Warning: fopen(logFiles/sampaonlineDB.log): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 8

Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/sponline/public_html/sampaonlineDB.php on line 19
Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato


Warning: fopen(logFiles/logLeituras202404.dat): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/menuBotoes.php on line 82

Trianon faz Natal ecológico na casa sustentável do Papai Noel
Dezembro 16, 2009

Diante da preocupação mundial com a questão climática, este ano o Papai Noel paulistano decidiu dar o exemplo. Em plena avenida Paulista, dentro do Parque Trianon, o bom velhinho construiu uma casa ecologicamente correta, com tudo o que é possível para reduzir o consumo de energia e água e colaborar com a saúde do planeta. A inauguração da casa sustentável ocorreu no dia 10. É mais um presente do projeto Natal Iluminado à Cidade, que, além das mensagens de paz e fraternidade, também propaga a sustentabilidade e a preservação ambiental.

No caso do equipamento instalado no Trianon, o diferencial é que a morada do bom velhinho é toda sustentável. A idéia é de autoria de Eli Tosta, artista plástica criadora do Ateliê Brasil, que levou à Prefeitura um projeto que, sem abrir mão da magia e sofisticação, usa materiais recicláveis ou sustentáveis, que buscam reforçar entre os visitantes a idéia da importância da preservação do meio ambiente.

A Casa do Papai Noel, que integra o circuito Natal Iluminado 2009, é especial em todos seus aspectos. Foi toda construída com madeira certificada Forest Stewardship Council (FSC), produzida por meio de técnicas de baixo impacto para a floresta nativa, o que possibilita a preservação do meio ambiente.

O telhado é revestido com grama, o que permite conforto térmico ao ambiente. Os vidros são do tipo refletivo, que isolam o calor, mas deixam passar a luz.

A casa conta com energia elétrica, solar e fotovoltaica, além de um gerador de biodiesel. O projeto optou por iluminação com lâmpadas LED, que oferecem maior economia.

A casa tem sistema de captação e utilização da água da chuva, o que evita desperdício de água potável para itens como chuveiro, rega de plantas, descargas, etc.

A água terá tratamento com ozônio, um potente germicida natural. Assim, a água que passou pelo chuveiro pode servir depois para regar plantas do parque.

E ainda: na Casa do Papai Noel são usados equipamentos elétricos de alta eficiência energética e aparelhos domésticos com selo Procel classe A, conferido a produtos que apresentam maior eficiência e economia.

Os objetos decorativos foram produzidos por moradores de comunidades da região Amazônica, o que proporciona a inclusão social de dezenas de habitantes daquela localidade.

O projeto preocupa-se com a sustentabilidade não apenas em quesitos aparentes ao visitante. Muitos dos materiais empregados têm sua responsabilidade assegurada por meio de seu processo produtivo.

Dentro da casa, podem ser vistos objetos decorativos feitos de materiais naturais, vindos das comunidades com as quais Eli Tosta trabalha em todo o País – são guirlandas, anjos, adereços de época, peças para presépio (de palha, todo trabalhado), cortinas, almofadas. A madeira FSC é produzida por meio de técnicas de baixo impacto para a floresta nativa, o que possibilita a preservação do meio ambiente e inclusão da população local.

Além de receber visitantes para apreciar a construção e decoração, na casa sustentável do Papai Noel haverá eco-oficinas organizadas pela Arte e Vivências Ecológicas. As oficinas começam hoje mesmo (confira no quadro abaixo) e são gratuitas. O material é disponibilizado no local.

O projeto da Casa do Papai Noel foi patrocinado pelo próprio Ateliê Brasil em parceria com a REM Construtora e a Orsa Florestal. Contou também com o apoio das seguintes empresas: Atmosfera Brasil, BrasilOzônio e Ecoplano.


Serviço:

Funcionamento: 11/12/09 a 06/01/10
Horário de visitas: de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h; sábados e domingos, das 14h às 23h.
Local: avenida Paulista, na frente do Masp.


Oficinas

Terráreo 1 (dia 16 de dezembro)
Descrição da oficina: montagem de um miniplaneta Terra sustentável dentro de um pote. Durante a construção do planeta, a educadora explica como ocorrem os ciclos naturais e disponibiliza dicas para a ampliação do uso racional de recursos com motivação para a sustentabilidade. O participante leva consigo o miniplaneta que produziu.
Horários: 16h e 17h

Quadros da fauna brasileira (dia 19 de dezembro)
Descrição da oficina: confecção de quadros da fauna brasileira a partir do reaproveitamento/reciclagem de materiais, incentivando o consumo consciente e a prática da coleta seletiva.
Horários: 14h e 15h

Terráreo 2 (dia 20 de dezembro)
Descrição da oficina: montagem de um miniplaneta Terra sustentável dentro de um pote. Durante a construção do planeta, a educadora explica como ocorrem os ciclos naturais e dá dicas para a ampliação do uso racional de recursos com motivação para a sustentabilidade. O participante leva consigo o miniplaneta que produziu.
Horários: 14h às 16h

Obs. As atividades são gratuitas; o material é distribuído no local.

 

Fonte: Prefeitura de São Paulo


Compartilhe:
Facebook Twitter

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/preftrianon2009dez16casadopapainoel.php on line 144

Warning: include(../geraOfertas.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/preftrianon2009dez16casadopapainoel.php on line 144

Warning: include(): Failed opening '../geraOfertas.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/preftrianon2009dez16casadopapainoel.php on line 144
Mais Ofertas

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/preftrianon2009dez16casadopapainoel.php on line 151

Warning: include(../bottomMessage.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/sponline/public_html/noticias/preftrianon2009dez16casadopapainoel.php on line 151

Warning: include(): Failed opening '../bottomMessage.php' for inclusion (include_path='.:/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/share/pear') in /home/sponline/public_html/noticias/preftrianon2009dez16casadopapainoel.php on line 151