Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Aliança Francesa abre inscrições para a quinta edição do Prix Photo Web 2014
Setembro 09, 2014

As inscrições para participar do concurso fotográfico Prix Photo Web 2014 estão abertas e vão até 2 de novembro. A entrada é gratuita e deve obedecer ao tema “Dia de festa na França ou no Brasil”. Os fotógrafos devem apresentar 10 fotografias relacionadas ao tema. O primeiro lugar leva um prêmio de R$10 mil (dez mil reais) e o segundo colocado, R$5 mil (cinco mil reais), brutos. Um terceiro trabalho será eleito pelo voto popular e premiado com uma passagem aérea de ida e volta para Paris. Os dois vencedores do prêmio do júri oficial poderão participar também de exposições itinerantes pelas Alianças Francesas no Brasil e no exterior. O concurso busca privilegiar o olhar sobre a essência desses dois países para além dos cartões postais. “Dia de festa” faz referencia a todos os tipos de festa: familiar, popular, institucional etc.

O Prix Photo Web é um concurso cultural promovido pela Aliança Francesa do Brasil, com patrocínio da EDF Norte Fluminense, Total E&P do Brasil Ltda e Air France. Cada fotógrafo inscreve uma série de dez fotografias coloridas ou preto e branco, manipuladas ou não, e obtidas por meio de equipamento analógico (câmera de qualquer formato, pinhole ou outra técnica) ou digital sobre o tema relacionado. Os interessados devem ter no mínimo 18 anos e serem de nacionalidade brasileira ou francesa – mas devem morar ou trabalhar no Brasil. O júri oficial será formado por cinco membros de reconhecimento nacional e internacional na área fotográfica, entre críticos, curadores, artistas, acadêmicos e o Diretor Geral da Aliança Francesa no Brasil. Já a votação relativa ao prêmio júri popular será exclusivamente eletrônica, realizada através do site www.prixphotoaliancafrancesa.com.br, entre 12 e 19 de novembro. O regulamento completo e a ficha de inscrição se encontram no mesmo endereço eletrônico.

O júri oficial será composto por 5 personalidades, como : Eugênio Sávio (atual presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil e fotógrafo publicado em diversas editoras, fez coberturas internacionais importantes como 4 Copas do Mundo e as Olimpíadas da China), Walter Firmo (vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo com a reportagem “100 dias na Amazônia de Ninguém” e de 9 prêmios Nikon) e Jean Paul Léfèvre (serviu em vários países atuando em serviços culturais das Embaixadas e Consulados franceses, tendo organizado vários eventos, inclusive no campo da fotografia, e acompanhou atentamente a criação do festival Foto Rio, junto com Milton Guran e Jean-Luc Monterosso, diretor da Maison Européenne de la Photo (MEP) em Paris).

Sobre a Aliança Francesa

Com quase 130 anos de experiência internacional, a Aliança Francesa é a única instituição no Brasil reconhecida pela Embaixada da França a realizar os exames para obtenção dos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. É também centro de aplicação dos testes para a obtenção dos diplomas e certificados internacionais: TCF, TEF, CAPES/CNPq. A Aliança francesa no Brasil desenvolve parcerias com várias empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.

Serviço:
Prix Photo Web 2014
Inscrições: de 19 de agosto a 2 de novembro
Valor da inscrição: Gratuita
Votação popular: de 12 a 19 de novembro
Cerimônia de entrega dos prêmios: 26 de novembro