Comércio e Serviços | É grátis! | Shows | Teatro | Atividades Infantis | Dança | Música Clássica | Exposições | Cinema | Contato

Subprefeitura Santo Amaro restaura coreto da Praça Floriano Peixoto
Setembro 12, 2012

Um dos símbolos do eixo histórico de Santo Amaro, o coreto da Praça Floriano Peixoto passa por restauração desde o final do mês de junho. Localizado no centro da praça, o local é uma ótima opção para quem busca sossego na agitada região do Largo Treze de Maio.

Durante a reforma, o coreto receberá uma restauração completa. As peças originais, como telhas, pisos e forros serão mantidas e recuperadas. A pintura também será mantida na cor original. Além disso, serão instaladas tomadas elétricas para ligação de caixas de som e instrumentos musicais. A conclusão está prevista para meados do mês de outubro.

                                                               Foto: Tainã Luz

A praça Floriano Peixoto não é a única opção de lazer na região central de Santo Amaro. Entregue recentemente à população, a Praça Salim Farah Maluf também conta com um espaço diversificado com opções de descanso e prática de exercícios para idosos.
Histórico

A história Praça Floriano Peixoto existe desde o século XIX, quando Santo Amaro era um município. Em 1837 ela recebia o nome de Largo da Cadeia, já que a área compreendia a sede da Cadeia de Santo Amaro, além da Câmara Municipal. Nessa época, a praça servia de local para banho de sol dos presos, após o almoço.

Já no ano de 1986, a praça foi remodelada como jardim público do tenente coronel Carlos da Silva Araújo, o então presidente da Câmara Municipal, e passa ser chamada de Largo Municipal. O ajardinado da época é semelhante ao que a praça possui hoje.

No ano de 1895, o espaço recebe o nome de Praça Floriano Peixoto, numa homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, por sua atuação durante a Revolta da Armada e o restabelecimento da ordem pública no Rio Grande do Sul.

 


Compartilhe:
Facebook Twitter

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.

+ Mais notícias

Mais Ofertas