, centro da capital paulista. O prefeito entregou, ao lado do governador do estado, Geraldo Alckmin, honrarias ao soldado da 2ª classe Fredson Moura Santos, que obteve a maior média da turma de formandos (9,818), e ao soldado do efetivo da Escola de Educação Física da PM, Leandro de Oliveira, que ganhou a medalha de ouro na prova de atletismo de 1500 metros nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México.

 

O nome da turma, “Doutor Luiz Roberto Barradas Barata”, foi escolhido para homenagear o ex-secretário estadual de Saúde, que faleceu no ano passado. Os formandos concluíram o Curso Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, que teve duração de um ano. A formatura foi a segunda maior da história da Polícia Militar, com 2.127 novos soldados que vão atuar no policiamento ostensivo, rodoviário, ambiental e no Corpo de Bombeiros.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>