Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Secretaria da Saúde realiza campanha de prevenção à hipertensão
Abril 27, 2011

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza até o dia 29 de abril, a campanha Eu sou 12 por 8, em adesão à iniciativa do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Durante a semana, as unidades de saúde do município farão a aferição arterial da população e passarão orientações sobre prevenção e cuidados.

De acordo com os dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), do Ministério da Saúde, 1/4 da população adulta do município pode ser hipertensa. A hipertensão pode causar insuficiência renal e vascular, doenças isquêmicas do coração (infarto), entre outros males.  

Na ação executada pela Pasta, estão envolvidos três mil profissionais diretamente ligados ao trabalho, em 593 equipamentos, distribuídos em: 436 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 116 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), 15 AMAs Especialidades e 26 Ambulatórios de Especialidades da cidade de São Paulo.

Qualquer pessoa pode procurar as unidades de saúde para realizar a aferição arterial e descobrir como anda sua pressão, mas o foco da campanha é incentivar o controle e orientar pessoas acima de 26 anos. Não é necessário agendar atendimento nas unidades.

Se, após a aferição de pressão for constatado algum problema, o cidadão  receberá a assistência necessária. A rede dispõe de exames laboratoriais, radiológicos, consultas de especialidades, além das medicações necessárias.

Ações permanentes de controle

Para garantir a evolução constante dos índices de saúde relacionados à hipertensão, a SMS oferece uma série de programas voltados aos hipertensos. O programa “Remédio em Casa”, por exemplo, está presente nas 436 UBS da cidade. Atualmente, são 200 mil pacientes hipertensos e diabéticos cadastrados e que, ao manterem suas doenças sob controle e suas consultas médicas em dia, passam a receber suas medicações em casa, via correio.

Além disso, a Pasta disponibiliza gratuitamente, em suas 530 farmácias, 11 itens de medicamentos para hipertensão, o que equivale ao fornecimento de 53 milhões de comprimidos/mês.

Com ênfase em promover a saúde, a SMS oferece à população serviços da Medicina Tradicional Chinesa, práticas de atividades corporais e físicas, tais como Tai Chi Chuan, Lian Gong e caminhada, realizando mensalmente mais de mil grupos destas práticas na rede da Saúde.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas
?>