Secretaria da Saúde realiza campanha de prevenção à hipertensão Abril 27, 2011
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza até o dia 29 de abril, a campanha Eu sou 12 por 8, em adesão à iniciativa do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Durante a semana, as unidades de saúde do município farão a aferição arterial da população e passarão orientações sobre prevenção e cuidados.
De acordo com os dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção Para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), do Ministério da Saúde, 1/4 da população adulta do município pode ser hipertensa. A hipertensão pode causar insuficiência renal e vascular, doenças isquêmicas do coração (infarto), entre outros males.
Na ação executada pela Pasta, estão envolvidos três mil profissionais diretamente ligados ao trabalho, em 593 equipamentos, distribuídos em: 436 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 116 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), 15 AMAs Especialidades e 26 Ambulatórios de Especialidades da cidade de São Paulo.
Qualquer pessoa pode procurar as unidades de saúde para realizar a aferição arterial e descobrir como anda sua pressão, mas o foco da campanha é incentivar o controle e orientar pessoas acima de 26 anos. Não é necessário agendar atendimento nas unidades.
Se, após a aferição de pressão for constatado algum problema, o cidadão receberá a assistência necessária. A rede dispõe de exames laboratoriais, radiológicos, consultas de especialidades, além das medicações necessárias.
Ações permanentes de controle
Para garantir a evolução constante dos índices de saúde relacionados à hipertensão, a SMS oferece uma série de programas voltados aos hipertensos. O programa “Remédio em Casa”, por exemplo, está presente nas 436 UBS da cidade. Atualmente, são 200 mil pacientes hipertensos e diabéticos cadastrados e que, ao manterem suas doenças sob controle e suas consultas médicas em dia, passam a receber suas medicações em casa, via correio.
Além disso, a Pasta disponibiliza gratuitamente, em suas 530 farmácias, 11 itens de medicamentos para hipertensão, o que equivale ao fornecimento de 53 milhões de comprimidos/mês.
Com ênfase em promover a saúde, a SMS oferece à população serviços da Medicina Tradicional Chinesa, práticas de atividades corporais e físicas, tais como Tai Chi Chuan, Lian Gong e caminhada, realizando mensalmente mais de mil grupos destas práticas na rede da Saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Paulo
Outras notícias
Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi. Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno. Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo. A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição. Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo. As atividades vão até o dia 28 de setembro.
+ Mais notícias
|
|