|
Estado leva prevenção do câncer a 1,5 milhão de alunos Novembro 25, 2011
As secretarias da Saúde e da Educação, em parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), lançam nesta quinta-feira, 24, um programa inédito de prevenção do câncer nas escolas da rede estadual. Batizado de "Educar é prevenir", o projeto pretende levar a 1,5 milhão de alunos a importância do cuidado com a saúde para evitar diversos tipos de câncer. O alerta também marcará o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro.
"Esse projeto, além de grandioso, é fundamental para alertamos nossos alunos sobre o câncer, mostrando que é possível sim evitar a doença, com conscientização sobre hábitos saudáveis como não fumar, manter alimentação balanceada e realizar exames preventivos indicados em cada faixa etária", afirma Giovanni Guido Cerri, secretário da Saúde.
"Com esta ação, os alunos passam a ser multiplicadores da informação, além de crescerem conscientes de que é possível prevenir males futuros", completa o secretário da Educação, Herman Voorwald.
O Icesp irá deslocar, simultaneamente, 80 médicos em 80 escolas estaduais da capital, promovendo uma série de palestras para os alunos do Ensino Médio. Com esta ação, cerca de 24 mil estudantes receberão, em um único dia, orientações sobre a doença, importância da prevenção, além de uma cartilha informativa e um vídeo gravado com os próprios médicos do Instituto. Esse material também será disponibilizado em toda a rede estadual de ensino.
Além dos alunos, a população também terá acesso ao projeto. O governo do Estado disponibilizará no portal da Secretaria da Educação, da Saúde e do Icesp todo o material de prevenção apresentado aos alunos. No início do próximo ano, o programa "Educar é Prevenir", atingirá todos os diretores das escolas do Estado. O Icesp irá promover uma série de videoconferências com esses profissionais, fornecendo treinamento sobre a prevenção do câncer. O objetivo é que esse conteúdo seja inserido pelos próprios professores durante as aulas. Com isso, a informação será cada vez mais disseminada entre os jovens, alertando sobre a importância da prevenção durante a adolescência.
Prevenção
A prevenção é a principal arma contra o câncer. Hábitos como o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, alimentação inadequada e prática de sexo sem proteção, entre outros, são fatores que estão diretamente ligados ao desenvolvimento de diversos tipos de tumores. Evitar esses hábitos e manter uma vida saudável pode ajudar a prevenir a doença.
"É fundamental que a prevenção comece bem cedo, sendo não só uma preocupação com o presente, mas, principalmente, com o futuro. O câncer pode ser evitado em muitos casos e manter hábitos saudáveis é o primeiro passo para combatermos a doença", alerta Paulo Hoff, diretor geral do Icesp.
Da Secretaria da Educação
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Outras notícias
Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita. O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.
Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita. Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.
Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids. Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões. A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño. Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vÃdeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
+ Mais notícias
|
|