Secretaria da Saúde realiza campanha de prevenção à hipertensão Abril 27, 2011
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza até o dia 29 de abril, a campanha Eu sou 12 por 8, em adesão à iniciativa do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Durante a semana, as unidades de saúde do município farão a aferição arterial da população e passarão orientações sobre prevenção e cuidados.
De acordo com os dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), do Ministério da Saúde, 1/4 da população adulta do município pode ser hipertensa. A hipertensão pode causar insuficiência renal e vascular, doenças isquêmicas do coração (infarto), entre outros males.
Na ação executada pela Pasta, estão envolvidos três mil profissionais diretamente ligados ao trabalho, em 593 equipamentos, distribuídos em: 436 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 116 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), 15 AMAs Especialidades e 26 Ambulatórios de Especialidades da cidade de São Paulo.
Qualquer pessoa pode procurar as unidades de saúde para realizar a aferição arterial e descobrir como anda sua pressão, mas o foco da campanha é incentivar o controle e orientar pessoas acima de 26 anos. Não é necessário agendar atendimento nas unidades.
Se, após a aferição de pressão for constatado algum problema, o cidadão receberá a assistência necessária. A rede dispõe de exames laboratoriais, radiológicos, consultas de especialidades, além das medicações necessárias.
Ações permanentes de controle
Para garantir a evolução constante dos índices de saúde relacionados à hipertensão, a SMS oferece uma série de programas voltados aos hipertensos. O programa “Remédio em Casa”, por exemplo, está presente nas 436 UBS da cidade. Atualmente, são 200 mil pacientes hipertensos e diabéticos cadastrados e que, ao manterem suas doenças sob controle e suas consultas médicas em dia, passam a receber suas medicações em casa, via correio.
Além disso, a Pasta disponibiliza gratuitamente, em suas 530 farmácias, 11 itens de medicamentos para hipertensão, o que equivale ao fornecimento de 53 milhões de comprimidos/mês.
Com ênfase em promover a saúde, a SMS oferece à população serviços da Medicina Tradicional Chinesa, práticas de atividades corporais e físicas, tais como Tai Chi Chuan, Lian Gong e caminhada, realizando mensalmente mais de mil grupos destas práticas na rede da Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade. Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas. Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital. O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil. Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho. Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
+ Mais notícias
|
|